As Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) são um conjunto de padrões contábeis desenvolvidos para trazer consistência, transparência e comparabilidade às demonstrações financeiras em nível global. O objetivo é uniformizar as práticas contábeis entre diferentes países, facilitando a análise e a tomada de decisões por investidores, credores e outras partes interessadas, independentemente da localização geográfica da empresa. Sabendo da dificuldade que algumas empresas enfrentam com as IFRS, preparamos esse artigo com o intuito de facilitar alguns entendimentos. Você lerá, ao longo do conteúdo, as consequências positivas do uso dessas normas, a aplicabilidade e os desafios no Brasil, alguns exemplos de resultados alcançados por empresas que utilizam as normas e, por último, por que investir em uma assessoria contábil pode ser o ideal para sua empresa. Aplicação das normas no contexto global As IFRS são aplicadas em mais de 140 países ao redor do mundo. Isso inclui a maioria dos países da União Europeia, bem como nações na Ásia, América Latina e África. Nos Estados Unidos, embora as empresas não sejam obrigadas a usar as IFRS, elas são permitidas para empresas estrangeiras que listam suas ações nas bolsas de valores dos EUA. A aplicação dessas normas, no contexto global, é parte de um esforço para padronizar a forma como as empresas reportam suas informações financeiras. Isso facilita a tomada de decisões por investidores, credores, reguladores e outros stakeholders em um ambiente cada vez mais globalizado. Você pode se interessar: Ebook - 9 steps to open a company in Brazil Impactos positivos e benefícios decorrentes do uso das normas Internacionais de contabilidade (IFRS) Faz parte da realidade de empresas subsidiárias de companhias estrangeiras no Brasil, o report das demonstrações contábeis para a matriz, e esse processo nem sempre é fácil, pois quando não realizado da melhor maneira, gera muitos questionamentos por parte da controladora. Os questionamentos mais comuns para subsidiarias são acerca da classificação de contas, sobre os critérios e padrões utilizados para reconhecer ativos, passivos e despesas, entender a apuração dos impostos brasileiros e se as bases contabilizadas estão corretas, e esse processo além de desgastante, pode gerar insegurança e erros na interpretação dos números reportados. Em contrapartida a aplicação correta das Normas Internacionais de Contabilidade oferece uma série de boas oportunidades para as empresas. Entre os principais benefícios, destacamos: Acesso facilitado a mercados globais: já que as IFRS proporcionam transparência e comparabilidade nos relatórios financeiros, o que é altamente valorizado por investidores e credores internacionais. Atração de investidores estrangeiros: investidores internacionais procuram empresas que sigam padrões contábeis reconhecidos globalmente, por isso, empresas que aplicam as IFRS corretamente são vistas como mais confiáveis e atraentes para investimentos. Melhoria na tomada de decisão: a aplicação das IFRS resulta em demonstrações financeiras mais precisas e transparentes, o que fornece aos gestores uma visão mais clara da situação financeira da empresa. Aumento da competitividade: empresas que utilizam as IFRS estão em melhor posição para competir no cenário global, pois essas normas são amplamente aceitas e exigidas por parceiros comerciais e reguladores internacionais. Isso facilita operações de fusões e aquisições, joint ventures e outras formas de colaboração internacional. Fortalecimento da reputação corporativa: a conformidade com as IFRS é frequentemente vista como um indicativo de boas práticas de governança corporativa. Empresas que adotam essas normas reforçam sua imagem de transparência, responsabilidade e compromisso com altos padrões éticos, o que pode fortalecer a confiança de stakeholders, incluindo clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Facilidade no cumprimento de regulamentações internacionais: muitas jurisdições exigem ou aceitam as IFRS para relatórios financeiros. Empresas que adotam essas normas de maneira correta conseguem cumprir mais facilmente as regulamentações internacionais, evitando penalidades e problemas com órgãos reguladores. Essas oportunidades permitem que as empresas que adotam as IFRS se posicionem melhor no mercado global, aproveitem novas fontes de financiamento e melhorem sua performance financeira e operacional. Aplicabilidade e desafios no Brasil No Brasil, as IFRS foram adotadas oficialmente a partir de 2010 para todas as empresas de capital aberto e grande porte, conforme exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A convergência das normas contábeis brasileiras às IFRS foi responsável por promover maior transparência e atrair maiores investimentos estrangeiros. É possível aplicar as normas brasileiras em consonância com as IFRS de 2 formas que são diferenciadas em IFRS Full e IFRS para PME. IFRS Full: As normas são complexas e abrangem uma ampla gama de cenários, incluindo operações e transações internacionais, derivativos, ativos intangíveis, e muito mais. As empresas precisam de um maior nível de detalhamento e rigor no reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de informações financeiras. IFRS para PME: Simplifica muitos dos requisitos encontrados no IFRS Full. Alguns tópicos são omitidos, e outros são tratados de forma menos detalhada, com o intuito de tornar a aplicação mais prática para pequenas e médias empresas. Por exemplo, a mensuração de ativos geralmente pode ser feita pelo custo ao invés do valor justo, e há menos exigências de divulgação. Em todos os países que adotam as normas contábeis, existem os desafios legais e sociais, de adaptação a legislação, e no Brasil não é diferente! Nós destacamos os principais desafios a adoção das normas, em solo brasileiro: Integração com as normas locais: embora as IFRS sejam amplamente adotadas, elas precisam ser conciliadas com a legislação contábil local, e é notório a complexidade da legislação tributária brasileira, que possui suas próprias Essa integração pode gerar desafios operacionais e regulatórios. Complexidade das normas: as IFRS são altamente detalhadas e técnicas, exigindo uma compreensão profunda por parte dos profissionais de contabilidade. A adaptação dos relatórios financeiros, (balanço patrimonial, DRE demonstração do resultado do exercício, Fluxo de caixa, DMPL, ) ao novo padrão pode ser complexa. Interpretação e aplicação consistente: devido à natureza principiológica das IFRS, há espaço para interpretação nas normas, o que pode levar a inconsistências na aplicação. A necessidade de julgamento profissional na interpretação das normas pode gerar desafios adicionais. Treinamento e capacitação: a falta de profissionais qualificados pode dificultar a correta aplicação das normas. Superar esses desafios é fundamental para que as empresas brasileiras possam tirar proveito total das oportunidades proporcionadas pela adoção das IFRS, como o aumento da transparência, a melhoria na qualidade das informações financeiras e a atração de investimentos internacionais. