fbpx

Blog

31/07/2020

Preparado para a retomada da economia? Saiba como calcular o custo de um funcionário!

Diante do cenário de pandemia, o Governo lançou alguns programas em que um dos objetivos foi da manutenção de empregos e salários, inclusive, com ações que envolvem a redução salarial mediante redução de jornada assim como também a possibilidade de suspensão temporária do contrato de trabalho, possibilitando uma diminuição do custo da empresa em relação a folha de pagamento.

Algumas empresas tiveram que partir para a demissão de seus colaboradores, como forma de retomar as atividades quando tudo isso passar e, neste momento, mais do que nunca, se faz necessário fazer cálculos na ponta do lápis, sendo um destes cálculos, o custo do funcionário.

O custo do funcionário tem papel fundamental para o empresários, uma vez que impacta diretamente no lucro da empresa e, considerando a complexidade da legislação trabalhista, pagar os colaboradores da forma correta fará total diferença na relação futura empresa e empregado.

Diante do cenário de retomada da economia e das empresas, disponibilizamos uma planilha em que permite que seja simulado o custo de um funcionário, tanto nas opções do lucro presumido, lucro real ou simples nacional. Para ter acesso é só enviar os seus dados para o chatbot do nosso site, localizado do lado direito da tela, para fazer o download automaticamente.

Diferentemente de vários países ao redor do mundo, no Brasil é bastante comum ouvir que o funcionário custa para a empresa o dobro do seu salário mas é isso mesmo? O percentual varia de acordo com algumas obrigatoriedades que a empresa precisa cumprir, principalmente em relação as benefícios e pagamentos estabelecidos nas convenções coletivas dos sindicatos.

Custos de uma contratação

Como forma de demonstrar estes valores ocultos, listamos abaixo os custos envolvidos na contratação de um funcionário:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Salário mensal

Trata-se do valor bruto pago ao funcionário, ou seja, o valor acordado na sua contratação.

FGTS

Mensalmente a empresa é obrigada a recolher 8% do rendimento bruto do funcionário com fins de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

INSS

Esta contribuição mensal leva em consideração que são custos da empresa os 20% relativos a contribuição patronal, 5,8% para a categorias de terceiros do Sistema “S” e, normalmente, 1,5% de RAT/FAP, que é o fator acidentário de prevenção.

13º Salário

Refere-se a parcela adicional mensal a que o funcionário tem direito a receber anualmente.

Férias

Após um ano de empresa o empregado tem direito ao gozo de férias, que precisa ser realizada antes de completar dois anos e, normalmente, o custo adicional é do valor de 1/3 das férias mas, para aquelas empresas que precisam substituir este funcionário que entrou de férias mediante a contratação de um temporário, o custo adicional seria de acrescentado ainda pelo salário desta pessoa adicional.

Benefícios

Valores pagos relacionados a custos com funcionários devem ser levados em consideração. Alguns deles são de caráter obrigatório e estabelecidos pela CLT, como vale transporte. Outros são definidos pelas convenções coletivas de sindicato e exemplo disso são vale refeição, vale alimentação, plano de saúde, seguro de vida, participação nos lucros. Existem também e devem ser levados em consideração aqueles estabelecidos por decisão da empresa, como programas em academia e ajuda de custos diversas.

Outros valores

Existem ainda valores que entendemos que precisam ser levados em consideração, no processo de estimativa de custos, como o FGTS da multa rescisória no caso de um desligamento do funcionário, valores relativos a anuênio, quinquênio, etc., aviso prévio indenizado e demais gastos relativos a um encerramento de contrato de trabalho.

A questão que envolve a ajuda de custos é bastante controversa, uma vez que há entendimentos de que, de acordo com a habitualidade, devem ser integrados ao salário e oferecidos à tributação como se fosse uma remuneração mas isso é assunto para um novo post.

Não deixe de acompanhar o nosso blog, pois costumamos postar dicas interessantes para o seu negócio e se você entender que sua empresa precisa de apoio nesse sentido, clique aqui e veja como a Bernhoeft pode auxiliá-lo.

Contabilidade , , ,
SWITCH THE LANGUAGE