Auditoria ESG

4 benefícios para Gestão de Terceiros quando o fornecedor possui um selo de sustentabilidade

Publicado em:

Sustentabilidade e a Gestão de Terceiros

gestão de terceirosOs chamados selos ou certificações de sustentabilidade demostram que determinada empresa segue princípios e diretrizes com foco na redução significativa dos impactos que gera ao meio ambiente e a sociedade. Também conhecidos como selos verdes ou eco-selos, esses certificados atualmente trazem para a organização um importante destaque, principalmente, considerando o novo perfil de consumidores cada mais exigentes e partes interessadas cada mais envolvidas na cadeia produtiva das organizações.

Dentro dos diversos cenários da cadeia produtiva de grandes e médias empresas, a gestão de terceiros é considerada um desafio no tocante a gestão de sustentabilidade do negócio. Como as partes interessadas estão cada vez mais comprometidas em atender as demandas que geram valor significativo, podemos citar como um dos grandes desafios atuais a capacidade de gerir e relatar ações sustentáveis envolvendo seus terceiros.

Fazer parcerias duradouras e sustentáveis é um dos principais objetivos das organizações, e quando o assunto é a terceirização alcançar esse objetivo se relaciona diretamente com aspectos ligados a criticidade e multiplicidade dos serviços envolvidos, como também com o potencial de causar impactos diversos que esses fornecedores possuem em suas operações. Ambas perspectivas apresentadas estão voltadas para a geração de valor do negócio como sua perenidade.

Contar com fornecedores que implementam e demonstram em seus negócios ações voltadas a sustentabilidade, por meio de selos ou certificações é um diferencial competitivo cada vez mais valorizado por consumidores, investidores e tomadores de decisões. Existem centenas de selos ou certificados de sustentabilidade espalhados pelo mundo, cabe a cada organização de acordo com suas atividades e estratégias determinar quais devem possuir, como também exigir de seus fornecedores. Aqui no Brasil alguns dos mais conhecidos são: ISO 14001, ISO 26000, ISO 50001,  Selo FSC, Ecolmeia, Green Dot, BREEAM, Carbon Trust Standard, Procel Edifica, Procel e tantos outros.

 

Os 4 principais benéficos evidentes que a organização obtém quando seus terceiros comprovam práticas sustentáveis:

  1. Aumento da confiabilidade da organização

Consumidores e clientes estão cada vez mais atentos aos processos produtivos e em como as empresas adquirem seus insumos e serviços; reportar que a organização possui uma gestão de práticas de sustentabilidade também na cadeia de fornecedores, amplia a confiabilidade da organização e abre espaço novos mercados, como exportação de produtos e investimentos financeiros.

 

  1. Fortalecimento da marca

Possuir uma gestão de fornecedores coerente, que considera valores e com foco em critérios sustentáveis, consolida o posicionamento como uma empresa que preza pela sustentabilidade e gera uma imagem corporativa ligada à preocupação e a responsabilidade das partes interessadas.

 

  1. Atendimento a requisitos legais e boas práticas

O cumprimento de exigências ligadas a gestão sustentável da cadeia de suprimentos, abrange disposições legais e boas práticas de mercado. Cumprimento de condicionantes de licenças ambientais e aderência às práticas ligadas as certificações internacionais, são alguns benefícios que resultam em ganhos significativos tanto para empresas como para fornecedores. Por isso, é sempre bom estar atento as mais variadas formas de capacitar os seus fornecedores.

 

  1. Melhoria do relacionamento com a comunidade local

A depender da operação da empresa e sua localização existem impactos significativos que precisam ser gerenciados com responsabilidade, transmitir que a organização possui ações de sustentabilidade voltadas a clientes e fornecedores aumenta a confiança e melhora o relacionamento com a comunidade local, pois em sua maioria as ações de ganho sustentável beneficiam também a região onde a organização se instala.

É importante também salientar que os selos e certificados de sustentabilidade estão estreitamente relacionados a gestão de práticas ESG nas organizações, em síntese, o ESG determina os parâmetros para avaliar se empresas estão seguindo ou não práticas sustentáveis focadas no meio ambiente, social e governança do negócio.

 

Sobre a Bernhoeft

Aqui a sua segurança é o nosso core business. Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.

Se entender que precisa de apoio nesse sentido, entre em contato conosco.

 

Autor: Rodrigo Kleber Oliveira do Nascimento