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=I8nFMRF45mg[/embed] Exemplos de resultados alcançados por empresas que utilizam as IFRS's Se ainda restam dúvidas, sobre a eficácia e importância das boas práticas contábeis alcançadas com a aplicação correta das IFRS, é possível acessar os resultados conquistados por grandes companhias atuantes no Brasil, através do portal do IFRS Foundantion. Por lá as companhias relatam os resultados decorrentes da adoção das normas, não só na elaboração de suas demonstrações, como também resultados positivos no negócio principal. As companhias listam uma série de resultados positivos em diversas áreas. Abaixo estão alguns exemplos de como a aplicação das IFRS pode impactar diferentes aspectos de uma empresa: Transparência e confiança do investidor Petrobras: a Petrobras, viu uma melhoria significativa na percepção dos investidores após adotar as IFRS. A maior transparência nos relatórios financeiros ajudou a restaurar a confiança dos investidores após um período de turbulência. Isso contribuiu para a recuperação do valor das ações e facilitou o acesso a financiamento em mercados internacionais. Atração de investimentos e expansão global: Ambev: a Ambev, adotou as IFRS para alinhar suas práticas contábeis aos padrões internacionais, o que ajudou a empresa a atrair investidores estrangeiros. Com relatórios financeiros mais claros e comparáveis, a empresa conseguiu fortalecer sua presença em mercados internacionais e facilitar processos de fusão e aquisição. Eficiência na Consolidação de Operações: Itaú Unibanco: como um dos maiores bancos da América Latina, o Itaú Unibanco se beneficiou das IFRS para consolidar suas operações internacionais. As normas permitiram uma visão unificada e padronizada das demonstrações financeiras, facilitando o controle e a gestão de subsidiárias em diferentes países. Isso também simplificou o cumprimento das exigências regulatórias em múltiplas jurisdições. Redução de custos de capital: Braskem: a Braskem, empresa líder em petroquímica, utilizou as IFRS para aumentar a transparência e a qualidade das informações financeiras. Isso ajudou a reduzir o custo de capital da empresa, uma vez que os credores e investidores passaram a enxergar a Braskem como uma empresa com menor risco, devido à maior clareza nas suas demonstrações financeiras. Por que contar com uma assessoria contábil nesse processo? Contratar uma assessoria contábil especializada em IFRS é um excelente investimento para empresas que buscam maximizar seu potencial de crescimento e competitividade no mercado global. Uma assessoria oferece o conhecimento técnico necessário para garantir uma adoção eficiente e conforme, pois conta com profissionais especializados em IFRS que otimizam processos contábeis, garantindo que as práticas da empresa estejam alinhadas aos padrões internacionais. E isso não só melhora a qualidade das demonstrações financeiras, como também aumenta a eficiência operacional. Um ponto bem positivo é que a correta aplicação das IFRS pode abrir portas para a expansão global da empresa. Uma assessoria contábil que entende as nuances dessas normas pode ajudar a empresa a navegar pelos desafios regulatórios e financeiros de diferentes países, promovendo um crescimento sustentável e a longo prazo. Bom lembrar que o processo de implementação e manutenção das IFRS pode consumir muitos recursos internos. Um parceiro pode liberar sua equipe para focar em atividades core do negócio, enquanto especialistas cuidam das complexidades contábeis, garantindo uma adoção eficaz e eficiente. ︾ Autora: Soyara Eugênio | Coordenadora do BPO Contábil na Bernhoeft e Especialista em IFRS.
SAIBA MAISBPO
Entenda como nossos serviços de BPO ajudam a sua empresa a alcançar os objetivos com assertividade e agilidade!
Oferecemos uma série de serviços de BPO, que podem ser contratados individualmente ou de forma completa. Todos com especialistas dedicados a contribuir com a conformidade e segurança em cada etapa do processo. Leia mais sobre cada BPO e saiba como podemos ajudá-lo a desburocratizar processos e potencializar a tomada de decisões com base em dados.
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Como funciona a transição de serviços?
Se você está procurando mudar de contador, saiba que é possível fazer a transição a qualquer momento, sem prejuízos para a sua empresa. Mas é importante que tudo seja feito de forma natural e sem transtornos, por isso, é essencial que haja um alinhamento prévio de responsabilidades e definições de prazos entre todos os envolvidos.
O processo de transição começa com uma reunião de onboarding para apresentação da equipe que irá atendê-lo. Essa equipe é formada não só por contadores especializados, mas também por profissionais de Customer Success, que irão conhecer a sua empresa, entender os principais contatos e obter detalhes sobre a operação e controles relevantes.
Durante essa reunião, discutimos cronogramas, envios e integrações de informações, procedimentos e outros aspectos importantes para garantir uma transição suave e sem problemas. Além disso, fornecemos listas de documentos que a empresa precisará manter em arquivo, que o antigo prestador de serviço precisará enviar para a Bernhoeft e também àqueles que precisaremos receber mensalmente da sua empresa.
Na Bernhoeft, estamos prontos para ajudá-lo em todas as etapas da transição, oferecendo suporte e orientação para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.
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Quais segmentos a Bernhoeft atende?
Nosso jeito de atuar é diferente do que você está acostumado a ver em médios e grandes escritórios contábeis. Nós não dividimos nossa equipe em departamentos, mas sim em células de atendimento, compostas por profissionais especializados nas diversas áreas da contabilidade. Cada célula é responsável por uma série de clientes e se torna especializada em cada segmento, permitindo que possamos atender empresas de todos os portes e ramos de atuação com excelência.
Essa especialização de cada célula é um dos nossos principais diferenciais. Afinal, não dá para exigir que um único profissional entenda profundamente sobre todos os segmentos e todas as áreas da contabilidade. Por isso, temos equipes especializadas que atendem escritórios de advocacia, empresas de tecnologia, sociedades médicas e hospitalares, construtoras e empresas de engenharia, indústrias e comércios, subsidiárias de empresas estrangeiras, transportadoras, empresas na área de energia, petróleo e gás, e muito mais.
Com essa expertise, estamos preparados para atender empresas de todas as nacionalidades e portes, inclusive aquelas que exigem o uso de sistemas como SAP, Totvs, Senior, Sankhya e outros. E para garantir que a transição de contabilidade seja tranquila e sem transtornos, oferecemos uma reunião de onboarding para apresentação da equipe que atenderá seu negócio e um alinhamento prévio de responsabilidades e definições de prazos.
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Como são as rotinas do dia a dia?
Oferecemos serviços de BPO para ajudar empresas a realizarem suas rotinas diárias de forma eficiente e segura, permitindo que você possa se concentrar no crescimento do seu negócio.
No BPO Financeiro, a equipe processa diariamente todas as NFs, além de cuidar das questões bancárias de pagamentos, garantindo a baixa e análise dos recebimentos, conciliações bancárias e relatórios diversos que também apoiarão o fechamento fiscal e contábil.
No BPO de Folha de Pagamento, todas as informações dos colaboradores são tratadas de acordo com as normas da LGPD, desde admissões até rescisões de trabalho. As informações são recebidas e disponibilizadas para o cliente através do nosso portal de relacionamento.
