fbpx

Blog

11/02/2020

Você sabia que ao declarar as benfeitorias feitas no seu imóvel fará você pagar menos imposto futuramente?

Isso mesmo. Como não é possível atualizar o preço dos imóveis pelo valor de mercado na declaração, benfeitorias como reformas, ampliações e construções são as únicas maneiras possíveis de atualização do custo de aquisição.

Redução do valor do IR

Nesse caso, ao adicionar o valor das benfeitorias, você estará aumentando o valor do bem, consequentemente, no caso de uma eventual venda deste imóvel, haverá uma redução do ganho de capital quando comparado com o valor sem as benfeitorias e, dessa forma, ao reduzir o valor do ganho de capital você estará diminuindo o valor do imposto de renda (IR) devido na operação.

declarar benfeitorias feitas no seu imóvel

Não é todo tipo de gasto que o Fisco permite que seja incorporado ao custo de aquisição e a Receita Federal lista todas as despesas que podem ser consideradas como benfeitoria. Obviamente, todas as despesas precisam estar devidamente comprovadas através de notas fiscais e recibos e, como o prazo para fiscalização é de 5 anos, o contribuinte deve guardar a documentação por todo este período.

Busque informações com seu contador sobre quais tipos de gastos podem ser considerados, evitando que haja questionamento e pedidos de explicação por parte da Receita Federal, atrasando o pagamento de sua restituição, se for o caso.

declarar as benfeitorias feitas no seu imóvel - contador

Fique atento as demais dicas que sobre declaração de imposto de renda pessoa física (IRPF) aqui.

A Bernhoeft atua na prestação de serviços contábeis e tributários para pessoas físicas e jurídicas. Saiba como podemos te ajudar clicando aqui.

Blog, Receita Federal , , ,
SWITCH THE LANGUAGE