fbpx

Blog

23/09/2021

5 Benefícios da sustentabilidade para a gestão de fornecedores e terceiros

A sustentabilidade pode ser entendida como a forma de obter lucros e benefícios para a empresa ou negócio sem que as suas atividades acarretem impactos negativos a qualidade de vida das pessoas e ao meio ambiente. 

No contexto organizacional a gestão de fornecedores e terceiros é considerada um desafio quando o assunto é a implementação de ações voltadas a sustentabilidade do negócio, pois diversos aspectos como a criticidade envolvida na relação de terceirização e a multiplicidade de prestadores de serviços com diferentes seguimentos de atividades e exigências técnicas, precisam ser gerenciados e monitorados tendo como base questões ambientais, sociais e econômicas. 

Quando falamos da sustentabilidade com foco na terceirização, diversas ações podem ser tomadas e desenvolvidas, como: monitorar a emissão de gases de efeito estufa, gerenciar corretamente os resíduos sólidos, fomentar práticas relacionadas a ética, anticorrupção e mecanismos de denúncias, fiscalizar as condutas dos terceiros relacionadas à saúde e segurança do trabalho, promover uma cultura de diversidade e inclusão, entre outras. 

A organização que demonstra a busca pela sustentabilidade em seus negócios, contemplando e abrangendo também a gestão de fornecedores e terceiros, é capaz de gerar valor de mercado de forma significativa, obter mais lucros atendendo a um número maior de clientes, impactando positivamente toda a organização e consequentemente à sociedade. 

Listamos aqui alguns benéficos que a sustentabilidade quando praticada de forma assertiva na gestão de fornecedores e terceiros, traz para a empresa: 

Redução de custos operacionais 

Com a implantação de práticas sustentáveis a tendência é a diminuição de falhas que resultam em custos na prestação de serviço, entre algumas falhas que podem ser revertidas, podemos citar a gestão ineficaz de recursos naturais oriundos de diversas fontes, falta de conhecimento dos requisitos legais e insuficiência no controle de terceiros sobre práticas de corrupção. 

Credibilidade da empresa e novos mercados 

Clientes e consumidores estão cada vez mais atentos aos processos produtivos e a aquisição de insumos das empresas. Reportar que a empresa se dedica a uma gestão de práticas de sustentabilidade também na cadeia de fornecedores, amplia a credibilidade da organização e abre espaço para novos mercados. 

 

Promoção da qualidade de vida dos colaboradores 

Gerir aspectos sociais e econômicos é essencial quando diz respeito a sustentabilidade do negócio. No contexto da prestação de serviço, oferecer um ambiente seguro e saudável para todos os colaboradores, promovendo comportamento seguro com ética e equidade, geram benefícios que constroem uma imagem positiva da empresa, aumenta a produtividade e melhora a relação entre contratante e contratada. 

 

Consolidação da imagem da marca 

Possuir uma gestão de fornecedores coerente, que considera valores e com foco em critérios sustentáveis, consolida o posicionamento como uma empresa que preza pela sustentabilidade e gera uma imagem corporativa ligada à preocupação e responsabilidade das partes interessadas.  

 

Atendimento a requisitos legais e boas práticas de mercado 

O cumprimento de exigências ligadas a gestão sustentável da cadeia de suprimentos, abrange disposições legais e boas práticas de mercado. Atendimento a legislação trabalhista, cumprimento de condicionantes de licenças ambientais e aderência às práticas ligadas as certificações internacionais, são alguns benefícios que resultam em ganhos significativos tanto para empresas como para fornecedores 

Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços. 

Se entender que precisa de apoio nesse sentido, entre em contato conosco. 

 

Autor: Rodrigo Kleber Oliveira do Nascimento | GRT Bernhoeft
Gestão de Terceiros
SWITCH THE LANGUAGE