fbpx

Blog

29/07/2021

Entenda a importância de conhecer a legislação contábil

É muito importante que seu contador entenda exatamente o que sua empresa faz e como seu negócio é operacionalizado, para que sejam mapeados aspectos relacionados à tributação, seu mix de produtos, sua atividade, e facilitará na orientação acerca dos principais pontos envolvendo a sua movimentação.

As empresas normalmente conhecem os tributos incidentes sobre a sua receita, afinal, esse é um ponto importantíssimo para formatação dos valores de
vendas. No entanto, acabam deixando de lado os impostos e contribuições pagos em outras operações como: empréstimos feitos por terceiros, rendimentos financeiros ou ganhos por conta de variação cambial e importação de serviços, que estão cada vez mais comuns por conta da facilidade envolvida nos trabalhos em home office.

Os riscos envolvidos são minimizados quando os gestores de empresas sabem que existem regras tributárias para reconhecer perdas no recebimento de clientes, baixa de estoque por quebra, perdas ou produtos danificados e obsoletos, pois apesar de parecer uma coisa recorrente do dia a dia, existem cuidados burocráticos que precisam ser seguidos antes de se efetuar reconhecimentos como estes, assim como empréstimos entre empresas ou entre a empresa e seus sócios.

Uma boa comunicação entre empresa e contador evitará, inclusive, que haja retificações desnecessárias de declarações que já foram transmitidas para o Fisco, tendo também como motivo, o recebimento tardio dos documentos que precisam ser contabilizados.

Dicas para evitar problemas com o Fisco

Conhecer a legislação contábil e os aspectos operacionais do seu negócio é um dos 7 passos importantes que sugerimos para evitar problemas fiscais.

Para conferir quais são os outros passos, confira o nosso eBook com dicas que vão ajudar com que as responsabilidades fiscais, tributárias e contábeis da sua empresa estejam corretas e sempre em dia. Evitando assim, problemas com o Fisco.

Não deixe de acompanhar a Bernhoeft no blog e nas redes sociais, pois costumamos postar dicas interessantes para o seu negócio e se você entender que sua empresa precisa de apoio nesse sentido, clique aqui e veja como podemos te ajudar.

Contabilidade , , ,
SWITCH THE LANGUAGE