O BPO Fiscal coleta informações de NFs emitidas e recebidas através de varredura sistêmica nos portais do governo para proceder com a escrituração, cálculo dos tributos e declarações acessórias.
Já no BPO Contábil, todas essas informações são integradas na contabilidade e verificadas para minimizar possíveis erros. A equipe realiza a reconciliação de contas, lançamentos de provisões, composições de contas patrimoniais, fechamento do balancete e elaboração das demonstrações financeiras.
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Quais informações receberei mês a mês?
Acreditamos que cada cliente é único e, por isso, oferecemos um atendimento personalizado e especializado. Quando contratado o nosso pacote completo de serviços, disponibilizamos uma variedade de informações para nossos parceiros de negócios. Isso inclui demonstrações financeiras acompanhadas por um relatório detalhado que destaca os principais pontos observados durante o processo de fechamento.
Além disso, nosso dashboard sistêmico fornece uma visão geral das informações financeiras, contábeis, da folha de pagamento e fiscais, que pode ser acessada tanto de forma geral quanto individual.
Com nosso portal de relacionamento, você tem acesso a informações atualizadas não apenas no mês corrente, mas também anteriores. Isso inclui relatórios contábeis, documentos fiscais e também relacionados à folha de pagamento, como os encargos sociais e holerites.
Para sua maior comodidade, seus colaboradores também podem acessar seus próprios holerites e informes de rendimento anual, além de recibos de férias e outras informações importantes, utilizando seu próprio login e senha.
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Conheça o que dizem os nossos clientes!
Ricardo Gama STOCKOToda vez que a gente tem a oportunidade nós indicamos a Bernhoeft. Um bom valor agregado e um bom serviço prestado. Não importa o dia e o horário, se precisarmos, temos o contato e suporte de vocês.
Joseph Leahy FINANCIAL TIMESEles me ajudaram na capacitação de execução do meu trabalho que é reportar ao Brasil como Jornalista, e não me preocupar tanto com a área de contabilidade.
Luiz Piauhylino Filho KWP/SUNLUTIONAvalio de forma muito positiva os serviços prestados pela Bernhoeft para todas as empresas do meu grupo... e com certeza eu recomendo a Bernhoeft para diversos outros parceiros, clientes, que eventualmente tenham a necessidade de ter um serviço de contabilidade de alto nível, no padrão que a Bernhoeft oferece.
Demis Cunha SKYFIIO serviço da Bernhoeft no geral é tão bom que eu acho que todas as entregas valem a pena, não uma específica. ... Todas as entregas são muito boas, tanto na área fiscal, folha, nunca tivemos nenhum problema. Está trabalhando conforme o esperado, está superando as nossas expectativas
Gabriel PORTIALACDesde o início vocês foram extremamente atenciosos comigo. Ter alguém que orienta, explica, dá os caminhos das pedras foi bem significativo para a gente. Eu super recomendo a Bernhoeft, eu avalio como uma parceria muito positiva.
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Blog
“Não há sucesso sem sucessor’’ é assim que começamos mais um blog da série - Insights para um RH estratégico, dessa vez falando sobre Carreira. A frase inicial foi dita por John Maxwell, um autor norte-americano, que escreveu mais de 60 livros com o tema ‘liderança’ no centro da discussão. A série ‘insights para um RH estratégico’ é uma iniciativa nossa que visa ampliar o debate sobre tornar o departamento de recursos humanos cada vez mais voltado as pessoas que são o maior ativo de uma empresa. Nossa ideia é mostrar as possibilidades que a área de gente tem para se tornar uma área que entrega valor, quando se afasta da burocracia e se concentra em focar nos objetivos estratégicos da empresa. A frase de John Maxwell é amplamente usada para destacar a importância da continuidade e do planejamento de sucessão para o sucesso a longo prazo de uma organização. Para que uma empresa prospere e alcance seus objetivos de forma consistente ao longo do tempo, é fundamental identificar, desenvolver e preparar sucessores capazes de assumir papéis-chave no futuro. Essa sucessão não deve ser medida apenas pelos resultados imediatos, mas também pela sua capacidade de manter e aprimorá-la ao longo das gerações. Ter sucessores preparados e bem treinados garante uma transição mais suave em períodos de mudança de liderança, evitando interrupções nos processos e preservando a cultura e os valores. Além, é claro, de posicionar a empresa um passo à frente à medida que ela cresce e necessita de novas posições estratégicas para evoluir com responsabilidade e sustentabilidade. É bacana pensar também o tema “carreira” não só pela perspectiva das lideranças. Uma empresa é feita a partir de um conjunto de pessoas que tem suas particularidades, seus talentos, ambições e desejos de crescimento que podem não incluir o desejo de se tornar um líder. A temática abrange também esse grupo e mostra que todos tem a possibilidade de crescer para outros caminhos estratégicos e influentes, que vão no caminho oposto, mas igualmente importantes. O texto a seguir é uma continuação desse pensamento que estamos construindo nessa introdução. Para que ao final dessa leitura você saia com insights que, no mínimo, te façam questionar (ou respirar com alívio) as dinâmicas do seu ambiente de trabalho, deixamos algumas perguntas para reflexão: há um plano de sucessão definido por aí? As pessoas são vistas e colocadas conforme seus talentos natos? O RH tem tempo para se dedicar aos processos que contribuem para o desenvolvimento da empresa? Identificando e desenvolvendo sucessores Desenvolver sucessores é parte de uma estratégia de recursos humanos para empresas que miram o futuro e desejam assegurar a continuidade do negócio. Entender a importância do tema implica em uma análise bastante profunda das competências e habilidades necessárias para as posições críticas e essenciais para o sucesso do negócio, somado a um planejamento estruturado que identifique e capacite as pessoas selecionadas para esse papel. A sucessão é uma pauta marcada no mundo dos negócios há bastante tempo, mas vem ganhando novas roupagens de acordo com as mudanças que o mundo e as pessoas passam. Um exemplo bem direto é a maneira como o trabalho é visto hoje em dia. Parando rapidamente para pensar, antigamente as pessoas costumavam começar em uma empresa com desejo de carreira, era seguido um