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13/07/2021

Obrigações acessórias: Qual a importância de preencher os dados corretamente?

Com a informatização do Fisco, as empresas tem notado um aumento expressivo no número de notificações eletrônicas recebidas, principalmente pela Receita Federal. Grande parte dessas notificações se dá pelo fato de haver divergência de dados entre as declarações que foram apresentadas pela contabilidade da própria empresa.

Os dados das declarações precisam estar coerentes entre si

Para se ter ideia, atualmente são transmitidas pelo menos seis declarações mensais ou anuais e que devem ter seus dados consistentes e coerentes entre si.

Quando há uma declaração apontando um valor e outra com um montante diferente, não importando se o correto é aquele de menor importância, o Fisco enviará uma cobrança exigindo o pagamento como se o devido fosse o de maior valor.

Nesse caso, é preciso tomar bastante cuidado com as informações prestadas nestas declarações:

EFD Contribuições – detalhando os cálculos do PIS e da COFINS, além da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta;
EFD ICMS / IPI – especificando os cálculos envolvendo os tributos ICMS e IPI;
EFD REINF – tratando das retenções de prestadores de serviços e outras informações;
DIRF – quebrando as informações de retenções na fonte por mês e por prestador de serviço e funcionários;
DCTF – demonstrando os débitos e créditos tributários federais;
ECF – detalhando os cálculos do IRPJ e da CSLL, além de demonstrar informações sobre a contabilidade da empresa;
ECD – todos os registros contábeis realizados durante o ano.


É complicado fazer essa checagem de maneira manual, e já existem softwares que realizam não somente a auditoria eletrônica de cada declaração, conferindo de forma automática os preenchimentos antes de fazer as transmissões, como também fazem o confronto das informações comuns entre elas, se antecipando ao cruzamento de dados que a Receita Federal costuma realizar, reduzindo o risco de erros e envios inconsistentes.

Dicas para evitar problemas com o Fisco

Preencher os dados das obrigações acessórias corretamente é um dos 7 passos importantes que sugerimos para evitar problemas fiscais.

Para conferir quais são os outros passos, confira o nosso eBook com dicas que vão ajudar com que as responsabilidades fiscais, tributárias e contábeis da sua empresa estejam corretas e sempre em dia. Evitando assim, problemas com o Fisco.

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