fbpx

Blog

23/07/2021

A importância do controle financeiro nas empresas

Como a contabilidade é, em boa parte, um reflexo da movimentação financeira da empresa, não tem como se exigir uma contabilidade consistente se os controles financeiros estiverem falhos.

Um dos problemas frequentes em empresas que recolhem seus tributos federais pelo regime de caixa é o controle do contas a receber, pois é primordial que a sociedade mantenha um controle individualizado e detalhado dos seus registros, refletindo-o na sua contabilidade, uma vez que estes passarão a ser o fato gerador dos tributos, e consequentemente, serão a base de análise do Fisco quando de procedimento fiscal.

Do outro lado, pensando nos fornecedores, é comum não identificar a nota fiscal de determinados pagamentos e, por vezes, ver contabilizado um adiantamento a fornecedores que não reflete a realidade.

Consequentemente, deixa-se de registrar tal despesa no resultado da empresa, impactando em aspectos como retenção de tributos, ausência de informações nas declarações e, se a empresa for optante pelo lucro real, um recolhimento a maior de imposto de renda.

O controle financeiro permite que o contador efetue corretamente cada contabilização a respeito da operação da empresa, segregando corretamente custos e despesas, inclusive, classificando corretamente gastos comerciais e administrativos, além de evitar um registro de imobilizado como despesa que, neste caso, para uma empresa tributada como lucro real, faria com que ela tivesse um recolhimento a menor indevido do imposto de renda.

Dicas para evitar problemas com o Fisco

Ter um bom controle financeiro para garantir que o seu contador receba informações claras é um dos 7 passos importantes que sugerimos para evitar problemas fiscais.

Para conferir quais são os outros passos, confira o nosso eBook com dicas que vão ajudar com que as responsabilidades fiscais, tributárias e contábeis da sua empresa estejam corretas e sempre em dia. Evitando assim, problemas com o Fisco.

Não deixe de acompanhar a Bernhoeft no blog e nas redes sociais, pois costumamos postar dicas interessantes para o seu negócio e se você entender que sua empresa precisa de apoio nesse sentido, clique aqui e veja como podemos te ajudar.

Contabilidade , ,
SWITCH THE LANGUAGE