plano linear baseado na previsibilidade e pensando muito pouco nos interesses reais daquela pessoa. Hoje em dia as pessoas querem estar em lugares em que seja possível se desenvolver. O conceito de ''formar pessoas'' ganha cada vez mais forma e deixa no passado a ideia de 'ocupar lugares', percebe-se uma combinação entre o que o funcionário deseja com o que é bom para a empresa, e quando isso acontece isso é bastante benéfico para ambos os lados, além de humanizar o processo. Ok, entendemos a importância da sucessão e agora é partir pra prática. Por onde começar? Identifique as posições críticas e estratégicas da organização e mapeie os seus talentos Isso envolve uma avaliação cuidadosa do desempenho atual, capacidades de crescimento e a ambição dos funcionários. É importante nesse quesito mencionar que a capacidade de aprendizagem é melhor do que os resultados efetivamente positivos. Ferramentas como avaliações de desempenho, feedback 360 graus e entrevistas comportamentais podem ser úteis para identificar esses talentos. Além disso, a transparência e a comunicação sobre as oportunidades de desenvolvimento e os critérios de sucessão podem ser motivadores. Aqui na Bernhoeft nós aplicamos um modelo bastante promissor em que deixa claro as oportunidades dentro da empresa, que traz para perto a liderança direta, que entende a visão de futuro do funcionário e traça um plano muito sóbrio e pé no chão de carreira baseado no que nós podemos proporcionar, combinado com os talentos e os aprimoramentos. O plano é construído pelo colaborador, revisado e acompanhado pelo gestor. Para que todos estejam no mesmo diálogo, seguimos a metodologia dos pontos fortes desenvolvida por Don Clifton, do Instituto Gallup. Essa metodologia é baseada na psicologia positiva e através de um teste, identifica os 5 talentos principais da pessoa, que podem estar presentes em 4 domínios (Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico) e determinam o ponto de partida do que de melhor se tem para onde se quer chegar. Mapeie as competências exigidas pelo cargo Uma vez identificadas as posições críticas e essenciais da empresa, é necessário mapear quais as competências necessárias para cada uma delas. Essa etapa é importante para entender quais as lacunas de desenvolvimento existentes e como trabalhar com um plano de ação em cima delas. Esse é o momento que observamos o match entre as competências, habilidades, características e requisitos das posições com as pessoas que entendemos estar aptas a essa sucessão. Desenvolvimento e acompanhamento de progresso Com as lacunas identificadas, o próximo passo é desenvolver e implementar programas de treinamento e desenvolvimento que ajudem a fechar essas lacunas. Esses programas podem incluir mentoria, rotação de funções e treinamentos formais. É importante que esses programas sejam contínuos e adaptáveis, permitindo ajustes conforme as necessidades de desenvolvimento evoluem. ❝É muito importante que a liderança conheça os talentos do seu time e seus interesses de carreira, para que juntos possam identificar oportunidades que façam cada vez mais sentido para o profissional e para o crescimento da empresa. Ter essa pauta na agenda do líder e do colaborador é essencial e tem como propósito o desenvolvimento das pessoas e a sustentabilidade da empresa.❞ Rafaela Lucena – Head de Gente & Cultura na Bernhoeft. Faz parte também monitorar o progresso dos planos de sucessão e ajustar conforme necessário. Lembre-se de realizar revisões regulares para garantir que as expectativas estejam alinhadas e celebrar as conquistas, por menores que sejam. Feedbacks individuais, 1:1, ciclo de gente são importantes para entender a evolução. Lembrando que o termo 'sucessão' vem do latim 'successio'' que significa avanço, seguimento, é um longo caminho a percorrer, portanto, cautela e esperança. Planejamento de carreira x Mapa de sucessão Planejamento de Carreira e Mapa de Sucessão são dois conceitos importantes na gestão de recursos humanos que, embora interligados, têm focos e objetivos distintos. Lembra lá no início do texto que comentamos sobre pessoas com perfis de liderança e pessoas que se identificam com outros cargos tão importantes e influentes quanto? Pois bem, é nesse tópico que vamos nos aprofundar nessa ideia. Carreira é o termo que usamos para todo e qualquer crescimento profissional que um indivíduo conquista ao longo do tempo. Isso envolve a aquisição de novas habilidades, experiências e avanços dentro da organização ou em diferentes empresas. O planejamento de carreira é uma abordagem que incentiva os funcionários a tomar responsabilidade pelo seu desenvolvimento profissional, apoiados pela organização com oportunidades de treinamento, orientação e feedback. Este planejamento permite que os funcionários alinhem suas aspirações pessoais e profissionais com os objetivos da empresa. Aqui na Bernhoeft acreditamos que se todas as pessoas são únicas com todas as suas luzes e sombras, a definição de crescimento profissional precisa seguir essa singularidade. O colaborador é o protagonista da sua carreira, portanto o foco é construir uma jornada que seja produtiva para a empresa e acompanhe os desejos e potenciais desse funcionário, lembrando, é claro, que a progressão do cargo seguirá as oportunidades do negócio, performance, fit Cultural e desenvolvimento. Já o mapa de sucessão é uma maneira estratégica usada para garantir uma transição suave e eficiente em posições-chave. O planejamento de sucessão envolve a identificação e preparação de funcionários que possam assumir funções críticas no futuro, garantindo que a organização possa manter suas operações sem muito desgaste. Inclui a avaliação contínua do desempenho e potencial dos funcionários, além do desenvolvimento direcionado para prepará-los para futuros papéis de liderança, papéis estratégicos ou essenciais para a empresa. As principais diferenças entre planejamento de carreira e mapa de sucessão residem em seus focos e aplicações. O planejamento de carreira é centrado no desenvolvimento individual, atendendo aos objetivos pessoais e profissionais dos funcionários, enquanto o mapa de sucessão é uma abordagem organizacional focada em garantir a continuidade e a sustentabilidade da liderança e das operações da empresa. Os benefícios de um planejamento de carreira bem executado incluem maior engajamento e retenção dos funcionários, alinhamento das expectativas e desejos pessoais com os objetivos organizacionais