fbpx

Blog

15/12/2020

O que é o background check?

O background check é um complemento a análise de homologação de fornecedor. Se trata da consulta de antecedentes para validação de informações sobre empresas ou pessoas que estão em processo de contratação, para dessa forma, atestar a saúde do negócio de possíveis fornecedores antecipadamente e mitigar possíveis riscos para a contratante.

O foco aqui é ter agilidade na consulta e não depender do fornecedor para entregar documentos para validação.

Se o CPNJ de uma empresa ou o CPF de um sócio de algum empreendimento for pesquisado no Google, por exemplo, aparecerá uma série de informações que são de livre acesso. E esse tipo de checagem, conhecida como background check, tem como finalidade juntar todas essas informações, públicas ou privadas, em um relatório de base única. Dessa forma fica muito mais fácil entender qual o tipo de risco envolvido naquela contratação daquele fornecedor e simplificar de alguma forma, a decisão de contratação do mesmo.

Qual dado é possível obter na verificação?

Com esses indicadores é possível analisar, por exemplo, se o fornecedor atende a requisitos de certidões, de trabalho escravo, portal e transparência. Se o sócio da empresa é exposto politicamente, inclusive isso pode ser um impeditivo para a tua operação. É possível verificar mídias negativas e vários outros itens que estão expostos e, dessa forma podem ser visualizados em um relatório único.

Porque fazer a análise de antecedentes?

Como foi citado anteriormente, com o background check é possível analisar dados em cima do CPF de funcionários, sócios e realizar uma varredura em cima dos mesmos. Dessa forma, você terá mais segurança e precisão na contratação que será realizada, ampliando a capacidade de a contratante se manter em dia com as regulamentações e com a legislação que regem o setor em que atua.

Mas é importante ficar atento aos dados que são trazidos nessa análise, pois nem todos devem ser considerados na hora da checagem. Ou seja, estamos falando de uma análise rápida, com bastante informação relevante, mas que precisa ter os detalhes analisados com cautela para realmente conseguir agregar de maneira assertiva na tomada de decisão, na hora de escolher ou não contratar um determinado fornecedor.

Vale a pena lembrar que a não adoção da prática de background check, assim como a homologação de fornecedores, pode fazer com que as corporações se deparem com eventuais complicações relacionadas aos seus fornecedores.

Conclusão

Para uma melhor tomada de decisão, alinhada à política de compliance, é muito importante que as empresas conduzam processos de background check e homologação de fornecedores. E sem dúvidas, para uma etapa posterior, devem possuir um procedimento estruturado para selecionar e periodicamente avaliar suas terceirizadas.

Conheça mais sobre a Gestão de Riscos com Terceiros da Bernhoeft e entenda mais o que podemos fazer pelos nossos clientes e seus prestadores de serviços, que gera mais valor e segurança aos negócios. Aqui a gente faz acontecer.

Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.

Se entender que precisa de apoio nesse sentido, entre em contato conosco.

Gestão de Terceiros , , ,
SWITCH THE LANGUAGE