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19/04/2022

Educação corporativa e a relação com a Gestão de terceiros, por que é tão importante?

Sobre Educação Corporativa

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É possível afirmar que a educação não se restringe apenas ao meio escolar e universitário, a construção da pedagogia pode estar presente dentro do dia a dia empresarial. Assim, à luz da tendência pedagógica renovadora progressiva é possível ter em mente que o ser humano pode promover sua autoaprendizagem, construindo assim o seu processo de absorção dos conteúdos, com isso, é nítido que marcas educadoras que proporcionam ao seu cliente e fornecedor uma base de conhecimento se destacam não só na vida profissional daqueles que lidam diariamente, como também, agregam no crescimento pessoal dos que aderem tal conhecimento.  Dessa maneira, é preciso estimular cada vez mais o público a aderir o uso de ferramentas enquanto facilitador do seu processo de trabalho.

Nesse sentido, segundo o definanzas.com, o mercado mundial do e-learning (aprendizado digital) prevê crescimento de 16,92% em 2021. Nessa perspectiva, é possível enxergar que a tecnologia é uma grande aliada da educação, tendo em vista que por meio dela, todo escopo tende a ser mais interessante e de fácil aprendizado para que eles que a utilizam, tornando o conteúdo mais flexível e dinâmico, assim como podemos observar naqueles que utilizam plataforma como a UniGRT (plataforma online de aprendizagem da Bernhoeft para a área da Gestão de terceiros), que por sua vez repassa conteúdos sobre a Gestão de Riscos com Terceiros, de forma simples e prática.

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Desta maneira, porque aderir as temáticas oferecidas por marcas educadoras?⠀⠀⠀

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É possível dizer que os clientes da Bernhoeft e fornecedores que aderem a utilização de plataformas educadoras como a Base de Conhecimento e UniGRT, têm um desenvolvimento maior tanto no entendimento da importância da aplicação da GRT no cotidiano de uma empresa, quanto atualizações na Legislação e quanto em temas específicos de “como se criar mobilizações”, conhecimentos esses que agregam também de uma forma geral na rotina daquele que promove esse conhecimento.
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Pensando nisso, por que é tão importante se manter atualizado para a melhor Gestão dos seus terceirizados?

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Há uma forte conexão entre a área de Gestão de Riscos com Terceiros, Departamento pessoal, segurança do trabalho, contábil, entre outras, com a importância de se manter atualizado sobre a legislação vigente, pois, as ações desses setores são de extrema importância para a sobrevivência da organização, mas, o que isso significa na prática? Vamos para alguns exemplos.

Recentemente, houveram algumas atualizações nas normas regulamentadoras, como por exemplo, no dia
03 de janeiro de 2022 o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, PPRA, foi substituído pelo Programa de Gerenciamento de Riscos, o PGR,  essa mudança é de suma importância para os profissionais da área de segurança e saúde do trabalhador, e principalmente para a auditoria trabalhista, pois, caso as atualizações expostas na norma não sejam seguidas, poderá ocasionar sérios problemas para sua empresa, tais como, maior índice de acidentes de trabalho, mortes e consequentemente aumento do seu passivo trabalhista.

Outro exemplo que podemos trazer é a respeito das Medidas Provisórias estabelecidas durante o período da pandemia da COVID-19, nelas foram acordados pontos relevantes para evitar o aumento do desemprego, como por exemplo a MP 936 que permitiu aos empregadores a redução ou suspensão do contrato de trabalho. Já  a MP 927, foi umas das principais medidas estabelecidas pelo Governo Federal, nela foram descrito as ações para enfrentamento da pandemia da COVID-19, tais como: adoção do teletrabalho, uso do banco de horas, antecipação de feriados, postergação e parcelamento do  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, entre outros, contudo, foi necessário estar atento as condições e orientações do Governo para que não houvesse problemas futuros, exemplo, muitas empresas acabaram não seguindo as orientações da MP a respeito do parcelamento do FGTS, contudo, a Caixa Econômica Federal disponibilizou orientações importantes para o processamento do parcelamento.