e a criação de um ambiente de trabalho motivador. Por outro lado, o mapa de sucessão proporciona a mitigação de riscos, desenvolvimento contínuo de líderes e uma estratégia de continuidade que assegura a eficiência operacional durante transições de liderança. Os dois conceitos podem caminhar de mãos dadas. Um caso de sucesso! Há um exemplo bem conhecido no mercado sobre o tema que estamos discutindo. Satya Nadella, CEO e Presidente da Microsoft foi indicado ao cargo no pior momento da companhia. É claro que a transição gerou ansiedade, mas pela forma como o engenheiro elétrico vinha ganhando destaque, as apostas foram altas. Nadella começou como Gerente de Relações com Desenvolvedores do Windows e, logo depois assumiu a vice-presidência de Pesquisa e Desenvolvimento. Alguns anos depois tornou-se vice-presidente da Microsoft Central. Sua carreira foi exponencial, na época de sua indicação, já acumulava um conhecimento gigantesco sobre a cultura da empresa. Em seu comando, a Microsoft não só superou a chamada ''década perdida'' como entrou para o hall das empresas trilionárias do mercado, assumindo um verdadeiro protagonismo na constante batalha que vive o segmento de tecnologia. Satya é elogiado pelos funcionários que afirmam que sua maneira de liderar aproxima a gestão dos profissionais de TI e, sem dúvidas, é um grande case de sucesso quando o assunto é sucessão. Fonte: Infomoney Conceito e estratégia de pool sucessório: vale mesmo a pena? Não dá pra falar em mapa de sucessão sem falar em pool sucessório. Esse conceito retrata um grupo de funcionários, dentro de uma organização, que são identificados como potenciais sucessores para ocupar posições estratégicas no futuro. Este grupo é formado com base em avaliações de desempenho, habilidades, competências e potencial de liderança. O objetivo é garantir que a organização tenha uma reserva de talentos pronta para assumir funções críticas. Imagine que uma pessoa em um cargo estratégico precise se aposentar/ausentar, encontre um novo trabalho ou aconteça algo fatal, como é que a empresa fica naquele momento? A formação de um pool sucessório envolve um processo sistemático e contínuo de identificação e desenvolvimento de talentos. Primeiro, a organização realiza uma análise detalhada das posições estratégicas que são essenciais para o seu funcionamento e sucesso a longo prazo. Em seguida, os gestores avaliam os funcionários atuais para identificar aqueles que têm o potencial de crescer e assumir essas posições no futuro. O pool sucessório promove uma cultura de desenvolvimento e crescimento contínuo, incentivando os funcionários a buscar melhorias e a se prepararem para futuras responsabilidades. Por consequência, aumenta o engajamento e a retenção de talentos, uma vez que as oportunidades se tornam mais tangíveis. Existe uma relação entre o modelo comando x controle e o RH estratégico? Sim, existe uma relação entre o modelo de comando e controle e o RH estratégico. Embora esses conceitos representem abordagens distintas na gestão de recursos humanos e na administração organizacional, ambos os modelos podem coexistir e se complementar. O modelo de comando e controle é uma abordagem tradicional em que a autoridade e a tomada de decisões são centralizadas nos níveis superiores da hierarquia. Nesse modelo, a comunicação é unidirecional, do topo para a base, com foco na conformidade, na eficiência operacional e na manutenção da disciplina. Já o RH estratégico é uma abordagem atual que busca alinhar a gestão de pessoas com os objetivos de longo prazo da organização. Essa visão envolve a criação de estratégias de desenvolvimento de talentos, planejamento de carreira e sucessão, engajamento dos funcionários e promoção de uma cultura organizacional que incentiva a inovação e o crescimento contínuo. O RH estratégico transforma a função de recursos humanos de um recurso puramente administrativo para um parceiro estratégico. É possível combinar o modelo de comando e controle com o RH estratégico, mas é preciso entender se esse é o objetivo da sua empresa e se é mesmo o melhor caminho. Se a resposta for sim, então você pode encarar o modelo de comando e controle como um executor de normas ou até um gerenciador de conformidade e disciplina. No entanto, à medida que a sua empresa perceba a importância de se adaptar às mudanças do mercado e de fomentar a inovação, sentirá a necessidade de incorporar princípios do RH estratégico cada vez mais. Neste contexto, o RH assume um papel mais proativo e consultivo, trabalhando como um verdadeiro parceiro estratégico. — O foco passa a ser a criação de valor e o apoio ao alcance dos objetivos organizacionais, promovendo uma cultura colaborativa e inclusiva. Como a Gestão de Folha entra no fluxo do mapa de sucessão? O conceito de RH estratégico tem se tornado cada vez mais presente para empresas de todos os tamanhos, desde pequenas startups até grandes corporações. Esse foco permite que o RH não seja visto apenas como uma função administrativa, mas como um parceiro ativo no crescimento e sucesso do negócio. Uma das maneiras mais eficazes de alcançar essa transformação é através da terceirização de processos. Com a Gestão de folha de pagamento, sua empresa libera a equipe interna para focar em iniciativas de maior valor. A Gestão de Folha não só garante conformidade com as regulamentações trabalhistas e sindicais, como também oferece insights sobre a força de trabalho e detalhes que poderiam passar despercebidos na rotina corrida do RH. A análise desses dados pode auxiliar na tomada de decisões estratégicas, como identificar necessidades de treinamento, ajustar benefícios para melhor retenção de talentos e expansões de equipe. Além disso, a tecnologia empregada nas soluções de Gestão de Folha permite uma integração com outros sistemas de RH, potencializando a eficiência dos processos. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=yhPHgIdybXY&utm_source=SITE&utm_medium=blog-carreira-mapa-de-sucessao&utm_campaign=MKT_7_24&utm_id=MKT_YOUTUBE[/embed] Para pequenas e médias empresas, a terceirização da folha de pagamento pode representar uma economia significativa de tempo e recursos à longo prazo. A Gestão de Folha é uma opção que proporciona escalabilidade e suporte especializado. Em todos os casos, a escolha por um parceiro de confiança para a gestão da folha de pagamento é um passo estratégico para a construção de uma área de RH mais robusta e preparada para enfrentar os desafios do mercado.
