fbpx

Blog

21/01/2021

8 benefícios ao implantar uma Auditoria de Campo

A auditoria e controle de terceirizadas é comumente medida por diversas empresas contratantes, tendo a busca em riscos documentais como principal foco para resguardo quanto a responsabilidade solidária e subsidiária, desconhecendo os outros benefícios que uma Gestão de Terceiros completa pode oferecer.

De fato, o acompanhamento em cima de documentos é umas das medidas mais interessantes em grande escala, sendo possível prever os riscos de centenas terceirizadas por mês, mas, o que muitos não sabem, é que esse processo atrelado a uma auditoria de campo torna-se muito mais forte.

Uma auditoria de campo saudável, que investiga bimestralmente de 3 a 5 contratadas mais críticas, pode levantar problemas não enxergados na documentação, gerando variados benefícios para a gestão do terceiro. Veja abaixo os 8 principais benefícios de uma Auditoria de Campo:

 

1. Possibilidade de identificar riscos através de relatos anônimos

Entrevistar funcionários possibilita identificar riscos que foram escondidos nos documentos, por isso, é ideal buscar relatos de colaboradores aleatórios, ou colaboradores escolhidos previamente, caso existam suspeitas.

A abordagem deve ser informal, tanto na roupa como na linguagem, e deve ser clara quanto ao anonimato, deixando o entrevistado mais à vontade e disposto para cooperar.

2. Avaliação do cumprimento de requisitos de alojamentos

A NR 24 – Condições de higiene e conforto nos locais de trabalho estabelece regras mínimas a serem observadas pelas organizações, e o não atendimento pode levar a demandas altíssimas quanto a saúde e segurança do trabalhador.

Por isso, são avaliadas a falta de limpeza nas instalações sanitárias, superlotação em relação ao volume de pessoas, saídas de emergência sem sinalização, falta de equipamentos de prevenção a incêndios, falta de componentes sanitários, vestiários inadequados, locais para refeições e cozinhas sem conforto e higiene, etc.

3. Verificar o uso de EPI’s

Essa verificação pode ser feita apenas presencialmente, e em auditorias sortidas e surpresas.

Não basta ter a Ficha de Recebimento do EPI, o funcionário tem que estar com o equipamento durante o trabalho, sendo ele adequado para uso e dentro da validade, conforme o Certificado de Aprovação.

4. Checar o cumprimento da carga horária dos funcionários

Existem empresas que praticam o ponto falso, registram entradas e saídas fictícias para os funcionários, uma prática ilegal. Contudo, caso o trabalhador possa comprovar a rotina desse descumprimento, será possível invalidar todos os pontos registrados para o funcionário.

Havendo a comprovação do ponto falso, a empresa contratante está sujeita a pagar o valor de horas extras e recolhimentos retroativos, que a empresa contratada não tem condições de arcar. Desta forma, esse acompanhamento tem grande importância.

5. Avaliar pagamento de salário in natura

Aqui é identificado se o funcionário está recebendo valor por fora da Folha de Pagamento. Avaliando apenas a FOPAG não é possível detectar o pagamento feito por fora, a fim de não realizar os recolhimentos necessários.

Através da auditoria em campo é possível identificar essa prática, e apontar o reajuste na Folha de Pagamento e recolhimento, além de ajustes na CTPS.

6. Verificar a existência de trabalho informal

Algumas contratadas informam menos funcionários alocados ao serviço do que a realidade, inclusive, muitas vezes esses trabalhadores não possuem registro em Carteira de Trabalho, necessitando da avaliação em campo.

7. Avaliar o risco de acidentes de trabalho

Aqui pode ser avaliado o local de trabalho conforme as máquinas utilizadas, e entender quais riscos os funcionários estão expostos conforme as Normas Regulamentadores.

8. Avaliar a existência de trabalho escravo

Durante a avaliação buscamos identificar se há más condições de trabalho, abuso, demandas exaustivas em cima de pouca jornada e valor de salário insuficiente para o serviço, violando os direitos humanos.

Existem diversos outros benefícios que podem ser considerados pois o check-list de uma Auditoria de Campo varia conforme necessidade das empresas contratantes, sempre direcionando para os riscos da operação. É por isso que aqui na Bernhoeft nós fornecemos e apoiamos as tomadoras nesse sentido, promovendo através de relatórios gerenciais e por empresa, meios de regularizar a prestação de serviços.

Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.

Se entender que precisa de apoio nesse sentido, clique aqui para entrar em contato conosco.

Gestão de Terceiros , , ,
SWITCH THE LANGUAGE