fbpx

Blog

24/08/2021

5 Benefícios do BPO Financeiro

A terceirização do contas a receber e a pagar é uma ferramenta que vem sendo bastante explorada pelas empresas com o objetivo de obter maior ganho de tempo e produtividade. Afinal, com a terceirização da área financeira da empresa, o negócio tem a possibilidade de se tornar mais ágil, estratégico e, é claro, ter uma gestão financeira bastante assertiva e alinhada com a contabilidade, visto a utilização de um único sistema de gestão.

Para demonstrar algumas das vantagens dessa prática, trazemos 5 dos principais benefícios do BPO Financeiro:

1 – Maior controle do fluxo de caixa

A dificuldade em acompanhar e controlar o fluxo de caixa é uma das principais dores de cabeça dos empreendedores, por conta da falta de tempo e disciplina, uma vez que toda movimentação precisa ser minuciosamente registrada, mesmo as operações de valores mais baixos. A terceirização do financeiro promove uma maior organização e conta com uma equipe de especialistas na área focados no seu negócio.

Como nem todo dinheiro que entra na empresa está disponível para o empresário, é importante ter em mente que existem despesas que serão pagas posteriormente e que é preciso contar com a previsão destes gastos para não comprometer o caixa da empresa, sendo os tributos do IR e da CSLL trimestrais um exemplo clássico dessa situação.

Por meio da conciliação diária é possível ter em tempo real a verdadeira situação financeira da empresa para que assim seja possível projetar valores, avaliando de perto a saúde de forma a evitar estouros no orçamento empresarial.

O real controle do contas a pagar, através do provisionamento de despesas ajuda no monitoramento das obrigações da empresa e permite ter a segurança para que o fluxo de caixa projetado e realizado sejam o mais fieis possível.

Essa gestão pode ser acompanhada por meio de relatórios como os de fluxo de caixa operacional e financeiro, investimentos, fluxo de caixa projetado e contas a pagar e contas a receber, tanto o realizado quanto o a realizar.

2 – Redução de custos e despesas

Ao optar por terceirizar a rotina financeira, a empresa tem a possibilidade de reduzir custos, pois isso ultrapassa a questão com salários e benefícios, mas também evitar passivos trabalhistas, além de impedir que o conhecimento das rotinas fique concentrado em apenas um ou poucos colaboradores. A grande redução se dá no tempo que o gestor deixa de dedicar a esta atividade meio e começa a aproveita-lo para a atividade fim da empresa.

Além da redução das despesas trabalhistas, com o BPO Financeiro também é possível enxugar outros custos fixos diretos e indiretos, além de dispensar a compra de equipamentos, uma vez que o custo do serviço acompanha a atividade e o desempenho da empresa.

3 – Ganho de tecnologia

É comum que na maioria das empresas implementar um sistema de controle financeiro é visto como um custo, pois para que investir nessas soluções se existe as ferramentas de planilha eletrônica? Bom, as empresas que trabalham no segmento de BPO Financeiro enxergam os sistemas financeiro como “receita”, pois é possível contar com o aumento de produtividade, otimização de processos e segurança da informação, que são os grandes destaques.

Basta pensar que na terceirização, como a empresa deve dar conta de diversos clientes, dos mais variados segmentos, é preciso mesmo contar com automatizações e integrações que são desenvolvidas. É possível contar, atualmente, com sistemas financeiros em que o processo de faturamento recorrente pode ser feito de forma 100% automatizada, com a geração de notas fiscais, boletos e envio para o cliente com apenas uma configuração prévia definindo a quantidade de períodos em que essa rotina se repetirá, inclusive, o próprio software enviar e-mails de agradecimento quando o cliente realiza o pagamento ou de cobrança quando não o recebimento não é identificado.

4 – Visão mais estratégica

Além de executar as tarefas operacionais, os responsáveis pelo BPO Financeiro do seu negócio, também conseguem oferecer uma visão crítica do fluxo financeiro da empresa, o que inclui diversos tipos de relatórios que auxiliam na tomada de decisão, diferentemente de ter uma equipe somente focada no operacional das rotinas de faturamento, recebimento e pagamento, como normalmente acontece em determinadas empresas.

5 – O BPO também é recomendado para PMEs

Há uma falsa impressão que o BPO Financeiro só é recomendado para grandes empresas, mas não é. O serviço pode ser vantajoso para negócios de todos os tamanhos. Para as PMEs (pequenas e médias empresas), a terceirização pode ser ainda mais atrativa, tendo em vista o que ela pode trazer em termos de economia e praticidade.

Aqui na Bernhoeft nós gerenciamos as rotinas do financeiro, como contas a pagar, faturamento, contas a receber, conciliação e planejamento financeiro, de forma a gerar benefícios para os nossos clientes, tais quais: redução dos custos diretos e indiretos, equipe de especialistas sempre disponíveis para sua empresa e economia do tempo do empreendedor para focar no seu negócio.

Se você entender que sua empresa precisa de apoio nesse sentido, clique aqui e veja como podemos te ajudar. Não deixe de acompanhar o nosso blog, pois costumamos postar dicas interessantes para o seu negócio.

Contabilidade , , ,
SWITCH THE LANGUAGE