SAIBA MAISA adoção de práticas de terceirização (BPO) tem se mostrado uma estratégia eficaz para muitas empresas que buscam otimizar suas operações e, possivelmente, reduzir custos. Com a terceirização da folha de pagamento, as empresas podem focar em suas competências principais enquanto especialistas lidam com funções administrativas e operacionais. Isso permite uma maior flexibilidade, acesso a tecnologias e a possibilidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. O BPO pode ser um verdadeiro parceiro para aquelas organizações que estimam crescimento e reconhecem que se ater à processos burocráticos pode ser um gargalo para o seu objetivo. A terceirização da folha de pagamento, quando feita com uma empresa especializada, costuma ser um aliado na tomada de decisões estratégicas guiada por dados. Você já parou para pensar na complexidade por trás da administração da folha de pagamento? Seja você uma empresa iniciante ou um veterano nos negócios, certamente já se deparou com os desafios que essa tarefa pode apresentar. A terceirização da folha de pagamento, é vista como um bom caminho para empresas que desejam otimizar seus processos. Isso é possível porque você contrata um parceiro para conduzir as burocracias trabalhistas, enquanto seu time interno foca em estratégias para alavancar os objetivos de negócio. Então, podemos dizer que essa terceirização da folha de pagamento, realizada por uma empresa que opera BPO, tornou-se uma estratégia eficaz para lidar com os aspectos complicados da gestão de recursos humanos. Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o BPO de folha de pagamento, desde os benefícios tangíveis até os desafios inerentes a essa abordagem, passando pelas principais perguntas e mostrando como nós conseguimos desempenhar esse papel tão bem ganhando destaque nacional por esse serviço. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=-tQNu98HnT4&utm_source=site&utm_medium=blog_BPO_de_Folha&utm_campaign=cont_07_24&utm_id=MKT_YOUTUBE[/embed] O que é a Terceirização da Folha de Pagamento? Também conhecido como BPO de folha de pagamento, é a terceirização dos processos rotineiros feitos pelo departamento pessoal. É quando uma empresa externa assume a responsabilidade pela administração e processamento da sua folha de pagamento. Essa terceirização assume tarefas como o processamento de admissões, cálculo de férias, rescisões, salários, tributos e encargos sociais, administração dos benefícios oferecidos pela empresa aos seus colaboradores, bem como a gestão do ponto e outros aspectos inerentes à composição da folha. Essa abordagem permite que as empresas se concentrem em suas principais competências, enquanto especialistas lidam com as complexidades associadas à folha de pagamento. Quais os benefícios da terceirização da folha? Manter um departamento pessoal dentro da sua empresa pode não ser o melhor dos cenários. É comum enfrentar dificuldades com perdas de histórico devido a rotatividade de funcionários, com constantes atualizações sobre mudanças legislativas, bem com questões relacionadas ao sindicato, principalmente acompanhamento e adoção do que é estipulado nas convenções coletivas, na automação de processos, no cumprimento de prazos e na elaboração de relatórios precisos. Ou seja, os recursos que estão sendo destinados ao departamento pessoal, poderiam ser realocados de forma estratégica. Esse é apenas um dos benefícios observados pela terceirização da folha de pagamento, podemos citar outros três tão importantes quanto: Redução de custos Pelo ponto de vista financeiro à longo prazo, contratar uma empresa de BPO é mais vantajoso do que manter uma equipe, mesmo que reduzida, de especialistas em departamento pessoal. Além disso, é possível economizar em infraestrutura, software e treinamento para manter o pessoal sempre atualizado. Ou seja, contratar uma empresa de BPO pode reduzir custos. Minimizando erros Terceirizar a folha de pagamento é benéfico, também, pelo ponto de vista regulatório. Mesclar atividades de RH e departamento pessoal pode sobrecarregar a equipe, de diversas maneiras, o que os deixa suscetíveis a erros. A legislação em si já é um gargalo, quanto mais experiência e contato com a gestão da folha de pagamento, menor são as chances de equívocos. Além disso, o volume de trabalho pode fazer com que a equipe deixe passar erros sistêmicos que poderiam ser ajustados na origem, mas acabam se tornando uma bola de neve com ajustes pontuais, à longo prazo é uma maneira de trabalhar bem perigosa. A sobrecarga pode, ainda, tornar a equipe automática. E quando se fala de RH estratégico e operacional, estamos falando de desperdiçar talentos com um alta carga de trabalho quando poderiam, facilmente, ser direcionados a trabalhar melhor os seus talentos em estratégias que potencializariam os ganhos da empresa. Eficiência operacional Nosso BPO de Folha de Pagamento combina tecnologia de ponta e especialistas na área, o que reduz drasticamente o tempo de processamento da folha, garantindo o cumprimento de prazos e obrigações. Dentre nosso leque de possibilidades, temos um portal interativo, lugar em que os colaboradores recebem de forma automatizada os seus documentos trabalhistas como contracheque, o informe de rendimentos e recibos de férias sem que o RH precise enviar. Já os gestores têm acesso a relatórios gerenciais para decisões estratégicas. Admissão eletrônica integrada com Folha de Pagamento. Dashboard com informações como turnover, percentual de homens e mulheres e aniversariantes, atualizado em tempo real. A tecnologia dentro do BPO proporciona comunicação ágil e atualização em tempo real, administração dos dados sensíveis, gestão descentralizada da folha de pagamento, avisos constantes de dados incompletos, duplicados ou inconformidades legislativas. Tudo isso em um ambiente 100% online. O mais interessante desse ponto é a possibilidade do seu pessoal, antes do departamento pessoal, migrar para uma área mais tática da administração de pessoas: o RH estratégico! Cada vez mais as empresas estão entendendo que devem focar mais os seus esforços nas pessoas e menos nos processos. Essa maneira de atuar rende bons frutos à longo prazo. Detalhamos a importância de pensar sua empresa através dos olhos do RH estratégico em um blog feito em conjunto com o nosso RH. Leia completo aqui: Insights para um RH estratégico! Quais são as atividades desenvolvidas por um BPO de Folha de Pagamento? Todas as atividades rotineiras que têm como objetivo a geração da folha de pagamento, são feitas pelo BPO de folha. Aqui na Bernhoeft, destacamos: ✦ Registro dos eventos variáveis; ✦ Gestão e apuração do ponto eletrônico; ✦ Geração do arquivo para integração bancária; ✦ Controle dos benefícios oferecidos pela empresa; ✦ Cálculo e confecção das guias dos encargos sociais; ✦ Elaboração dos processos admissionais e demissionais; ✦ Elaboração e envio das obrigações acessórias mensais e anuais; ✦ Acompanhamento da legislação, dos acordos e convenções coletivas; ✦ Integração dos eventos da folha e provisões com o software contábil; ✦ Operacionalização dos eventos de SST e das Ações Judiciais no e-Social; ✦ Geração dos relatórios de provisões de férias e 13 salário, por colaborador; ✦ Elaboração da folha de pagamento mensal, 13 salário, complementares e PLR. Importante lembrar que algumas empresas que prestam esse serviço não têm escopo definido, as atividades podem ser combinadas de acordo com a demanda da sua empresa. Como saber quando devo terceirizar a folha de pagamento? Embora as demandas possam variar de uma empresa para outra, há problemas comuns que indicam a necessidade de considerar a terceirização da folha de pagamento. Em empresas de menor porte, a falta de tempo, experiência, e os frequentes erros podem ser obstáculos na gestão da folha de pagamento, além do desafio de acompanhar as constantes mudanças na legislação trabalhista. Já para empresas maiores, o volume de informações e a complexidade dos processos de atualização da legislação trabalhista, tributária e sindical costuma ser um gargalo. Além do que, manter uma equipe interna que consiga dar conta de todas essas pontas pode ser caro demais. Observando o dia a dia da sua empresa, o desempenho do departamento pessoal, e os feedbacks que, eventualmente, devem surgir em relação à folha de pagamento, você vai entender se é chegada a hora de terceirizar. De antemão queremos deixar claro que essa passagem de bastão é importante e deve ser feita o mais cedo possível, não importa o tamanho da sua empresa. