fbpx

Blog

03/12/2020

3 dicas para não ser surpreendido com as Ações Coletivas e Plúrimas Trabalhistas

As ações coletivas e plúrimas consomem muita energia das empresas, pois muitas das vezes mobilizam grande parte da equipe para atender essa demanda, já que se tratam de processos estratégicos e na maioria das vezes com valores expressivos, envolvendo uma grande quantidade de substituídos. ⁣

E para que o seu negócio não seja surpreendido com esse cenário, separamos 3 dicas práticas para aplicação. Confira:

Primeira dica: faça uma provisão assertiva

Aproveite a fase de conhecimento para liquidar as ações coletivas e plúrimas e ter uma provisão mais assertiva.

Acione seu parceiro de cálculos, pois nessa fase ele pode te ajudar a identificar pontos que poderão te auxiliar nas defesas. Exemplo: em um processo coletivo/plúrima de horas extras, o contador pode te ajudar a demonstrar como o valor está sendo pago e apontar matematicamente que os valores foram pagos corretamente, entre outras situações que poderão trazer maior êxito.

O valor provisionado corretamente traz para as empresas alguns benefícios, tais como:

  1. Liberdade nas negociações dos acordos judiciais;
  2. Evita problemas de caixa em casos de provisão subavaliada;
  3. Evita um provisionamento superavaliado, o qual deixa a empresa pouco atrativa para a entrada de novos acionistas;
  4. Entre outros.

Segunda dica: tenha acesso à documentação editável

Ter documentação editável, ou seja, informações em excel, txt, etc, facilita muito o trabalho do seu parceiro contador. Além de ter as informações mais assertivas, não fica na dependência de digitação manual (trabalho demorado e suscetível a erros pela repetição e grande volume de documentos).

Com o uso da tecnologia, os cálculos serão entregues com prazo reduzido e maior assertividade nas informações disponibilizadas nos documentos, deixando assim, a equipe focada em pontos mais estratégicos relacionados ao processo.

Terceira dica: faça acordo

Ações coletivas e plúrimas muitas vezes se arrastam por anos, porém com um provisionamento assertivo, um estudo detalhado sobre o histórico de condenações das empresas, analise das políticas internas, jurisprudências e etc, é possível avaliar os riscos daquele processo e traçar estratégias para acordos individuais (nas ações plúrimas) com os reclamantes e conseguir assim minimizar os impactos da ação coletiva ou plúrima no passivo trabalhista.

Os processos coletivos e plúrimas trabalhistas sempre serão casos estratégicos pois envolvem valores altos e grande quantidade de substituídos, porém com essas dicas o processo pode ficar menos exaustivo, cabendo ao jurídico focar em informações gerenciais e estratégias para um êxito maior nessas ações.

Não deixe de acompanhar o nosso blog, pois costumamos postar dicas interessantes para o seu negócio e se você entender que sua empresa precisa de apoio nesse sentido, clique aqui e veja como podemos auxiliá-lo(a).

Cálculos trabalhistas , , ,
SWITCH THE LANGUAGE