A adoção de práticas de terceirização (BPO) tem se mostrado uma estratégia eficaz para muitas empresas que buscam otimizar suas operações e, possivelmente, reduzir custos. Com a terceirização da folha de pagamento, as empresas podem focar em suas competências principais enquanto especialistas lidam com funções administrativas e operacionais. Isso permite uma maior flexibilidade, acesso a tecnologias e a possibilidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. O BPO pode ser um verdadeiro parceiro para aquelas organizações que estimam crescimento e reconhecem que se ater à processos burocráticos pode ser um gargalo para o seu objetivo. A terceirização da folha de pagamento, quando feita com uma empresa especializada, costuma ser um aliado na tomada de decisões estratégicas guiada por dados. Você já parou para pensar na complexidade por trás da administração da folha de pagamento? Seja você uma empresa iniciante ou um veterano nos negócios, certamente já se deparou com os desafios que essa tarefa pode apresentar. A terceirização da folha de pagamento, é vista como um bom caminho para empresas que desejam otimizar seus processos. Isso é possível porque você contrata um parceiro para conduzir as burocracias trabalhistas, enquanto seu time interno foca em estratégias para alavancar os objetivos de negócio. Então, podemos dizer que essa terceirização da folha de pagamento, realizada por uma empresa que opera BPO, tornou-se uma estratégia eficaz para lidar com os aspectos complicados da gestão de recursos humanos. Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o BPO de folha de pagamento, desde os benefícios tangíveis até os desafios inerentes a essa abordagem, passando pelas principais perguntas e mostrando como nós conseguimos desempenhar esse papel tão bem ganhando destaque nacional por esse serviço. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=-tQNu98HnT4&utm_source=site&utm_medium=blog_BPO_de_Folha&utm_campaign=cont_07_24&utm_id=MKT_YOUTUBE[/embed] O que é a Terceirização da Folha de Pagamento? Também conhecido como BPO de folha de pagamento, é a terceirização dos processos rotineiros feitos pelo departamento pessoal. É quando uma empresa externa assume a responsabilidade pela administração e processamento da sua folha de pagamento. Essa terceirização assume tarefas como o processamento de admissões, cálculo de férias, rescisões, salários, tributos e encargos sociais, administração dos benefícios oferecidos pela empresa aos seus colaboradores, bem como a gestão do ponto e outros aspectos inerentes à composição da folha. Essa abordagem permite que as empresas se concentrem em suas principais competências, enquanto especialistas lidam com as complexidades associadas à folha de pagamento. Quais os benefícios da terceirização da folha? Manter um departamento pessoal dentro da sua empresa pode não ser o melhor dos cenários. É comum enfrentar dificuldades com perdas de histórico devido a rotatividade de funcionários, com constantes atualizações sobre mudanças legislativas, bem com questões relacionadas ao sindicato, principalmente acompanhamento e adoção do que é estipulado nas convenções coletivas, na automação de processos, no cumprimento de prazos e na elaboração de relatórios precisos. Ou seja, os recursos que estão sendo destinados ao departamento pessoal, poderiam ser realocados de forma estratégica. Esse é apenas um dos benefícios observados pela terceirização da folha de pagamento, podemos citar outros três tão importantes quanto: Redução de custos Pelo ponto de vista financeiro à longo prazo, contratar uma empresa de BPO é mais vantajoso do que manter uma equipe, mesmo que reduzida, de especialistas em departamento pessoal. Além disso, é possível economizar em infraestrutura, software e treinamento para manter o pessoal sempre atualizado. Ou seja, contratar uma empresa de BPO pode reduzir custos. Minimizando erros Terceirizar a folha de pagamento é benéfico, também, pelo ponto de vista regulatório. Mesclar atividades de RH e departamento pessoal pode sobrecarregar a equipe, de diversas maneiras, o que os deixa suscetíveis a erros. A legislação em si já é um gargalo, quanto mais experiência e contato com a gestão da folha de pagamento, menor são as chances de equívocos. Além disso, o volume de trabalho pode fazer com que a equipe deixe passar erros sistêmicos que poderiam ser ajustados na origem, mas acabam se tornando uma bola de neve com ajustes pontuais, à longo prazo é uma maneira de trabalhar bem perigosa. A sobrecarga pode, ainda, tornar a equipe automática. E quando se fala de RH estratégico e operacional, estamos falando de desperdiçar talentos com um alta carga de trabalho quando poderiam, facilmente, ser direcionados a trabalhar melhor os seus talentos em estratégias que potencializariam os ganhos da empresa. Eficiência operacional Nosso BPO de Folha de Pagamento combina tecnologia de ponta e especialistas na área, o que reduz drasticamente o tempo de processamento da folha, garantindo o cumprimento de prazos e obrigações. Dentre nosso leque de possibilidades, temos um portal interativo, lugar em que os colaboradores recebem de forma automatizada os seus documentos trabalhistas como contracheque, o informe de rendimentos e recibos de férias sem que o RH precise enviar. Já os gestores têm acesso a relatórios gerenciais para decisões estratégicas. Admissão eletrônica integrada com Folha de Pagamento. Dashboard com informações como turnover, percentual de homens e mulheres e aniversariantes, atualizado em tempo real. A tecnologia dentro do BPO proporciona comunicação ágil e atualização em tempo real, administração dos dados sensíveis, gestão descentralizada da folha de pagamento, avisos constantes de dados incompletos, duplicados ou inconformidades legislativas. Tudo isso em um ambiente 100% online. O mais interessante desse ponto é a possibilidade do seu pessoal, antes do departamento pessoal, migrar para uma área mais tática da administração de pessoas: o RH estratégico! Cada vez mais as empresas estão entendendo que devem focar mais os seus esforços nas pessoas e menos nos processos. Essa maneira de atuar rende bons frutos à longo prazo. Detalhamos a importância de pensar sua empresa através dos olhos do RH estratégico em um blog feito em conjunto com o nosso RH. Leia completo aqui: Insights para um RH estratégico! Quais são as atividades desenvolvidas por um BPO de Folha de Pagamento? Todas as atividades rotineiras que têm como objetivo a geração da folha de pagamento, são feitas pelo BPO de folha. Aqui na Bernhoeft, destacamos: ✦ Registro dos eventos variáveis; ✦ Gestão e apuração do ponto eletrônico; ✦ Geração do arquivo para integração bancária; ✦ Controle dos benefícios oferecidos pela empresa; ✦ Cálculo e confecção das guias dos encargos sociais; ✦ Elaboração dos processos admissionais e demissionais; ✦ Elaboração e envio das obrigações acessórias mensais e anuais; ✦ Acompanhamento da legislação, dos acordos e convenções coletivas; ✦ Integração dos eventos da folha e provisões com o software contábil; ✦ Operacionalização dos eventos de SST e das Ações Judiciais no e-Social; ✦ Geração dos relatórios de provisões de férias e 13 salário, por colaborador; ✦ Elaboração da folha de pagamento mensal, 13 salário, complementares e PLR. Importante lembrar que