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=T4UZXE76pEc&utm_source=site&utm_medium=blog-terceirizacao-da-folha-de-pagamento&utm_campaign=MKT_7_24&utm_id=MKT_YOUTUBE[/embed] Case de sucesso Localizada em João Pessoa, a Epasa, Centrais Elétricas da Paraíba, é uma usina termoelétrica que tem o objetivo de assegurar a operação e a segurança da região Nordeste, em conjunto com outras usinas que compõe o parque gerador daquela região. Na Epasa a dinâmica de cuidar de gente é um pouco diferente. O RH está junto à presidência, eles acreditam no desenvolvimento pleno das pessoas. Para trabalhar na Epasa é preciso se identificar com a cultura e os objetivos da empresa. Nas palavras de seu Juca, José Ferreira Abdal Neto, diretor-presidente da Epasa "Para não ocupar muito tempo, para não criar uma área de RH muito grande, desde sempre a gente procurou terceirizar esse serviço. Ela nos tira esse peso e a preocupação para darmos mais atenção ao empregado e o seu bem-estar aqui dentro". Abaixo deixamos o vídeo da Epasa que fala exatamente sobre o tema que estamos discutindo, pela perspectiva do nosso cliente. Ressaltamos que a Epasa possui um pouco mais de 100 funcionários e, ainda assim, enxerga na terceirização da folha de pagamento um grande aliado para o core business da empresa que é levar energia para o Brasil. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=FvZmKqtv_2M&utm_source=site&utm_medium=blog-terceirizacao-da-folha-de-pagamento&utm_campaign=MKT_7_24&utm_id=MKT_YOUTUBE[/embed] Quanto custa terceirizar a folha de pagamento? O valor para terceirizar a folha de pagamento pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o tamanho da empresa, o número de funcionários e a complexidade das necessidades de folha de pagamento. Normalmente, os custos são baseados em uma combinação de taxas fixas e variáveis. É importante analisar qual o escopo oferecido por cada empresa terceirizada e entender o que faz mais sentido para sua empresa. Uma dica é pensar à longo prazo. Folha de pagamento é uma obrigação mensal que você terá sempre. São dados sigilosos e sensíveis que devem ser acolhidos por uma empresa que tenha compromisso com a segurança, além de expertise e experiência na geração da folha. Gestão de Folha x Bernhoeft Vibrar com o seu sucesso faz parte de quem somos, está em nosso manifesto. Trabalhamos avidamente para que sua empresa atinja os objetivos traçados da melhor maneira possível, sempre com qualidade. Nesse caminho funcionamos como uma aliada. O BPO de Folha de Pagamento é o nosso produto que cuida da gestão da folha de pagamento. Ele está inserido dentro da área de BPO, que conta com mais três produtos. Junto com o BPO de Folha, temos o BPO Contábil, BPO Tributário e BPO Financeiro, que podem ser contratados de forma individual, combinada ou completa. Aqui na Bernhoeft o escopo de serviço é você quem escolhe, executamos todas as tarefas do departamento pessoal, podendo incluir gestão de benefícios e gestão do ponto. Nosso objetivo nesse texto não é demonstrar o que fazemos, mas como fazemos, é aí que reside o nosso diferencial. Adotamos as mais recentes e seguras tecnologias para agilizar processos e minimizar possibilidade de erros. Incorporamos, em nosso dia a dia, uso de ferramentas que nos ajudam de diversas maneiras, como por exemplo, ajuste de dados dos seus funcionários são feitas simultaneamente em tempo real via app. Nossa equipe é apta a atender qualquer segmento e porte, nacionais e multinacionais. Falando nela, estão sempre disponíveis, por qualquer meio de comunicação, para tirar dúvidas e resolver qualquer contratempo que eventualmente surja. É bom destacar que, dentro do time, há pessoas plurais e especialistas em diversas áreas, como por exemplo especialista em folha com expatriado e, também, Funrural. Tudo isso trabalha em conjunto para que os prazos sejam atendidos rigorosamente, dentro do que foi planejado, com máxima atenção entregando dados seguros e precisos para tomadas de decisão estratégicas. Também somos uma das poucas empresas de Folha que conta com um departamento de CS (Customer Success), que garante contato próximo e dedicado. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=yhPHgIdybXY&utm_source=site&utm_medium=blog-terceirizacao-da-folha-de-pagamento&utm_campaign=MKT_7_24&utm_id=MKT_YOUTUBE[/embed] Vamos trabalhar juntos?! 🚀
SAIBA MAISCom tantas empresas disponíveis no mercado, como escolher o melhor fornecedor de folha de pagamento? Se você está lendo esse blog, então entende a importância de deixar o seu time de RH centrado nas pessoas e nos objetivos estratégicos da organização, certo? Para entendermos se estamos mesmo alinhados, vamos recapitular: a terceirização da folha de pagamento, dentre tantos benefícios, permite que sua empresa tenha acesso a tecnologia de ponta para minimizar erros e atender os prazos solicitados, além de contato direto com especialistas sem que haja um vínculo empregatício, reduzindo consideravelmente os custos com reciclagens e atualizações. Essas são algumas vantagens da terceirização, existem muitas outras, mas nós já sabemos. A dúvida que provavelmente te trouxe a esse artigo é: como escolher o parceiro que melhor me atenderá? É um bom questionamento! Foi-se a época em que achávamos que a folha de pagamento era uma simples obrigação mensal. Há um bom tempo entendemos que dela conseguíamos tirar bons insights que nos ajudavam em outras questões mais estratégicas. Além disso, esta é uma área que atua diretamente com dados sensíveis, isso nos obriga a reforçar a segurança para que o nosso trabalho esteja alinhado à lei geral de proteção de dados. Então, sem mais delongas, essa é uma trilha para que, ao final, você consiga extrair o melhor que pode e tenha uma referência do que observar no seu futuro fornecedor. Lembre-se, é possível deixar comentários neste artigo ou, se preferir, pode nos mandar uma mensagem em nossas redes sociais! ▷ Checklist nada óbvio para encontrar o melhor fornecedor de folha de pagamento! #1 ✅ Afinidade com o parceiro de folha Subestimamos o poder da afinidade quando falamos de negócio e aqui abrimos espaço para que ela venha à tona. Encontrar o parceiro ideal vai muito além de simplesmente escolher uma empresa com bons números e um preço competitivo, seu próximo parceiro de folha de pagamento precisa ter afinidade com os seus objetivos de negócio. De nada adianta apenas fornecer um serviço se o seu