fbpx

Blog

17/05/2022

Contabilidade do futuro: o que representa na prática e como pode beneficiar o seu negócio

Em 2018 o Instituto Sapiens realizou uma pesquisa que revelou cinco profissões que correm risco de extinção, e dentre elas estava – daqui há mais de 30 anos – a contabilidade.

O mundo de hoje em dia já não é o mesmo de tempos atrás. O avanço das novas tecnologias mudou o modo como nos relacionamos, nos divertimos e até como trabalhamos. E o futuro da contabilidade depende dessa atualização nas tecnologias.

A conclusão que podemos chegar com tal resultado de pesquisa e, que não pode ser ignorada, é que a “antiga contabilidade” está focada no cumprimento de entrega de obrigações ao Fisco, e que a operação complexa do sistema tributário brasileiro, com certeza, ainda é um dos mais robustos do mundo. Enquanto a “contabilidade do futuro” depende cada vez mais dos meios digitais. Não como forma de substituição do trabalho, mas como forma de automatizar o processo contábil, que muitas vezes requer atividades repetitivas e burocráticas.

Agora que o profissional contábil não perde mais tempo com as obrigações acessórias, ele tem tempo para focar em seus clientes, nas suas dores e expectativas. Tem tempo de analisar suas situações e sugerir escolhas e caminhos para que o cliente empreendedor tenha condições de fazerem as melhores decisões para seu negócio.

As dores do atual usuário da contabilidade

A maioria das dificuldades que as empresas vivenciam, em relação ao departamento contábil ou suas assessorias terceirizadas, estão normalmente relacionadas à:

  • O não recebimento das demonstrações financeiras ou o seu recebimento tardio;
  • Falta de contato com o contador;
  • Dificuldade em esclarecer dúvidas e debater números;
  • Fidedignidade dos valores apresentados, com a operação da empresa.

Devido a décadas em que o contador vem se dedicando a cumprir as obrigações junto ao Governo e operacionalizar nosso complexo sistema tributário, resultou-se em pouca proximidade entre a contabilidade e os departamentos estratégicos das empresas, principalmente, quando falamos de pequenas e médias empresas (PME) que faturam até R$ 4,8 milhões e representam 99% dos negócios nacionais do setor privado.

Existem pesquisas que demonstram que os gestores de organizações deste porte destacam que buscam utilizar a informação contábil em seus processos decisórios, porém, alegam terem dificuldades em receber informações necessárias ou úteis de suas assessorias contábeis. Mas, quando questionados sobre a compreensibilidade das informações contábeis, demonstraram dúvidas no entendimento de vários dados, como por exemplo: interpretar corretamente as receitas, despesas, custos, etc. E ainda relatam a dificuldade de possuir uma assessoria que lhes ajude de fato a se tornarem mais próximos de tais entendimentos. E esse cenário nos confronta para trazer a contabilidade para mais perto de quem realmente necessita dela, que são os gestores e usuários das informações contábeis.

Contabilidade online x Contabilidade digital

Quando falamos de contabilidade digital, não citamos apenas empresas que oferecem serviços contábeis de maneira totalmente online, mas, também se inclui nesse conceito os escritórios que possuem atendimento físico, com contato por telefone, e-mail, mas que se utilizam cada vez da tecnologia para arquivar e receber documentos, disponibilizar demonstrações contábeis e impostos, calcular impostos e taxas, com o objetivo de otimizar entregas.

Sendo assim, vemos microempresas que optam por contratar escritórios de contabilidade online, onde o cliente é responsável por imputar todas as informações de sua operação. E consegue assim, de forma prática e até com custo/benefício maior, ter suas obrigações fiscais atendidas. Porém, observa-se nesse tipo de serviço, um nível de detalhamento de informações que pode deixar a desejar e um atendimento de eventuais dúvidas, ou necessidades adicionais, com alcance limitado.

Para empresas com necessidade de uma assessoria mais completa, temos o conceito de contabilidade digital que ainda não é unânime nos escritórios de contabilidade, mas que é uma realidade na Bernhoeft e, de maneira a complementar a contabilidade tradicional, a junção dessas duas realidades traz a otimização de processos operacionais como o envio e recebimento de documentos, disponibilização de demonstrações contábeis no formato de dashboards ou relatórios, guias de impostos, e dados financeiros de forma online, de maneira tempestiva.

Tudo aliado ao esclarecimento efetivo de dúvidas, parceria no atendimento de auditorias, reuniões para entendimento e efetivação dos números apresentados, oferecendo suporte nas várias necessidades que surgem nos diversos setores de negócios em que cada um dos nossos clientes atuam.

A contabilidade consultiva, gera necessidade de atualização de formação constante, já que as atividades manuais que nos tiraram tanto tempo ao longo dos anos estão sendo realizadas de forma automatizada e, como assessoria contábil, devemos tomar posições estratégicas para agregar ainda mais valor ao negócio daqueles que acreditam no nosso trabalho.
⠀⠀

Como nós podemos te ajudar

Toda essa modernização e automatização dos processos contábeis operacionais fez com que a Bernhoeft passasse a contar com profissionais de outras diversas áreas, como engenharia e tecnologia, com o intuito de atuar oferecendo uma contabilidade mais consultiva. Essa ideia nos empolga tanto que temos um departamento específico de automatização, que tem como objetivo trabalhar para automatizar cada vez mais os processos de digitação, escrituração de documentos, conferência de impostos e etc.

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados nas áreas de contabilidade societária, fiscal e trabalhista, e que auxiliam nossos clientes de forma a agregar aos seus negócios, e isso é o que nos transforma em uma peça chave e estratégica para eles.

Aqui, uma de nossas diretrizes é ser o “presente inquieto”, e estar atentos todas as oportunidades do mercado. No setor de Outsourcing Contábil a maioria dos processos acabam se tornando dados, e eles podem ser usados como “retrovisor”, servindo de referência para que você consiga ter uma visão melhor do futuro atuando de forma preditiva ou como um “para-brisa” no qual te sinaliza o agora. Por isso, vemos o futuro como objetivo e não com medo do que ele pode proporcionar para a contabilidade.

Se você entender que sua empresa precisa de apoio nesse sentido, clique aqui e veja como podemos te ajudar. Não deixe de acompanhar o nosso blog, pois costumamos postar dicas interessantes para o seu negócio.

Autor: Soyara Cristina Fernandes Eugênio | Outsourcing Contábil
Contabilidade , , , , ,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SWITCH THE LANGUAGE