algumas empresas que prestam esse serviço não têm escopo definido, as atividades podem ser combinadas de acordo com a demanda da sua empresa. Como saber quando devo terceirizar a folha de pagamento? Embora as demandas possam variar de uma empresa para outra, há problemas comuns que indicam a necessidade de considerar a terceirização da folha de pagamento. Em empresas de menor porte, a falta de tempo, experiência, e os frequentes erros podem ser obstáculos na gestão da folha de pagamento, além do desafio de acompanhar as constantes mudanças na legislação trabalhista. Já para empresas maiores, o volume de informações e a complexidade dos processos de atualização da legislação trabalhista, tributária e sindical costuma ser um gargalo. Além do que, manter uma equipe interna que consiga dar conta de todas essas pontas pode ser caro demais. Observando o dia a dia da sua empresa, o desempenho do departamento pessoal, e os feedbacks que, eventualmente, devem surgir em relação à folha de pagamento, você vai entender se é chegada a hora de terceirizar. De antemão queremos deixar claro que essa passagem de bastão é importante e deve ser feita o mais cedo possível, não importa o tamanho da sua empresa. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=T4UZXE76pEc&utm_source=site&utm_medium=blog-terceirizacao-da-folha-de-pagamento&utm_campaign=MKT_7_24&utm_id=MKT_YOUTUBE[/embed] Case de sucesso Localizada em João Pessoa, a Epasa, Centrais Elétricas da Paraíba, é uma usina termoelétrica que tem o objetivo de assegurar a operação e a segurança da região Nordeste, em conjunto com outras usinas que compõe o parque gerador daquela região. Na Epasa a dinâmica de cuidar de gente é um pouco diferente. O RH está junto à presidência, eles acreditam no desenvolvimento pleno das pessoas. Para trabalhar na Epasa é preciso se identificar com a cultura e os objetivos da empresa. Nas palavras de seu Juca, José Ferreira Abdal Neto, diretor-presidente da Epasa "Para não ocupar muito tempo, para não criar uma área de RH muito grande, desde sempre a gente procurou terceirizar esse serviço. Ela nos tira esse peso e a preocupação para darmos mais atenção ao empregado e o seu bem-estar aqui dentro". Abaixo deixamos o vídeo da Epasa que fala exatamente sobre o tema que estamos discutindo, pela perspectiva do nosso cliente. Ressaltamos que a Epasa possui um pouco mais de 100 funcionários e, ainda assim, enxerga na terceirização da folha de pagamento um grande aliado para o core business da empresa que é levar energia para o Brasil. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=FvZmKqtv_2M&utm_source=site&utm_medium=blog-terceirizacao-da-folha-de-pagamento&utm_campaign=MKT_7_24&utm_id=MKT_YOUTUBE[/embed] Quanto custa terceirizar a folha de pagamento? O valor para terceirizar a folha de pagamento pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o tamanho da empresa, o número de funcionários e a complexidade das necessidades de folha de pagamento. Normalmente, os custos são baseados em uma combinação de taxas fixas e variáveis. É importante analisar qual o escopo oferecido por cada empresa terceirizada e entender o que faz mais sentido para sua empresa. Uma dica é pensar à longo prazo. Folha de pagamento é uma obrigação mensal que você terá sempre. São dados sigilosos e sensíveis que devem ser acolhidos por uma empresa que tenha compromisso com a segurança, além de expertise e experiência na geração da folha. Gestão de Folha x Bernhoeft Vibrar com o seu sucesso faz parte de quem somos, está em nosso manifesto. Trabalhamos avidamente para que sua empresa atinja os objetivos traçados da melhor maneira possível, sempre com qualidade. Nesse caminho funcionamos como uma aliada. O BPO de Folha de Pagamento é o nosso produto que cuida da gestão da folha de pagamento. Ele está inserido dentro da área de BPO, que conta com mais três produtos. Junto com o BPO de Folha, temos o BPO Contábil, BPO Tributário e BPO Financeiro, que podem ser contratados de forma individual, combinada ou completa. Aqui na Bernhoeft o escopo de serviço é você quem escolhe, executamos todas as tarefas do departamento pessoal, podendo incluir gestão de benefícios e gestão do ponto. Nosso objetivo nesse texto não é demonstrar o que fazemos, mas como fazemos, é aí que reside o nosso diferencial. Adotamos as mais recentes e seguras tecnologias para agilizar processos e minimizar possibilidade de erros. Incorporamos, em nosso dia a dia, uso de ferramentas que nos ajudam de diversas maneiras, como por exemplo, ajuste de dados dos seus funcionários são feitas simultaneamente em tempo real via app. Nossa equipe é apta a atender qualquer segmento e porte, nacionais e multinacionais. Falando nela, estão sempre disponíveis, por qualquer meio de comunicação, para tirar dúvidas e resolver qualquer contratempo que eventualmente surja. É bom destacar que, dentro do time, há pessoas plurais e especialistas em diversas áreas, como por exemplo especialista em folha com expatriado e, também, Funrural. Tudo isso trabalha em conjunto para que os prazos sejam atendidos rigorosamente, dentro do que foi planejado, com máxima atenção entregando dados seguros e precisos para tomadas de decisão estratégicas. Também somos uma das poucas empresas de Folha que conta com um departamento de CS (Customer Success), que garante contato próximo e dedicado. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=yhPHgIdybXY&utm_source=site&utm_medium=blog-terceirizacao-da-folha-de-pagamento&utm_campaign=MKT_7_24&utm_id=MKT_YOUTUBE[/embed] Vamos trabalhar juntos?! 🚀
SAIBA MAISBPO
Entenda como nossos serviços de BPO ajudam a sua empresa a alcançar os objetivos com assertividade e agilidade!
Oferecemos uma série de serviços de BPO, que podem ser contratados individualmente ou de forma completa. Todos com especialistas dedicados a contribuir com a conformidade e segurança em cada etapa do processo. Leia mais sobre cada BPO e saiba como podemos ajudá-lo a desburocratizar processos e potencializar a tomada de decisões com base em dados.
-
Como funciona a transição de serviços?
Se você está procurando mudar de contador, saiba que é possível fazer a transição a qualquer momento, sem prejuízos para a sua empresa. Mas é importante que tudo seja feito de forma natural e sem transtornos, por isso, é essencial que haja um alinhamento prévio de responsabilidades e definições de prazos entre todos os envolvidos.
O processo de transição começa com uma reunião de onboarding para apresentação da equipe que irá atendê-lo. Essa equipe é formada não só por contadores especializados, mas também por profissionais de Customer Success, que irão conhecer a sua empresa, entender os principais contatos e obter detalhes sobre a operação e controles relevantes.
Durante essa reunião, discutimos cronogramas, envios e integrações de informações, procedimentos e outros aspectos importantes para garantir uma transição suave e sem problemas. Além disso, fornecemos listas de documentos que a empresa precisará manter em arquivo, que o antigo prestador de serviço precisará enviar para a Bernhoeft e também àqueles que precisaremos receber mensalmente da sua empresa.
Na Bernhoeft, estamos prontos para ajudá-lo em todas as etapas da transição, oferecendo suporte e orientação para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.
