BLOG
Ação Civil Pública por problemas dos seus fornecedores?
As Ações Civis Públicas costumam ser bem estratégicas por dois motivos: normalmente são valores bem altos e podem prejudicar a imagem da empresa que está recebendo este processo.
O governo e associações privadas podem “entrar com um processo” contra qualquer um que tenha causado danos a bens públicos e de interesse público, como o meio-ambiente ou um prédio com valor histórico, e exigir que o dano seja reparado. Como normalmente os danos são altos, os valores também acompanham a proporção.
Mas como fazer para se defender dessas ACP? Vamos te explicar.
A sua empresa sofre ou já sofreu alguma ação civil pública ocasionada por problemas dos seus fornecedores?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa é uma realidade de várias empresas no Brasil.
Nós já encontramos problemas diversos, por exemplo: Fornecedores que não cumprem jornada de trabalho, fornecedores que não cumprem intervalo de almoço, fornecedores que não cumprem descanso semanal.
E tudo isso termina recaindo em cima também da contratante, o fornecedor tem que responder a relação civil pública, mas a contratante também precisa responder.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como o trabalho de Gestão de Terceiros pode ajudar?
Então, todo controle que é realizado junto aos fornecedores, eles vão gerar relatórios, monitoramentos e dados, tudo isso depois é utilizado na defesa das contratantes.
O principal ponto é realizar o trabalho preventivo para garantir que problemas deste nível não ocorram. Mas caso venham a acontecer, é importante atuar gerando defesas efetivas para apresentação ao processo.
Nós conseguimos com a comprovação dos relatórios garantir que os fornecedores foram fiscalizados e alguns juízes e promotores são convencidos que de fato a contratante fez a parte dela, monitorando seus fornecedores.
Então o trabalho de Gestão de Terceiros ajuda muito nesse sentido: garantir e comprovar que de fato os fornecedores foram fiscalizados.
O ideal é que esses problemas que são levantados na ação civil pública nem venham a ocorrer, pois, nosso trabalho é preventivo, mês a mês vamos controlar o risco dos fornecedores para garantir que aquele problema não venha a se concretizar.
Mas se ele vier a acontecer, teremos o máximo de informações para comprovar a segurança do nosso cliente, da contratante.
Então esse é mais um benefício do nosso projeto de Gestão de Terceiros.
São muitos os benefícios da Gestão de Terceiros e em nossos blogs e vídeos nós podemos te passar mais dessa experiência que conseguimos levar aos nossos clientes. Conta conosco!
Bruno Santos