Blog

26/10/2016

Certidões Negativas – Ter um controle eficaz é fundamental para o negócio

Certidoes negativas Bernhoeft

As Certidões Negativas de Débitos (CNDs) são fundamentais para que as empresas possam participar de licitações, usufruir de serviços bancários, verificar se há tributos pendentes de pagamentos e contratação ou prestação de serviços.

Estudos comprovam que mais de 90% das empresas do país não possuem as Certidões Negativas (CNDs) atualizadas e durante os últimos anos deixaram de fazer negócios importantes devido à falta deste documento.

Sendo assim, as empresas que possuem CNDs atualizadas e organizadas tem obtido grande vantagem competitiva.

Certidões Negativas de Débitos

certidões negativas de débitos bernhoeft

As Certidões Negativas são cercadas por diversos atributos que devem ser administrados de forma eficaz. É necessário, portanto, conhecer desde o formulário adequado para o requerimento de uma certidão até seu prazo de vigência, para que medidas de renovação e evolução sejam tomadas em tempo hábil.

Existem, entretanto, diversos motivos que impedem a emissão de uma CND, tais como:

  • não pagamento de tributos

  • dados cadastrais incorretos

  • guias emitidas e/ou pagas incorretamente

  • existência de processos judiciais.

Mas a maior dificuldade está relacionada a inexistência de um ambiente virtual que unifique e controle a obtenção dessas mesmas.

Certidões negativas de débitos

Tendo isso em vista, é de fundamental importância que as empresas possuam um controle unificado de certidões que permita o acompanhamento desde a requisição, passando pela indicação do órgão ideal para emissão, chegando ao controle de validade, evolução, renovação e vínculo da certidão ao processo ou contrato de origem.

Dessa forma, com um controle eficaz das Certidões Negativas, a empresa conseguirá comprovar a regularidade fiscal perante a Receita Federal, evitando contratempos provocados pela falta dessa documentação.

Conheça nossa área de Legalizações e saiba todas as informações que precisa para ser mais assertivo num mercado cada vez mais competitivo.

Leia também em nosso blog sobre Consultoria TributáriaRegime especial de Regularização Cambial e Tributária – É vantajoso aderir?

Contabilidade, Controles Internos, Legalizações , ,
SWITCH THE LANGUAGE