 

Como gerenciar as documentações de empresas auditadas periodicamente?

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Nós sabemos que é difícil estar atentos a todas as mudanças e procedimentos normativos, mas, pensando nisso, separamos algumas dicas que irão fazer você sair na frente e mandar bem na hora de gerenciar as documentações da sua empresa e evitar futuras dores de cabeça, principalmente para aquelas empresas que são auditadas mensalmente ou periodicamente, seja pelo Ministério do Trabalho e Previdência ou por uma empresa de Auditoria Trabalhista como a Bernhoeft:
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  1. Se mantenha atualizado sobre tudo. É muito importante estar atento as novidades a respeito da área trabalhista, contábil e de segurança e saúde do trabalhador, pois, essas mudanças impactam em todo o processo e não estar atento pode ser uma falha que poderá prejudicar sua empresa futuramente, a depender, poderá levar a sua empresa a falência;
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  2. Tenha uma equipe de Gestão de Terceiros focado na auditoria e checagem dos documentos trabalhistas, previdenciários e de saúde e segurança do trabalhador. É de extrema importância que essas pessoas sejam capacitadas periodicamente e que realmente entendam dos processos.
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  3. Mantenha seus fornecedores da Gestão de Terceiros ciente de como utilizar a plataforma de gerenciamento de terceiros onde é inserida toda a documentação mensalmente ou periodicamente. Qualquer divergência inserida no sistema pode te causar algum problema no futuro, por exemplo, inserir colaboradores no monitoramento que não deveriam estar no sistema, isso ocasiona em cobrança desnecessária da documentação do trabalhador e acaba gerando pendências em seu relatório que não deveriam estar lá, então, sempre antes de confirmar o envio das informações, faça uma checagem para verificar se todas as informações estão corretas, afinal, estamos falando de vidas.
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  4. Antes de enviar a documentação no sistema, confira pelo menos por amostragem, isso irá minimizar as possíveis não conformidades identificadas na análise, sendo assim, você estará sendo proativo e corrigindo algo antes mesmo da auditoria, como por exemplo, será que todos os exames solicitados para uma determinada atividade estão no Atestado de saúde ocupacional – ASO do colaborador?
    Mas como podemos identificar se o ASO está conforme? O responsável pode conferir a atividade no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO e verificar se os exames expostos no atestado de saúde ocupacional – ASO conferem com o exigido no PCMSO.
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  5. Fique atento aos prazos, tanto para pagamento de encargos trabalhistas, tais como INSS, FGTS, Rescisão, salário, etc, tanto para os prazos acordados com o seu cliente para a importação das documentações na plataforma de auditoria quanto para os prazos previstos em legislação, como por exemplo, a CLT estabelece algumas penalidades para as empresas que fazem os pagamentos de Férias e Rescisão em atraso, isso pode até tomar proporções mais danosas para sua empresa caso vire uma reclamação trabalhista, por isso, cumprir os prazos é de extrema importância.
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Como a Bernhoeft pode te ajudar com isso?
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Aqui no Blog da Bernhoeft, periodicamente, lançamentos conteúdos importantes para o dia a dia das empresas, como atualizações das áreas contábil, saúde e segurança do trabalhador, trabalhista e previdenciária. Na área de Gestão de Terceiros temos uma base de conhecimento que te ajuda a entender como funciona nossos sistemas de monitoramento dos terceirizados, fazemos webinars mensalmente mostrando ao vivo como usar as nossas ferramentas, além disso, temos a universidade de gestão de riscos com terceiros (Uni GRT) que te ensina o passo a passo sistêmico e te mostra os principais pontos analisados na auditoria, tanto para o monitoramento mensal, quanto para a Mobilização de trabalhadores, que tal se aprofundar ainda mais nesses conteúdos e mandar bem no monitoramento? A Bernhoeft é a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil.

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Autores: Isabella Karina e Sérgio Paulo
Gestão de Terceiros , ,

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