Auditoria ESG

Auditoria ESG: 2 bons motivos para implementar já em sua empresa!

Publicado em:

Siga o raciocínio: se cada vez mais as diretrizes ESG são incorporadas à empresa, então é necessário acompanhar o seu desempenho ao longo do tempo e reportar as ações para o público e acionistas. O trabalho que melhor atende as expectativas de análise é a Auditoria ESG. É ela quem pode assegurar que as estratégias estão de acordo com o objetivo empresarial, se as responsabilidades estão em sintonia com os alinhamentos feitos, tudo isso com credibilidade e confiabilidade.  

Fundo roxo, peças em formato de hexágono com conceitos de esg.

 

Estamos vivendo um momento de mudança e conscientização a nível global. Nesse processo, os aspectos relacionados a ESG vivem o seu auge. A sigla, em português, Environment, Social and Governance, trata das diretrizes ambientais, sociais e de governança de uma empresa frente ao mundo/mercado. Sendo mais objetivo, a proposta da ESG é adotar um desenvolvimento sustentável sempre observando os seus impactos ambientais, sociais e de governança. É uma verdadeira mudança de perspectiva que visa não apenas o retorno financeiro, mas a geração de valor.  

Você pode se questionar: entendo a preocupação com as questões ESG, mas porque essa deve ser uma questão minha? É uma resposta simples. 

Você pode até não perceber, mas sua empresa, independente do segmento, tem impacto nas diretrizes ESG. Aliás, corrigindo, qualquer organização tem o seu papel no meio ambiente, no social e na governança. Isso é fácil de entender, observe bem:  

As práticas do meio ambiente visam a preocupação com a crise climática e a escassez de recursos naturais. Então, se sua empresa adota direcionamentos sustentáveis, é benéfico para o ambiente e para a imagem da empresa, pois reduz os riscos associados a regulamentações cada vez mais rígidas e à pressão dos consumidores por produtos e serviços ecologicamente responsáveis. Aqui o olhar precisar estar atento quanto à gestão de resíduos sólidos, gestão da água e outros aspectos associados.  

As práticas sociais estão ligadas ao compromisso da empresa com o bem-estar e o desenvolvimento dos seus funcionários e da comunidade em geral. Questões como diversidade e inclusão no local de trabalho, respeito aos direitos humanos ao longo da cadeia de suprimentos e investimento em iniciativas sociais que contribuam para o crescimento das comunidades em que operam, são importantes para desenvolver o seu capital humano, enquanto demonstra a valorização do maior ativo que a empresa possui, as pessoas. Esse investimento é capaz de fortalecer a reputação, atrair e reter talentos, aumentar a lealdade dos clientes e firmar-se como uma marca empregadora.   

Por fim, e tão importante quanto, a governança corporativa sólida garante a transparência, a responsabilidade e a integridade na tomada de decisões. Isso envolve a implementação de estruturas e práticas que promovam a prestação de contas dos gestores, a independência do conselho de administração e a equidade nas relações com os acionistas. Empresas com governança robusta geralmente têm melhor desempenho financeiro e são mais resilientes à crises. 

 

descritivo dos riscos ESG divididos por categoria: meio ambiente, governança e social.

 

 

Se sua empresa já entendeu a importância de estabelecer diretrizes ESG, então o próximo passo é implementar uma Auditoria ESG. Ao contrário do que possa parecer, uma auditoria não serve apenas para encontrar erros, ela é capaz de identificar pontos de melhoria e oportunidades de crescimento. Entenda uma Auditoria ESG como uma aliada para potencializar os objetivos da sua empresa e, assim, o trabalho fluirá melhor. Vamos aos pontos?  

  1. Melhoria do desempenho financeiro

É possível reduzir custos operacionais associados ao consumo excessivo de recursos naturais, por exemplo, adotar medidas de eficiência energética para reduzir o consumo de eletricidade, implementar processos de produção mais limpos e sustentáveis, e otimizar o uso de matérias-primas para reduzir custos de produção. Todos esses pontos são maneiras de potencializar os recursos financeiros da empresa através de uma auditoria ESG.  

Podemos incluir na conta da auditoria a identificação e mitigação de riscos com multas por não conformidade com regulamentações ambientais e litígios trabalhistas devido a práticas inadequadas de gestão de recursos humanos. Essas observações funcionam como preventivas, fazendo com que sua empresa se livre da possibilidade de dispêndios associados à processos judiciais, multas e danos à reputação.   