-
Quais segmentos a Bernhoeft atende?
Nosso jeito de atuar é diferente do que você está acostumado a ver em médios e grandes escritórios contábeis. Nós não dividimos nossa equipe em departamentos, mas sim em células de atendimento, compostas por profissionais especializados nas diversas áreas da contabilidade. Cada célula é responsável por uma série de clientes e se torna especializada em cada segmento, permitindo que possamos atender empresas de todos os portes e ramos de atuação com excelência.
Essa especialização de cada célula é um dos nossos principais diferenciais. Afinal, não dá para exigir que um único profissional entenda profundamente sobre todos os segmentos e todas as áreas da contabilidade. Por isso, temos equipes especializadas que atendem escritórios de advocacia, empresas de tecnologia, sociedades médicas e hospitalares, construtoras e empresas de engenharia, indústrias e comércios, subsidiárias de empresas estrangeiras, transportadoras, empresas na área de energia, petróleo e gás, e muito mais.
Com essa expertise, estamos preparados para atender empresas de todas as nacionalidades e portes, inclusive aquelas que exigem o uso de sistemas como SAP, Totvs, Senior, Sankhya e outros. E para garantir que a transição de contabilidade seja tranquila e sem transtornos, oferecemos uma reunião de onboarding para apresentação da equipe que atenderá seu negócio e um alinhamento prévio de responsabilidades e definições de prazos.
-
Como são as rotinas do dia a dia?
Oferecemos serviços de BPO para ajudar empresas a realizarem suas rotinas diárias de forma eficiente e segura, permitindo que você possa se concentrar no crescimento do seu negócio.
No BPO Financeiro, a equipe processa diariamente todas as NFs, além de cuidar das questões bancárias de pagamentos, garantindo a baixa e análise dos recebimentos, conciliações bancárias e relatórios diversos que também apoiarão o fechamento fiscal e contábil.
No BPO de Folha de Pagamento, todas as informações dos colaboradores são tratadas de acordo com as normas da LGPD, desde admissões até rescisões de trabalho. As informações são recebidas e disponibilizadas para o cliente através do nosso portal de relacionamento.
O BPO Fiscal coleta informações de NFs emitidas e recebidas através de varredura sistêmica nos portais do governo para proceder com a escrituração, cálculo dos tributos e declarações acessórias.
Já no BPO Contábil, todas essas informações são integradas na contabilidade e verificadas para minimizar possíveis erros. A equipe realiza a reconciliação de contas, lançamentos de provisões, composições de contas patrimoniais, fechamento do balancete e elaboração das demonstrações financeiras.
-
Quais informações receberei mês a mês?
Acreditamos que cada cliente é único e, por isso, oferecemos um atendimento personalizado e especializado. Quando contratado o nosso pacote completo de serviços, disponibilizamos uma variedade de informações para nossos parceiros de negócios. Isso inclui demonstrações financeiras acompanhadas por um relatório detalhado que destaca os principais pontos observados durante o processo de fechamento.
Além disso, nosso dashboard sistêmico fornece uma visão geral das informações financeiras, contábeis, da folha de pagamento e fiscais, que pode ser acessada tanto de forma geral quanto individual.
Com nosso portal de relacionamento, você tem acesso a informações atualizadas não apenas no mês corrente, mas também anteriores. Isso inclui relatórios contábeis, documentos fiscais e também relacionados à folha de pagamento, como os encargos sociais e holerites.
Para sua maior comodidade, seus colaboradores também podem acessar seus próprios holerites e informes de rendimento anual, além de recibos de férias e outras informações importantes, utilizando seu próprio login e senha.
-
Como funciona a transição de serviços?
-
Quais segmentos a Bernhoeft atende?
-
Como são as rotinas do dia a dia?
-
Quais informações receberei mês a mês?
-
Como funciona a transição de serviços?
Se você está procurando mudar de contador, saiba que é possível fazer a transição a qualquer momento, sem prejuízos para a sua empresa. Mas é importante que tudo seja feito de forma natural e sem transtornos, por isso, é essencial que haja um alinhamento prévio de responsabilidades e definições de prazos entre todos os envolvidos.
O processo de transição começa com uma reunião de onboarding para apresentação da equipe que irá atendê-lo. Essa equipe é formada não só por contadores especializados, mas também por profissionais de Customer Success, que irão conhecer a sua empresa, entender os principais contatos e obter detalhes sobre a operação e controles relevantes.
Durante essa reunião, discutimos cronogramas, envios e integrações de informações, procedimentos e outros aspectos importantes para garantir uma transição suave e sem problemas. Além disso, fornecemos listas de documentos que a empresa precisará manter em arquivo, que o antigo prestador de serviço precisará enviar para a Bernhoeft e também àqueles que precisaremos receber mensalmente da sua empresa.
Na Bernhoeft, estamos prontos para ajudá-lo em todas as etapas da transição, oferecendo suporte e orientação para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.
-
Quais segmentos a Bernhoeft atende?
Nosso jeito de atuar é diferente do que você está acostumado a ver em médios e grandes escritórios contábeis. Nós não dividimos nossa equipe em departamentos, mas sim em células de atendimento, compostas por profissionais especializados nas diversas áreas da contabilidade. Cada célula é responsável por uma série de clientes e se torna especializada em cada segmento, permitindo que possamos atender empresas de todos os portes e ramos de atuação com excelência.
Essa especialização de cada célula é um dos nossos principais diferenciais. Afinal, não dá para exigir que um único profissional entenda profundamente sobre todos os segmentos e todas as áreas da contabilidade. Por isso, temos equipes especializadas que atendem escritórios de advocacia, empresas de tecnologia, sociedades médicas e hospitalares, construtoras e empresas de engenharia, indústrias e comércios, subsidiárias de empresas estrangeiras, transportadoras, empresas na área de energia, petróleo e gás, e muito mais.
Com essa expertise, estamos preparados para atender empresas de todas as nacionalidades e portes, inclusive aquelas que exigem o uso de sistemas como SAP, Totvs, Senior, Sankhya e outros. E para garantir que a transição de contabilidade seja tranquila e sem transtornos, oferecemos uma reunião de onboarding para apresentação da equipe que atenderá seu negócio e um alinhamento prévio de responsabilidades e definições de prazos.
-
Como são as rotinas do dia a dia?
Oferecemos serviços de BPO para ajudar empresas a realizarem suas rotinas diárias de forma eficiente e segura, permitindo que você possa se concentrar no crescimento do seu negócio.
No BPO Financeiro, a equipe processa diariamente todas as NFs, além de cuidar das questões bancárias de pagamentos, garantindo a baixa e análise dos recebimentos, conciliações bancárias e relatórios diversos que também apoiarão o fechamento fiscal e contábil.
No BPO de Folha de Pagamento, todas as informações dos colaboradores são tratadas de acordo com as normas da LGPD, desde admissões até rescisões de trabalho. As informações são recebidas e disponibilizadas para o cliente através do nosso portal de relacionamento.
