fbpx

Blog

07/05/2021

5 vantagens para o fornecedor participante do processo de Homologação

Tendo como objetivo principal mitigar os riscos referentes terceiros, o processo de homologação de fornecedores atua de forma proativa, pois mesmo antes da contratação são realizadas análises dos potenciais fornecedores.

Com o processo devidamente estruturado, é possível atribuir indicadores para o gerenciamento dos fornecedores, como por exemplo: aspectos legais, nível de endividamento, dependência financeira, entre outros. Sendo possível verificar se a empresa avaliada está apta para realização do fornecimento sem interrupções ou atrasos na execução dos serviços.

Participar de um processo de homologação também oferece diversos benefícios para os fornecedores, proporcionando mais confiabilidade e segurança, além possibilitar parcerias duradouras que poderão ser sustentadas por prazos menores, melhor qualidade, custos reduzidos e inclusive uma maior satisfação do cliente.

Veja abaixo 5 principais vantagens que o fornecedor tem ao participar do processo de homologação:

⠀⠀⠀⠀

1 – Comprovar a regularidade fiscal, qualificações técnicas e sua situação financeira

Ao participar da homologação, o fornecedor consegue comprovar sua regularidade referente impostos, tributos, capacidade técnica e situação financeira. Na prática são apresentados documentos como: certificado de regularidade do FGTS e certidões negativas de débitos perante União, Estado e Município, o que demonstra a situação da empresa avaliada.

Para poder comprovar as qualificações técnicas do fornecedor, são solicitados o certificado de regularidade e atestados de capacidade, emitidos por clientes que a empresa já tenha prestado o serviço. Para a avaliação da situação financeira, são solicitadas as demonstrações contábeis e últimos faturamentos mensais, que após análise podem expor a saúde financeira da organização.

2 – Conhecimento da documentação necessária de acordo com a atividade da empresa

Para que esteja regular e apta para desempenhar suas atividades, é necessária a obtenção de documentos, de acordo com a atividade da empresa.

É comum que o fornecedor desconheça a necessidade de possuir algum documento específico e só tome conhecimento da obrigatoriedade ao participar do processo de homologação. Com isso, a empresa ficará totalmente regularizada perante aos órgãos fiscalizadores, o que pode evitar futuras autuações e consequentemente punições e multas.

3 –  Consultoria e Orientação referente a obtenção de documentações

Ao participar do processo, o fornecedor tem a sua disposição uma equipe especializada para orientá-lo em caso dúvidas sobre a obtenção dos documentos o que contribui para um processo mais rápido, sem dúvidas e com as documentações necessárias devidamente apresentadas.

Nós da Bernhoeft temos esse papel de atuar como uma consultoria, orientando o fornecedor sobre o que está errado e como fazer para corrigir. Queremos apoiar os fornecedores a serem boas empresas!

4 – Organização e monitoramento da documentação

O fornecedor terá a sua disposição todos os documentos apresentados anteriormente de forma organizada, para eventuais consultas. Dependendo da necessidade do cliente, também existe a possibilidade da realização do monitoramento da documentação, onde são acompanhadas as validades e após o vencimento é solicitado ao fornecedor a inclusão do documento atualizado na plataforma.

Assim, o fornecedor terá sua documentação sempre atualizada, o que será útil em fiscalizações ou para participação em outras concorrências. O cliente também poderá consultar as documentações disponibilizadas pelo fornecedor sempre que necessário.

5 – Concorrência mais justa

Dependendo do processo de homologação estabelecido, é possível que as cotações de preços sejam realizadas apenas com fornecedores considerados aprovados. Dessa forma, fornecedores que conseguem ter preço mais baixo, mas que não estejam cumprindo com suas obrigações, serão desqualificados nas análises de compliance e/ou financeira, tornando a concorrência mais justa e proporcionando mais segurança para o cliente.

Nesse cenário a Gestão de Terceiros da Bernhoeft, contribui desenvolvendo um processo de homologação, com foco em reduzir os riscos provenientes da contratação. Realizando uma análise adequada às necessidades de mercado e considerando a atividade do negócio, o processo de Homologação de Fornecedores da Bernhoeft consegue beneficiar todas as partes envolvidas, contribuindo para uma relação segura, transparente e de confiança entre clientes e fornecedores. Se quiser saber mais é só clicar aqui.

Gestão de Terceiros , ,
SWITCH THE LANGUAGE