fbpx

Blog

25/06/2021

Calendário Fiscal: Por que a sua empresa deve possuir um

Sabemos que lidar com a burocracia do sistema tributário brasileiro não é fácil.

É comum vermos empresas perderem o prazo para o pagamento de impostos, e em muitos casos nem saberem quais tributos e declarações precisam ser transmitidos. E por isso, sabemos que organizar esse cenário por meio de uma gestão eficiente e de um acompanhamento efetivo é o grande desafio de muitos empresários.

Uma das tarefas mais importantes de uma empresa deve ser prestar contas com o Fisco, para manter as responsabilidades fiscais, tributárias e contábeis da empresa corretas e sempre em dia. Mas sabemos que essa não é uma missão simples de ser cumprida. Isso porque, mensalmente existem diversas entregas a serem realizadas e transmitidas para o Fisco Estadual, Municipal e Federal. Por este motivo, recomendamos a criação de um calendário de obrigações fiscais para não correr o risco de esquecer algum compromisso.

Imagine a seguinte situação: Existem empresas que pagam anualmente uma alta carga tributária. Se houver erros de cálculos, atrasos e esquecimentos no cumprimento das obrigações das mesmas, as multas e encargos que a organização deverá pagar podem ser muito altas, prejudicando assim, o desenvolvimento do negócio.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância do calendário de obrigações fiscais e citar quais são alguns passos importantes para evitar problemas com o Fisco.


Por que devo possuir um calendário Fiscal?

A elaboração de um calendário fiscal pode te ajudar a mapear as principais obrigações acessórias conforme cronograma estabelecido pelas Secretarias da Fazenda, Receita Federal e Municípios. É possível obter esse controle através de tecnologias simples e disponíveis no mercado, criando um calendário fiscal acessível aos colaboradores, detalhando o vencimento de cada tributo e declaração. Dessa forma, sua equipe ficará por dentro dos prazos e em dia com o Fisco.

As obrigações podem sofrer mudanças de cronograma por imprevistos urgentes, por isso é necessário estar mensalmente atualizado sobre o que está acontecendo. E você irá conseguir isso através de um calendário fiscal.

Um outro ponto importante é que quando sua empresa cria um calendário de obrigações fiscais, a equipe financeira se beneficia de uma melhor gestão e organização.


Dicas para evitar problemas com o Fisco

A criação de um calendário fiscal para não perder prazos é apenas um dos 7 passos importantes que sugerimos para evitar problemas fiscais.

Para conferir quais são os outros passos, confira o nosso eBook com dicas que vão ajudar com que as responsabilidades fiscais, tributárias e contábeis da sua empresa estejam corretas e sempre em dia. Evitando assim, problemas com o Fisco.

Não deixe de acompanhar a Bernhoeft no blog e nas redes sociais, pois costumamos postar dicas interessantes para o seu negócio e se você entender que sua empresa precisa de apoio nesse sentido, clique aqui e veja como podemos te ajudar.

Contabilidade , , ,
SWITCH THE LANGUAGE