O BPO Fiscal coleta informações de NFs emitidas e recebidas através de varredura sistêmica nos portais do governo para proceder com a escrituração, cálculo dos tributos e declarações acessórias.
Já no BPO Contábil, todas essas informações são integradas na contabilidade e verificadas para minimizar possíveis erros. A equipe realiza a reconciliação de contas, lançamentos de provisões, composições de contas patrimoniais, fechamento do balancete e elaboração das demonstrações financeiras.
-
Quais informações receberei mês a mês?
Acreditamos que cada cliente é único e, por isso, oferecemos um atendimento personalizado e especializado. Quando contratado o nosso pacote completo de serviços, disponibilizamos uma variedade de informações para nossos parceiros de negócios. Isso inclui demonstrações financeiras acompanhadas por um relatório detalhado que destaca os principais pontos observados durante o processo de fechamento.
Além disso, nosso dashboard sistêmico fornece uma visão geral das informações financeiras, contábeis, da folha de pagamento e fiscais, que pode ser acessada tanto de forma geral quanto individual.
Com nosso portal de relacionamento, você tem acesso a informações atualizadas não apenas no mês corrente, mas também anteriores. Isso inclui relatórios contábeis, documentos fiscais e também relacionados à folha de pagamento, como os encargos sociais e holerites.
Para sua maior comodidade, seus colaboradores também podem acessar seus próprios holerites e informes de rendimento anual, além de recibos de férias e outras informações importantes, utilizando seu próprio login e senha.
Conheça o que dizem os nossos clientes!
Ricardo Gama STOCKOToda vez que a gente tem a oportunidade nós indicamos a Bernhoeft. Um bom valor agregado e um bom serviço prestado. Não importa o dia e o horário, se precisarmos, temos o contato e suporte de vocês.
Joseph Leahy FINANCIAL TIMESEles me ajudaram na capacitação de execução do meu trabalho que é reportar ao Brasil como Jornalista, e não me preocupar tanto com a área de contabilidade.
Luiz Piauhylino Filho KWP/SUNLUTIONAvalio de forma muito positiva os serviços prestados pela Bernhoeft para todas as empresas do meu grupo... e com certeza eu recomendo a Bernhoeft para diversos outros parceiros, clientes, que eventualmente tenham a necessidade de ter um serviço de contabilidade de alto nível, no padrão que a Bernhoeft oferece.
Demis Cunha SKYFIIO serviço da Bernhoeft no geral é tão bom que eu acho que todas as entregas valem a pena, não uma específica. ... Todas as entregas são muito boas, tanto na área fiscal, folha, nunca tivemos nenhum problema. Está trabalhando conforme o esperado, está superando as nossas expectativas
Gabriel PORTIALACDesde o início vocês foram extremamente atenciosos comigo. Ter alguém que orienta, explica, dá os caminhos das pedras foi bem significativo para a gente. Eu super recomendo a Bernhoeft, eu avalio como uma parceria muito positiva.
Já estão conosco
Solicite uma proposta
Vamos trabalhar juntos? É só preencher o formulário. Nossa equipe vai agendar com você.
Blog
Com tantas empresas disponíveis no mercado, como escolher o melhor fornecedor de folha de pagamento? Se você está lendo esse blog, então entende a importância de deixar o seu time de RH centrado nas pessoas e nos objetivos estratégicos da organização, certo? Para entendermos se estamos mesmo alinhados, vamos recapitular: a terceirização da folha de pagamento, dentre tantos benefícios, permite que sua empresa tenha acesso a tecnologia de ponta para minimizar erros e atender os prazos solicitados, além de contato direto com especialistas sem que haja um vínculo empregatício, reduzindo consideravelmente os custos com reciclagens e atualizações. Essas são algumas vantagens da terceirização, existem muitas outras, mas nós já sabemos. A dúvida que provavelmente te trouxe a esse artigo é: como escolher o parceiro que melhor me atenderá? É um bom questionamento! Foi-se a época em que achávamos que a folha de pagamento era uma simples obrigação mensal. Há um bom tempo entendemos que dela conseguíamos tirar bons insights que nos ajudavam em outras questões mais estratégicas. Além disso, esta é uma área que atua diretamente com dados sensíveis, isso nos obriga a reforçar a segurança para que o nosso trabalho esteja alinhado à lei geral de proteção de dados. Então, sem mais delongas, essa é uma trilha para que, ao final, você consiga extrair o melhor que pode e tenha uma referência do que observar no seu futuro fornecedor. Lembre-se, é possível deixar comentários neste artigo ou, se preferir, pode nos mandar uma mensagem em nossas redes sociais! ▷ Checklist nada óbvio para encontrar o melhor fornecedor de folha de pagamento! #1 ✅ Afinidade com o parceiro de folha Subestimamos o poder da afinidade quando falamos de negócio e aqui abrimos espaço para que ela venha à tona. Encontrar o parceiro ideal vai muito além de simplesmente escolher uma empresa com bons números e um preço competitivo, seu próximo parceiro de folha de pagamento precisa ter afinidade com os seus objetivos de negócio. De nada adianta apenas fornecer um serviço se o seu parceiro não se interessa pelo caminho que você pretende trilhar. Encontrar uma empresa que compreenda verdadeiramente as necessidades e valores do seu negócio, que consiga estabelecer uma conexão sólida e mútua, onde ambas as partes compartilhem uma visão comum de sucesso, que entenda a cultura da sua empresa, os desafios que enfrenta e até mesmo os objetivos que deseja alcançar, facilita a comunicação e a colaboração, bem como permite uma personalização dos serviços, garantindo que suas necessidades sejam amplamente atendidas. Trazendo a temática para cenários reais, citaremos alguns exemplos que você pode pensar em como o seu fornecedor de folha de pagamento deve estar em sintonia com você. O primeiro deles é ter uma equipe de customer sucess à disposição, são eles que vão melhor entender suas necessidades e objetivos e trabalhar proativamente para alcançá-los. Por meio dessa equipe, é possível realizar check-ins regulares sobre performance, monitorar os indicadores-chave, estabelecer um relacionamento sólido entre operação e empresa e identificar oportunidades que potencializem o propósito definido. Adaptabilidade é uma afinidade importante a observar. Se podemos te dar uma dica, questione se aquela empresa em potencial tem recursos suficientes para se ajustar às imprevisibilidades. Explicamos melhor, mensalmente há cronogramas a serem cumpridos, entendendo que há situações em que o prazo precisa