Blog

08/02/2018

Carnaval é feriado?

Muita gente acha que, por não haver expediente na maioria das empresas e repartições públicas, a terça-feira de Carnaval e a quarta-feira de Cinzas (até o meio-dia) são feriados nacionais. Mas Carnaval é feriado?

Pela Lei, existem 8 (oito)  feriados nacionais no Brasil, e Carnaval é feriado? Não, o Carnaval não está incluído nessa lista.

Portanto, se não houver uma lei municipal estabelecendo que o Carnaval seja feriado, o trabalho nesses dias será normal, incluindo a manhã da quarta-feira de Cinzas.

Afinal, Carnaval é feriado?

Carnaval é feriado? | Bernhoeft

No Recife e em Salvador, por exemplo, a lei municipal não prevê feriados no período de Carnaval, enquanto no Rio de Janeiro, a terça-feira é feriado estadual desde 2008.

Como lidar com as folgas no Carnaval?

Há, entretanto, três possibilidades de os trabalhadores terem folga no período de Carnaval, situação bastante comum em função do aspecto cultural envolvido, desde que haja acordo com a empresa:

(1) Compensação das horas mediante acordo coletivo de banco de horas.

(2) Compensação do excesso de horas de trabalho em um dia ou período pela correspondente diminuição em outro, desde que não ultrapasse o limite máximo diário estabelecido por lei, observado o acordo coletivo da categoria.

(3) Liberação do trabalho por parte da empresa.

Nossa recomendação para as empresas é que sempre deixe a regra que será praticada bem clara para os funcionários, para que não haja dúvidas ou mau entendidos no que tange se o Carnaval será feriado ou não.

Um simples comunicado ou e-mail um mês antes poderá ajudar e dirimir qualquer dúvida.

 

Ainda tem dúvidas se Carnaval é feriado?

Assista o vídeo que preparamos para esclarecer todos seus questionamentos.

 

A Bernhoeft atua na terceirização dos serviços tributário, financeiro, de contabilidade e de departamento de pessoal, provendo assessoria e consultoria focadas nos aspectos contábil, fiscal, pessoal, financeiro e faturamento.
Fale conosco: reforma trabalhista

 

 

 

Calendário, Trabalhista , , ,
SWITCH THE LANGUAGE