Além de todas essas possibilidades, destacamos que a auditoria ESG pode melhorar o acesso a capital e investidores, especialmente aqueles que priorizam empresas com sólidos princípios ESG. Isso pode resultar em taxas de juros mais baixas em empréstimos, acesso a investimentos de capital de longo prazo e uma base de acionistas mais estável e comprometida. 

  1. Fortalecimento da marca e reputação

Nesse ponto você vai compreender como uma auditoria é peça fundamental na construção de uma marca forte. Comunicar os resultados de maneira transparente, mostra ao público o seu compromisso com as diretrizes ESG. Para eles, a empresa está disposta a não só cumprir o que diz as regulamentações, como também se comprometer com a criação de um impacto positivo no mundo.   

É através da auditoria ESG que a sua empresa consegue identificar áreas de melhoria e implemente medidas concretas para abordar as questões importantes. Essa maneira proativa de resolver problemas e buscar melhorias constrói uma reputação de liderança e inovação no campo da sustentabilidade empresarial, e isso é muito importante.   

O fortalecimento da marca e reputação também ocorre à medida que a empresa se envolve em iniciativas e programas que tenham um impacto positivo na comunidade e no meio ambiente. Isso pode incluir desde programas de voluntariado corporativo até parcerias com organizações sem fins lucrativos ou investimentos em projetos de conservação ambiental. Essas ações não apenas geram impacto tangível, mas também aumentam a percepção pública da empresa como uma entidade socialmente responsável e engajada  

Trazendo um exemplo prático, aqui na Bernhoeft nós implementamos o projeto chamado Bern Cidadã. É uma iniciativa que nasceu da nossa vontade de impactar e fazer a diferença na vida das pessoas. É um projeto que, além de todo o propósito, tem o poder de encurtar distâncias e criar uma verdadeira comunidade em torno. Internamente, contagia a todos e movimenta pessoas de todos os times. Ela é um exemplo descomplicado e efetivo de fazer o bem.

 

❝Em um mundo frenético, onde o tempo é escasso, a BernCidadã nos lembra da importância de olhar para o próximo e agir para transformar realidades. Através de ações concretas e engajamento social, o projeto demonstra o poder do ESG para construir um futuro mais sustentável.

Todas as histórias marcaram minha jornada, mas existe uma que jamais esquecerei. É a do projeto Pazear, que tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. A iniciativa de uma única pessoa, Karina – Diretora do projeto Pazear –, com um olhar diferenciado e engajado, foi capaz de transformar a realidade da comunidade, abrindo caminho para a mudança e impactando a vida de diversas gerações.

A BernCidadã se destaca como um exemplo prático de como o ESG pode fazer a diferença na vida das pessoas. Através de histórias inspiradoras, o projeto nos convida a refletir sobre a importância da responsabilidade social e do impacto positivo que podemos gerar❞.

Maria Carolina Uriarte – Customer Marketing

Bernhoeft x Auditoria ESG  

Nosso trabalho é completo e visa a certificação dos objetivos, a conformidade com as leis e a autonomia dos processos. Podemos determinar o comprometimento dos seus fornecedores estratégicos com as questões ambientais, sociais e de governança, realizando avaliações de riscos e suporte para que possam progredir na jornada ESG.   

Nosso trabalho também inclui uma análise abrangente das variadas métricas associadas aos temas ESG. Isso engloba o impacto ambiental, práticas de neutralização e regeneração, combate à corrupção, contribuições para o desenvolvimento da comunidade, solução de problemas sociais, promoção da diversidade e reconhecimento dos colaboradores da empresa. Adaptamos essas métricas de acordo com as suas necessidades específicas e seu segmento.   

Por fim, com base nessas avaliações, auxiliamos a organização na disseminação dos seus propósitos, valores e requisitos relacionados às práticas ESG para seus fornecedores. Dessa maneira, contribuímos para promover uma cadeia de suprimentos mais sustentável e ética. 

frase: bernhoeft, trabalho em prol da melhor jornada ESG! detalhes em rosa e azul. imagem de mata verde em formato de lâmpada no canto direito da tela. bernhoeft, realizada o trabalho de auditoria ESG na gestão de terceiros, link na imagem para o formulário de proposta.