ser seguido ainda que você não cumpra com determinada demanda/entrega, o que seu potencial fornecedor de folha consegue fazer para ajudar? Fica esse questionamento. Sendo assim, ao buscar o melhor fornecedor de folha de pagamento, não subestime a importância da afinidade. Procure por uma empresa que não seja apenas competente tecnicamente, mas que também compartilhe seus valores e objetivos. Essa conexão pode fazer toda a diferença para o sucesso de ambas. #2 ✅ Personalização, comunicação e suporte. Histórico da empresa e custo-benefício são indicadores que devem ser levados em consideração no momento de escolha, mas que são comuns, você já deve ter uma noção do que sua empresa precisa saber desses dois quesitos. Agora, esses três pontos [personalização, comunicação e suporte] costumam ser diferentes nos diversos fornecedores de folha e são pontos que costumam ser motivo de migração de fornecedor. Cada empresa é única, com suas próprias políticas, procedimentos e requisitos, portanto, embora a folha de pagamento em si seja uma obrigação padrão, a maneira como é feita pode ser personalizada de acordo com a sua demanda. Encontrar um parceiro que entenda e consiga conduzir essa singularidade, faz a diferença. Perceba, acima falamos ''consiga conduzir'' porque entender pode ser o básico, mas expertise para trabalhar em cima das suas demandas, é uma outra história. A personalização dos serviços permite que você receba exatamente o que precisa, sem ter que lidar com funcionalidades desnecessárias ou inadequadas para o seu negócio. Isso não só aumenta a eficiência e a precisão do processo de folha de pagamento, como também pode economizar tempo e recursos, já que você não precisa lidar com ajustes ou adaptações constantes. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=-tQNu98HnT4&utm_source=site&utm_medium=blog-o-que-procurar-em-uma-empresa-de-bpo-de-folha&utm_campaign=mkt_06_23&utm_id=MKT_SESSOES%5D[/embed] Pensando como esse universo que envolve funcionários, leis e obrigações é mutável, a flexibilidade torna-se tópico fundamental nesse debate. Saber lidar com rapidez e proatividade, às mudanças inevitáveis que ocorrem, seja na legislação trabalhista, uma reestruturação interna ou a necessidade de adotar novas tecnologias, é papel essencial do seu fornecedor de folha de pagamento. Essa preocupação também se estende ao suporte. Aqui na Bernhoeft é comum nos reunirmos com empresas que estão tentando um novo fornecedor de folha de pagamento porque o seu atual parceiro não consegue atendê-lo de maneira rápida. A gente sabe como é ruim ter uma dúvida e não ter com quem contar ou até ter, mas saber que aquele contato vai demorar. Não tem nada pior. Sabendo desse gargalo que alguns fornecedores de folha enfrentam, é bacana que você esteja atento quando estiver buscando o seu. Perceba como a comunicação é feita, se através de chamado, se você terá acesso ao especialista responsável pela sua conta, se o contato pode ser feito via e-mail, telefone ou WhatsApp, quais as facilidades que essa empresa oferece a você quando as coisas apertam. Problemas podem surgir a qualquer momento, e é reconfortante saber que você tem um parceiro confiável pronto para ajudar quando necessário. Isso faz toda a diferença na sua experiência! Já que falamos ali sobre empresas que nos procuram com essa queixa, então achamos legal da nossa parte explicar que por aqui nosso modus operandi é um pouco diferente do que é praticado no mercado. Entregar valor de maneira descomplicada e humanizada é o nosso propósito, por isso você nunca estará só, não importa a dificuldade, se simples ou complexa, você tem acesso ao especialista responsável pela sua empresa, por qualquer meio de comunicação de sua preferência. Com isso, estamos garantindo uma parceria ativa, pautada no entendimento de que somos aliados do seu negócio, portanto, você pode contar conosco sempre que precisar. #3 ✅ Tecnologia e recursos oferecidos Chegamos ao terceiro e último tópico desse checklist que tem como objetivo treinar o seu olhar para encontrar o melhor parceiro da folha de pagamento. Quando falamos de tecnologia e recursos oferecidos temos o hábito de pensar quais os programas que beneficiarão a nossa empresa de maneira direta. Qual o software que o fornecedor usa, quais os programas que nós (enquanto contratante) teremos acesso. E, perceba, isso é fundamental saber. Mas, tem outros recursos que devem estar no seu radar no momento de escolha, que são: como o seu fornecedor garante a segurança da informação? Quais as tecnologias os diferenciam do mercado? Em que momento posso me beneficiar delas? Aqui na Bernhoeft, por exemplo, você tem acesso a tecnologias que trazem benefícios aceleradores de rotina. Podemos citar workflow de admissão personalizado integrado com sistema de folha, dashboards com dados gerenciais como turnover, percentual de mulheres e homens ativos na instituição, ambiente para cadastro e atualizações de informações como férias, faltas, verbas e ponto em tempo real. Além, é claro, de plataformas que contém assinatura digital, arquivo bancário com pix e criptografado. Também levamos muito a sério a segurança dos dados. Para que tudo esteja em conformidade, reservamos uma equipe específica que comanda as ações que garantem o cumprimento da LGPD e das normas, políticas e procedimentos que atendem os padrões internacionais em três níveis de segurança: o nível organizacional, o nível físico e tecnológico e o nível cultural da empresa. /// Podemos nos apresentar? Caso você ainda não nos conheça, nós somos a Bernhoeft! Uma empresa pernambucana que criou asas e há 27 anos atua com empresas nacionais e internacionais, de todos os portes e setores, redesenhando um ambiente em que seja possível trabalhar no presente, com o olhar aberto ao mundo e as todas as possibilidades e conexões que ele nos oferece! Por aqui, prestamos serviços de consultoria em Gestão de Folha de Pagamento, BPO, Cálculos Judiciais, Gestão de Terceiros e Consultoria Tributária. Em todas as frentes de negócio, o objetivo é um só: seu sucesso. Em Gestão de Folha de Pagamento, acreditamos que a combinação de um RH estratégico e nossa expertise formam uma dupla imbatível. Nós operamos em níveis altíssimos de qualidade e celeridade às exigências trabalhistas para que sua empresa tenha total compliance. A essência do nosso projeto é: gestão de folha, do ponto e de benefícios. A sua parte é nos manter informados de tudo, enquanto nós trabalhos o suficiente para que nada te escape. 100% de terceirização, 100% de dedicação e bons resultados.
