fbpx

Blog

05/07/2021

Saiba como usar a tecnologia como aliada para prestação de informações corretas para o Fisco

O processo de prestação de contas fiscal tem se modernizado bastante nos últimos anos, e temos visto isso com a implantação das notas fiscais eletrônicas e declarações bastante detalhadas como a EFD, a ECD e a ECF.

Nestes casos, são declarados informações como o tipo de serviço prestado ou produto vendido, seu NCM, a alíquota tributada, quem é o tomador do serviço ou comprador do produto, entre outros itens. Com uma base tão rica em detalhes, através do confronto de dados, o Fisco pode obter facilmente a informação que bem entender.
⠀⠀⠀⠀⠀​⠀⠀⠀

Como o uso da tecnologia ajuda na prática

Aqui na Bernhoeft, atuamos com um sistema que faz o download das notas fiscais de entrada dos nossos clientes de forma automática, ou seja, se um fornecedor emite uma nota fiscal para o nosso cliente, nós já temos esta informação.

Com toda essa modernização no processo de emissão, o Fisco passou a receber em tempo real as informações constantes nos documentos, sendo possível a análise das tributações e do recolhimento dos impostos de forma muito mais rápida e prática. Pensando que não é incomum vermos notas fiscais eletrônicas emitidas contra os nossos clientes no final de um mês, são canceladas no início do mês seguinte e o nosso cliente nem chega a receber e tomar ciência da existência dessa nota.

Sem essa tecnologia, estas notas não seriam registradas contábil e fiscalmente e isso poderia gerar um problema para a empresa, uma vez que, com a emissão da nota fiscal o Fisco já sabe que o documento deveria ser escriturado e é por isso que o número de notificações eletrônicas contra empresas que não possuem este tipo de ferramenta tem crescido rapidamente.

Com a utilização de sistemas desse tipo é possível automatizar as rotinas que há alguns anos eram feitas de forma manual e que demoravam bastante tempo para serem realizadas, além de promover mais agilidade e segurança no processo de cálculo de impostos, evitando problemas causados por erros manuais.
⠀⠀⠀⠀⠀​⠀⠀⠀

Dicas para evitar problemas com o Fisco

O uso da tecnologia como aliada para a prestação de informações corretas é um dos 7 passos importantes que sugerimos para evitar problemas fiscais.

Para conferir quais são os outros passos, confira o nosso eBook com dicas que vão ajudar com que as responsabilidades fiscais, tributárias e contábeis da sua empresa estejam corretas e sempre em dia. Evitando assim, problemas com o Fisco.

Não deixe de acompanhar a Bernhoeft no blog e nas redes sociais, pois costumamos postar dicas interessantes para o seu negócio e se você entender que sua empresa precisa de apoio nesse sentido, clique aqui e veja como podemos te ajudar.

Contabilidade , , ,
SWITCH THE LANGUAGE