fbpx

Blog

28/03/2022

Como mensurar os resultados da Gestão de Terceiros?

O ponta pé inicial para mensurar ganhos na Gestão de Terceiros, é saber onde você deseja chegar. Sabe aquela frase do filme Alice no País das Maravilhas que diz: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? Ela não se encaixa quando falamos de mensurar resultados e atingir resultados e vamos te dizer o porquê.

Resultado deve ser pautado em um objetivo, e a partir daí, a mensuração colabora para se avaliar o quanto você está perto do atingimento.

Na Gestão de Riscos com Terceiros a maioria dos processos acabam se tornando dados, e eles podem ser usados como “retrovisor”, servindo de referência para que você consiga ter uma visão melhor do futuro atuando de forma preditiva ou como um “para-brisa” no qual te sinaliza o agora.

Veja porque seus dados valem ouro

Mensurar dados é crucial para demonstrar quanto o processo está sendo efetivo ou não, e assim recalcular a rota caso seja necessário. Na Gestão de Terceiros o resultado não se resume apenas a entrega e conformidade dos documentos, mas também em demostrar se o passivo trabalhista está reduzindo, através do uso dos documentos auditados na defesa trabalhista pelo jurídico, desta forma será possível mensurar o valor do ganho através do uso do monitoramento.

Os dados sociais também são muito solicitados internamente, e a empresa que faz a Gestão de Terceiros detém destas informações que são declaradas periodicamente, como: gênero, idade, afastamentos, PCD, etc. Esse tipo de informação é precisa para uso do RH, por exemplo, para promover campanhas ou até mesmo para avaliar se a quantidade de PCD ou Jovem aprendiz está de acordo com a legislação, obter dados dos motivos de afastamentos: será que tem relação com acidente de trabalho ou pandemia? Porque não comparar se todos os riscos estão sendo considerados e se está havendo o envio recorrente dos documentos referentes a segurança de trabalho, caso não, será que cabe uma calibração para a redução de acidentes? Pontos como estes merecem ser avaliados de perto.

Mensure a dependência financeira do seu fornecedor

Que tal, mensurar a dependência financeira do seu fornecedor? Será que ele é 100% dependente da sua empresa e em um processo de falência vocês podem ter que arcar com o passivo trabalhista? A resposta é sim!

Para colaborar com esse levantamento a homologação de fornecedores traz esse tipo de informação, e cruzada com a análise trabalhista pode lhe trazer bons insights, como uma falta de pagamento de salários, rescisões sem pagamentos e você como gestor poderá tomar a decisão preventiva de reter ou não um faturamento para cobrir esse prejuízo antecipadamente. Pois se caso a dependência financeira for alta e o fornecedor entrar em um processo de falência todas as custas do processo, direitos trabalhistas, previdenciários e de segurança passam a ter a contratante/tomador como responsável.

Como mensurar os resultados na Gestão de Riscos com Terceiros

Temos várias possibilidades de metrificar resultados e ganhos com o processo, como: comparação dos colaboradores declarados com os que estão prestando serviços na planta, fraudes, o quão o parceiro está satisfeito, ouvidoria, auditoria interna, previsão de vencimento de documentos, etc. Poderíamos destacar muitas outras formas de mensurar resultados e cruzar estes dados, pois inúmeros são os ganhos. Vejam o quanto a gestão de terceiros é rica em dados que podem ser usados por várias áreas e se bem usados, podem mitigar situações de riscos e reduzir prejuízos financeiros a corporação.

Conte conosco para uma monitoria baseada em dados, insights e resultado. Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços. entre em contato conosco.

Se entender que precisa de apoio nesse sentido, entre em contato conosco.

Autora: Tatiana Aparecida França Henrique | GRT Bernhoeft
Gestão de Terceiros , , , ,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SWITCH THE LANGUAGE