SAIBA MAISNa busca pela excelência operacional e pelo crescimento sustentável, as empresas estão cada vez mais reconhecendo o papel fundamental do Departamento de Recursos Humanos como um parceiro estratégico. Neste blog, exploraremos como uma abordagem baseada na psicologia positiva, especialmente através da metodologia CliftonStrengths da Gallup, pode transformar a cultura organizacional e impulsionar resultados significativos. O que acontecerá quando pensarmos no que está certo com as pessoas ao invés de nos fixarmos no que está errado?" Assim fala Donald Clifton, o pai da psicologia positiva. Ele nos instiga a pensar sobre o que aconteceria se nos concentrássemos no que está certo com as pessoas, em vez de nos fixarmos no que está errado. Esta abordagem orientada para os pontos fortes nos leva a valorizar a singularidade de cada indivíduo e potencializar o que as pessoas têm de melhor: os seus talentos naturais. É uma ideia na contramão do que é natural, já que pensamos, na maioria das vezes, em como melhorar algo que não somos naturalmente bons, ou seja, os pontos que não funcionam bem. Aqui na Bernhoeft, colocar as pessoas certas nos lugares certos é algo que buscamos de forma constante. Implementar uma cultura baseada nos talentos naturais do nosso time fez todo o sentido e possibilitou ampliar de forma profunda o autoconhecimento das pessoas, para que, assim, se tornassem cada vez mais confiantes e capazes de gerar os melhores resultados. "Iniciamos a nossa jornada pelos sócios, liderança, e hoje todo o nosso time possui os 5 talentos mapeados. Os benefícios superam o âmbito profissional", ressalta Rafaela Lucena, Diretora de Gente e Cultura. O poder de investir nos talentos do time dentro de uma organização Você deve estar pensando - mas se eu focar esforços apenas no que for bom e esquecer dos pontos de melhoria, terei problemas no futuro - e você tem razão. A cultura de desenvolvimento dos pontos fortes não esquece daquilo que ainda não somos bons, mas tem uma opinião forte sobre esse aspecto. Focar nos pontos fracos vai fazer com que você gaste mais tempo para ser apenas mediano. Para ser realmente bom, precisará investir muito tempo, esforço e energia. A ideia, então, é administrar os pontos que você não é tão bom. Perceba, não é focar, é administrar. Assim é possível alcançar um lugar diferente do ruim. Potencializar os seus talentos fará com que você, ao investir neles, transforme-os em verdadeiros pontos fortes. É abandonar a ideia de ser completo e abraçar o objetivo de ser cada vez melhor no que se é naturalmente superior. Trazendo para a realidade profissional, muitas vezes as lideranças focam nos pontos que precisam ser mudados e esquecem de ressaltar em seus funcionários os seus talentos. Isso vai criando uma atmosfera de resistência e insegurança. É preciso ter equilíbrio nessa maneira de conduzir o dia a dia do profissional para que o resultado não seja sentido por toda a empresa, seja em absenteísmo, baixo engajamento e até desligamento. Em um estudo feito pela Gallup percebeu-se que os profissionais que descobrem seus pontos fortes, aplicam técnicas e investem neles, estão seis vezes mais propensos a se envolver em seus trabalhos, também seis vezes mais propensos a concordar fortemente que têm a oportunidade de fazer o que fazem de melhor e três vezes mais inclinados a relatar ter uma excelente qualidade de vida. Essa evolução de pensamento é nitidamente sentida na empresa. Funcionários mais engajados, mais abertos às mudanças, mais propensos a ajudarem suas equipes, a desenvolverem seus trabalhos com excelência e a buscarem resultados cada vez melhores. Ou seja, o profissional ganha por reconhecer que a empresa investe no seu potencial e a empresa, como retorno, ganha o melhor trabalho que aquele funcionário pode executar. “Os benefícios em ter o time jogando na posição certa não se limitam a otimização do desempenho da equipe. O colaborador passa a se conectar mais com o seu trabalho, com a empresa, aumentando seu engajamento e impulsionando os resultados da organização.” — Rafaela Lucena, Diretora de Gente e Cultura na Bernhoeft. Benefícios da cultura de desenvolvimento Pesquisas da Gallup revelam que as pessoas que utilizam seus pontos fortes estão mais envolvidas, produtivas e felizes no trabalho. Elas alcançam seus objetivos com mais eficiência, possuem mais confiança e são menos propensas a emoções negativas. Potencial individual: ao se concentrar nos pontos fortes de cada pessoa, a cultura de desenvolvimento ajuda a maximizar o potencial de cada membro da equipe. Isso permite que as pessoas se concentrem no que fazem de melhor e se tornem mais eficazes em suas funções. Engajamento elevado: quando as pessoas são capazes de usar seus pontos fortes no trabalho, elas geralmente se sentem mais engajadas e motivadas. Isso pode levar a um aumento da satisfação no trabalho, redução do absenteísmo e maior retenção de talentos. Desenvolvimento contínuo: deixando de se concentrar apenas em corrigir fraquezas, a cultura de desenvolvimento baseado nos pontos fortes incentiva o desenvolvimento contínuo das habilidades e talentos que os indivíduos já possuem. Isso cria um ciclo de melhoria constante. Melhoria da produtividade: Quando as pessoas estão trabalhando em áreas que correspondem aos seus pontos fortes, tendem a ser mais produtivas e eficientes. Isso pode levar a ganhos significativos de produtividade em toda a organização. Melhor trabalho em equipe: ao reconhecer e valorizar os pontos fortes de cada membro da equipe, a cultura de desenvolvimento ajuda a promover um ambiente de trabalho colaborativo e de apoio mútuo. Resiliência: uma cultura que se concentra nos pontos fortes dos funcionários ajuda a construir uma organização mais resiliente. Quando os funcionários estão confiantes em suas habilidades e têm oportunidades para desenvolvê-las ainda mais, estão mais preparados para enfrentar desafios e mudanças no ambiente de trabalho. Cultura positiva: valorizar os pontos fortes das pessoas promove uma cultura organizacional mais positiva e inclusiva. Isso pode levar a um ambiente de trabalho mais feliz, no qual os funcionários se sentem valorizados e apreciados pelo que trazem para a equipe. Através de uma cultura de desenvolvimento baseada nos pontos fortes, as lideranças podem direcionar feedbacks e planos de desenvolvimento de forma mais eficaz, promovendo ambiente de desenvolvimento consciente. O Papel do RH Estratégico O Departamento de Recursos Humanos desempenha um papel importante na construção dessa cultura orientada para os pontos fortes. Além de promover a metodologia CliftonStrengths, o RH estratégico atua como um facilitador no alinhamento dos talentos com os objetivos organizacionais. É o RH que se encarrega de aplicar a metodologia, orientar as lideranças na busca contínua do melhor desenvolvimento, de entender quais são as falhas nesse processo e de ser, realmente, o ponto de apoio para esclarecimentos, direção e melhorias. Esse trabalho é feito desde o processo de seleção, onde é procurado candidatos que se encaixem não apenas nas habilidades técnicas, mas também nos talentos requeridos para as vagas, até o desenvolvimento contínuo dos colaboradores através de programas internos de capacitação, jornadas de carreira, feedforward e promoções internas. A jornada de desenvolvimento baseado nos pontos fortes é apenas um dos inúmeros projetos que um RH estratégico pode implementar em uma organização. O objetivo disso tudo é cada vez mais alinhar os objetivos da empresa, com as expectativas dos funcionários e suas habilidades em conseguir o melhor resultado, de maneira humana, profissional e constante. Quem apoia o RH Estratégico nessa jornada? Se o RH apoia toda a empresa, quem apoia o RH? A resposta é: Um BPO de Folha de Pagamento. Reconhecer a importância de um RH estratégico é entender que essa equipe precisa de tempo e esforço para focar cada vez mais nas pessoas e menos nos processos mensais de um departamento pessoal. Esses processos consomem muito de uma equipe de RH e não podem ser deixados de lado, já que envolve a operação básica de um departamento pessoal que é a administração e gestão da folha de pagamento, gestão de um ponto, gestão de benefícios e todas as obrigações previstas na legislação trabalhista. Tudo isso demanda muito além de tempo, requer conhecimento constante e especialização na área. Aqui entram dois problemas: uma equipe só não alcança dois objetivos que demandam muito e dividir esforços é sobrecarregar equipe. Por isso o BPO de Folha de Pagamento é uma decisão assertiva. Pegando o gancho dos pontos fortes, deixamos aqui um questionamento: por que focar sua equipe de RH, que naturalmente entende melhor sobre sua organização, seus funcionários e objetivos, em demandas puramente burocráticas, quando se pode explorar suas especializações e focar no crescimento da empresa? Apoiar-se em um parceiro que faz o BPO de Folha é assertivo porque transfere o trabalho burocrático para uma empresa especialista no assunto e que pode apoiá-los em decisões estratégicas e na conformidade legislativa, enquanto reduz significativamente os custos de manter especialistas em departamento pessoal à disposição. Todo esse investimento é retorno em um RH focado nas pessoas. Retrospectiva O foco do texto é entender a importância do desenvolvimento dos pontos fortes, para uma organização, e qual o papel do RH nesse caminho. Descobrimos que colocar as pessoas certas no lugar certo é benéfico para empresa. Investir tempo, esforço e prática nos pontos fortes vai fazer com que, naturalmente, o funcionário se sinta valorizado e com vontade de desempenhar cada dia mais o seu trabalho. Os pontos mais fracos, aquilo que não é naturalmente bom, devem ser administrados para que se consiga chegar ao ponto mediano. Demandar esforço e foco nessa parte, além de só ressaltar o quanto aquele funcionário precisa melhorar, pode causar um efeito reboot, como desânimo e até desligamento. Não é isso que estamos buscando. O RH tem um papel fundamental nesse processo de descoberta. Através da CliftonStrengths, o departamento pode atuar como um facilitador no alinhamento dos talentos com os objetivos da organização. Aqui destacamos o papel do RH cada vez mais estratégico, focado nas pessoas e não nos processos mensais. Fechamos o texto levantando o questionamento de: se o RH apoia a empresa, quem apoia o RH? respondemos à pergunta afirmando que o BPO de Folha de Pagamento assume esse papel de maneira completa e segura. Enfim, investir em uma cultura de desenvolvimento baseada nos pontos fortes e na psicologia positiva não é apenas benéfico para os colaboradores, mas também para a empresa como um todo. O RH estratégico desempenha um papel fundamental nesse processo, e os serviços de BPO de folha de pagamento podem ser um aliado poderoso para liberar o potencial máximo de sua equipe. Conte conosco nessa virada de chave! Falar com um especialista em BPO de Folha de Pagamento.
SAIBA MAISO Preço de Transferência, ou Transfer Pricing, é um conceito fundamental para empresas que realizam transações comerciais ou financeiras com organizações que residem em diferentes jurisdições fiscais. Em muitos casos, ela se refere aos preços praticados nas transações entre partes relacionadas, como empresas do mesmo grupo multinacional, em diferentes países, por exemplo. A importância do Preço de Transferência reside na necessidade de garantir que tais transações sejam realizadas em condições de arm's length, ou seja, como se fossem realizadas entre partes independentes. Isso garante a transparência e a justiça nas transações internacionais, evitando a evasão fiscal e a manipulação de lucros. O cumprimento das regras de Preço de Transferência no Brasil é crucial para empresas estrangeiras que desejam operar em conformidade com a legislação local. O não cumprimento pode resultar em multas e sanções significativas, além de comprometer a reputação da empresa. Neste blog, iremos explorar sobre o significado do Preço de Transferência, suas atualizações recentes e como ele é um ponto de atenção para empresas estrangeiras, independentemente do seguimento, que atuam no Brasil. O que é Preço de Transferência? Inicialmente estabelecida pela Lei 9.430/96, o Preço de Transferência é o método para o cálculo nas transações de compra ou venda de bens, serviços ou direitos, envolvendo empresas localizadas no Brasil, que realizam negócios com entidades residentes no exterior consideradas vinculadas (intercompany) ou situadas em paraísos fiscais. Essas transações comerciais e financeiras com entidades vinculadas no exterior, como a matriz ou empresas do mesmo grupo econômico, e aquelas envolvendo empresas em paraísos fiscais ou com exclusividade nas operações, mesmo sem vínculo, estão incluídas. O principal objetivo da regulação dos preços de transferência é assegurar que os valores praticados entre essas empresas estejam alinhados com os que seriam acordados entre partes independentes, garantindo uma tributação justa e prevenindo a erosão da base tributária. Qual a obrigatoriedade do Preço de Transferência? Para esclarecer mais, o preço de transferência é usado quando empresas vendem bens, serviços ou propriedade intelectual para outras empresas dentro do mesmo grupo empresarial, mas em diferentes países. Existem algumas condições que tornam obrigatório o cálculo do preço de transferência: Empresas relacionadas: isso acontece quando duas empresas têm uma ligação, normalmente quando uma controla a outra ou ambas são controladas pela mesma pessoa ou grupo de pessoas. Transações internacionais: quando as transações ocorrem entre empresas do mesmo grupo, mas em diferentes países. Por exemplo, se uma empresa mãe nos Estados Unidos vende produtos para sua filial no Brasil. Bens, serviços ou propriedade intelectual são transferidos: isso pode incluir coisas como produtos físicos, serviços prestados ou até mesmo o uso de marcas registradas ou patentes. Outro exemplo que podemos destacar é quando uma empresa constitui uma sociedade no Brasil e contrata funcionários, mesmo sem clientes no Brasil, ou seja, a matriz manda dinheiro para custear esses salários, tem que aplicar as regras do preço de transferência. É comum empresas remeterem recursos financeiros para a subsidiária ou filial no Brasil e que esses valores podem vir como empréstimo, operação comercial de compra e venda de serviços ou produtos, ou como capital social. Nos dois primeiros exemplos, é necessário atender às regras do preço de transferência. Basicamente, sempre que há uma troca de valor entre empresas relacionadas em diferentes países, há uma necessidade de calcular o Preço de Transferência para garantir que os impostos sejam pagos de forma justa e que não haja manipulação de lucros entre as diferentes partes da empresa. LEIA MAIS: Expansão de Negócios: importantes aspectos contábeis e financeiros Preço de Transferência: novas atualizações Como falamos, muitos países utilizam o preço de transferência como estratégia para resguardar seus interesses fiscais, buscando evitar perdas decorrentes da manipulação de preços entre empresas relacionadas em transações internacionais. Neste sentido, o objetivo do cálculo é impedir que as empresas deixem de pagar impostos em seu país, optando por tributar em outro, através das transações comerciais. Recentemente foi publicada a Instrução Normativa RFB nº 2161/2023 que aborda as recentes alterações nas normas de preços de transferência estabelecidas pela Lei nº 14.596/2023. Essas mudanças refletem a adoção das Diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (“OCDE”) pelo Brasil, ajustando a metodologia de acordo com o princípio da "Arm's length", sendo obrigatória para 2024. Entendendo o Arm’s lengh Para combater a evasão fiscal, por meio dessas transações internacionais a OCDE estabeleceu o princípio da plena concorrência (Arm's Length Principle) como base para determinar os preços justos em tais transações. O que é o Princípio da Plena Concorrência? Este princípio determina que os preços de transferência entre empresas coligadas devem ser equivalentes aos preços que seriam praticados em transações entre empresas independentes em um mercado livre e competitivo. Ou seja, as empresas não podem se beneficiar de sua relação especial para obter vantagens fiscais indevidas. Colocando o princípio da plena concorrência em prática é possível: Garantir que as empresas paguem sua justa parcela de impostos, combatendo a evasão e a sonegação fiscal; Promover um ambiente de negócios mais equitativo, evitando que essas empresas obtenham vantagens indevidas sobre seus concorrentes; Aumentar a transparência nas transações internacionais. O princípio da plena concorrência é uma ferramenta essencial para combater a evasão fiscal no contexto das transações internacionais. Ao seguir as diretrizes da OCDE e aplicar os métodos de precificação de forma adequada, essas empresas vinculadas podem garantir que estão em conformidade com as normas internacionais e evitar problemas com as autoridades fiscais. Operações sujeitas a avaliação pelo Preço de Transferência Transações Controladas Abrangem qualquer tipo de relação comercial ou financeira entre duas ou mais partes que possuem algum tipo de vínculo. Essa relação pode ser direta ou indireta, incluindo os contratos ou arranjos sob qualquer forma e série de transação. De acordo com o artigo 3 da IN 2161/23, as transações controladas que estão sujeitas às regras são: Transações com bens tangíveis ou intangíveis. Prestação de serviços. Contratos de compartilhamento de custos. Reestruturações de negócios. Operações financeiras. Disposições ou transferências de ativos, como ações. Vendas, empréstimos, licenciamentos, entre outros. Partes Relacionadas São entidades ou indivíduos que influenciam uma à outra, exercida direta ou indiretamente, podendo essa relação impactar na determinação de termos e condições em suas transações. De acordo com a nova lei, é necessário que no mínimo uma dessas esteja sofrendo a influência da outra. Assim, as partes relacionadas podem ser consideradas: O controlador e as suas controladas; A entidade e a sua unidade de negócios, quando esta for tratada como contribuinte separado para fins de apuração de tributação sobre a renda, incluídas a matriz e as suas filiais; As coligadas; As entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas ou que seriam incluídas caso o controlador final do grupo multinacional de que façam parte preparasse tais demonstrações se o seu capital fosse negociado nos mercados de valores mobiliários de sua jurisdição de residência; As entidades, quando uma delas possuir o direito de receber, direta ou indiretamente, no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) dos lucros da outra ou de seus ativos em caso de liquidação; As entidades que estiverem, direta ou indiretamente, sob controle comum ou em que o mesmo sócio, acionista ou titular detiver 20% (vinte por cento) ou mais do capital social de cada uma; As entidades em que os mesmos sócios ou acionistas, ou os seus cônjuges, companheiros, parentes, consanguíneos ou afins, até o terceiro grau, detiverem no mínimo 20% (vinte por cento) do capital social de cada uma; A entidade e a pessoa natural que for cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, até o terceiro grau, de conselheiro, de diretor ou de controlador daquela entidade. Transações Comparáveis É uma transação entre partes não relacionadas que podem ser utilizadas como comparação para avaliar se uma transação entre partes relacionadas está ocorrendo com preço e condições de mercado justos. https://www.youtube.com/watch?v=ac0WE7JNFiI Preço de transferência: quais são os métodos? Para que o preço de transferência seja aplicado sobre um parâmetro correto, é utilizado como referência alguns métodos, independente das transações. Anteriormente, contávamos com nove diferentes métodos, porém, a partir de agora, os métodos são: Preço Independente Comparável – PIC Preço de Revenda menos Lucro – PRL Custo mais Lucro – MCL Margem Líquida da Transação – MLT Divisão do Lucro - MDL Atenção: caso nenhum dos métodos estabelecidos pela norma for considerado o mais adequado para a aplicação do princípio de "Arm's length", será permitido a utilização de outros métodos, desde que a metodologia alternativa gere resultados consistentes com os obtidos em transações comparáveis realizadas entre partes não relacionadas. Quais são as penalidades? Depois de discutir os perigos relacionados ao controle de preços de transferência, é crucial abordar as repercussões concretas de um eventual processo de fiscalização. De acordo com o art. 65 da Instrução Normativa 2.161/23: Na hipótese de o contribuinte deixar de fornecer as informações necessárias ao delineamento preciso da transação controlada ou à realização da análise de comparabilidade, caberá a adoção das seguintes medidas pela autoridade fiscal: I - alocar, à entidade brasileira, as funções, os riscos e os ativos atribuídos a outra parte da transação controlada que não possuam evidências confiáveis de terem sido efetivamente por ela desempenhados, assumidos ou utilizados; e II - adotar estimativas e premissas razoáveis para realizar o delineamento da transação e a análise de comparabilidade. Além disso, existem outras penalidades, como: Arquivo Global e Local: multa de 0,2% a 3% por mês-calendário ou fração, sobre o valor da receita bruta do contribuinte em casos de ausência de apresentação tempestiva ou sem atendimentos aos requisitos para sua apresentação; Arquivo Global: multa de 0,02% sobre o valor da receita consolidada do grupo multinacional do ano anterior ao que se referem as informações, nos casos em que as informações forem prestadas incorretas, incompletas ou omitidas. Além disso, a apresentação intempestiva das informações durante procedimento fiscal ou qualquer outra medida fiscalizatória, poderá implicar multa de 5% sobre o valor da transação correspondente; Valor mínimo das multas são de R$ 20 mil e máximo de R$ 5 milhões de reais. Preço de Transferência: conte com um parceiro estratégico! Se o cenário brasileiro é complexo, atravessar as fronteiras pode ser um desafio para sua contabilidade! Navegar pelo cenário contábil internacional pode ser desafiador, especialmente quando se trata da complexidade do ambiente brasileiro, e, como pudemos ver, as diretrizes do Preço de Transferência exigem atenção e um olhar minucioso. Neste cenário, enxergamos um parceiro de BPO Contábil que compreenda a importância da gestão criteriosa da documentação contábil e fiscal como algo essencial. A equipe terceirizada desempenha um papel fundamental, garantindo organização e transparência. LEIA MAIS: BPO: o que é, seus benefícios e quais são os diferenciais da Bernhoeft A comunicação eficaz entre a empresa estrangeira e a contabilidade terceirizada torna-se crucial para acompanhar as constantes mudanças legislativas e ajustar práticas conforme necessário. Destacamos que o monitoramento rigoroso de prazos fiscais, avaliações regulares de riscos e a integração eficaz de sistemas automação são elementos fundamentais para promover um ambiente de compliance robusto. Contar com a especialização de um parceiro proporciona facilidade e fluidez no diálogo com equipes, tanto no Brasil quanto no exterior. Se a sua empresa enfrenta os desafios descritos, convidamos você a dialogar com um de nossos consultores e compreender como nosso BPO Contábil pode ser um aliado crucial para o sucesso do seu negócio.
SAIBA MAIS