parceiro não se interessa pelo caminho que você pretende trilhar. Encontrar uma empresa que compreenda verdadeiramente as necessidades e valores do seu negócio, que consiga estabelecer uma conexão sólida e mútua, onde ambas as partes compartilhem uma visão comum de sucesso, que entenda a cultura da sua empresa, os desafios que enfrenta e até mesmo os objetivos que deseja alcançar, facilita a comunicação e a colaboração, bem como permite uma personalização dos serviços, garantindo que suas necessidades sejam amplamente atendidas. Trazendo a temática para cenários reais, citaremos alguns exemplos que você pode pensar em como o seu fornecedor de folha de pagamento deve estar em sintonia com você. O primeiro deles é ter uma equipe de customer sucess à disposição, são eles que vão melhor entender suas necessidades e objetivos e trabalhar proativamente para alcançá-los. Por meio dessa equipe, é possível realizar check-ins regulares sobre performance, monitorar os indicadores-chave, estabelecer um relacionamento sólido entre operação e empresa e identificar oportunidades que potencializem o propósito definido. Adaptabilidade é uma afinidade importante a observar. Se podemos te dar uma dica, questione se aquela empresa em potencial tem recursos suficientes para se ajustar às imprevisibilidades. Explicamos melhor, mensalmente há cronogramas a serem cumpridos, entendendo que há situações em que o prazo precisa ser seguido ainda que você não cumpra com determinada demanda/entrega, o que seu potencial fornecedor de folha consegue fazer para ajudar? Fica esse questionamento. Sendo assim, ao buscar o melhor fornecedor de folha de pagamento, não subestime a importância da afinidade. Procure por uma empresa que não seja apenas competente tecnicamente, mas que também compartilhe seus valores e objetivos. Essa conexão pode fazer toda a diferença para o sucesso de ambas. #2 ✅ Personalização, comunicação e suporte. Histórico da empresa e custo-benefício são indicadores que devem ser levados em consideração no momento de escolha, mas que são comuns, você já deve ter uma noção do que sua empresa precisa saber desses dois quesitos. Agora, esses três pontos [personalização, comunicação e suporte] costumam ser diferentes nos diversos fornecedores de folha e são pontos que costumam ser motivo de migração de fornecedor. Cada empresa é única, com suas próprias políticas, procedimentos e requisitos, portanto, embora a folha de pagamento em si seja uma obrigação padrão, a maneira como é feita pode ser personalizada de acordo com a sua demanda. Encontrar um parceiro que entenda e consiga conduzir essa singularidade, faz a diferença. Perceba, acima falamos ''consiga conduzir'' porque entender pode ser o básico, mas expertise para trabalhar em cima das suas demandas, é uma outra história. A personalização dos serviços permite que você receba exatamente o que precisa, sem ter que lidar com funcionalidades desnecessárias ou inadequadas para o seu negócio. Isso não só aumenta a eficiência e a precisão do processo de folha de pagamento, como também pode economizar tempo e recursos, já que você não precisa lidar com ajustes ou adaptações constantes. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=-tQNu98HnT4&utm_source=site&utm_medium=blog-o-que-procurar-em-uma-empresa-de-bpo-de-folha&utm_campaign=mkt_06_23&utm_id=MKT_SESSOES%5D[/embed] Pensando como esse universo que envolve funcionários, leis e obrigações é mutável, a flexibilidade torna-se tópico fundamental nesse debate. Saber lidar com rapidez e proatividade, às mudanças inevitáveis que ocorrem, seja na legislação trabalhista, uma reestruturação interna ou a necessidade de adotar novas tecnologias, é papel essencial do seu fornecedor de folha de pagamento. Essa preocupação também se estende ao suporte. Aqui na Bernhoeft é comum nos reunirmos com empresas que estão tentando um novo fornecedor de folha de pagamento porque o seu atual parceiro não consegue atendê-lo de maneira rápida. A gente sabe como é ruim ter uma dúvida e não ter com quem contar ou até ter, mas saber que aquele contato vai demorar. Não tem nada pior. Sabendo desse gargalo que alguns fornecedores de folha enfrentam, é bacana que você esteja atento quando estiver buscando o seu. Perceba como a comunicação é feita, se através de chamado, se você terá acesso ao especialista responsável pela sua conta, se o contato pode ser feito via e-mail, telefone ou WhatsApp, quais as facilidades que essa empresa oferece a você quando as coisas apertam. Problemas podem surgir a qualquer momento, e é reconfortante saber que você tem um parceiro confiável pronto para ajudar quando necessário. Isso faz toda a diferença na sua experiência! Já que falamos ali sobre empresas que nos procuram com essa queixa, então achamos legal da nossa parte explicar que por aqui nosso modus operandi é um pouco diferente do que é praticado no mercado. Entregar valor de maneira descomplicada e humanizada é o nosso propósito, por isso você nunca estará só, não importa a dificuldade, se simples ou complexa, você tem acesso ao especialista responsável pela sua empresa, por qualquer meio de comunicação de sua preferência. Com isso, estamos garantindo uma parceria ativa, pautada no entendimento de que somos aliados do seu negócio, portanto, você pode contar conosco sempre que precisar. #3 ✅ Tecnologia e recursos oferecidos Chegamos ao terceiro e último tópico desse checklist que tem como objetivo treinar o seu olhar para encontrar o melhor parceiro da folha de pagamento. Quando falamos de tecnologia e recursos oferecidos temos o hábito de pensar quais os programas que beneficiarão a nossa empresa de maneira direta. Qual o software que o fornecedor usa, quais os programas que nós (enquanto contratante) teremos acesso. E, perceba, isso é fundamental saber. Mas, tem outros recursos que devem estar no seu radar no momento de escolha, que são: como o seu fornecedor garante a segurança da informação? Quais as tecnologias os diferenciam do mercado? Em que momento posso me beneficiar delas? Aqui na Bernhoeft, por exemplo, você tem acesso a tecnologias que trazem benefícios aceleradores de rotina. Podemos citar workflow de admissão personalizado integrado com sistema de folha, dashboards com dados gerenciais como turnover, percentual de mulheres e homens ativos na instituição, ambiente para cadastro e atualizações de informações como férias, faltas, verbas e ponto em tempo real. Além, é claro, de plataformas que contém assinatura digital, arquivo bancário com pix e criptografado. Também levamos muito a sério a segurança dos dados. Para que tudo esteja em conformidade, reservamos uma equipe específica que comanda as ações que garantem o cumprimento da LGPD e das normas, políticas e procedimentos que atendem os padrões internacionais em três níveis de segurança: o nível organizacional, o nível físico e tecnológico e o nível cultural da empresa. /// Podemos nos apresentar? Caso você ainda não nos conheça, nós somos a Bernhoeft! Uma empresa pernambucana que criou asas e há 27 anos atua com empresas nacionais e internacionais, de todos os portes e setores, redesenhando um ambiente em que seja possível trabalhar no presente, com o olhar aberto ao mundo e as todas as possibilidades e conexões que ele nos oferece! Por aqui, prestamos serviços de consultoria em Gestão de Folha de Pagamento, BPO, Cálculos Judiciais, Gestão de Terceiros e Consultoria Tributária. Em todas as frentes de negócio, o objetivo é um só: seu sucesso. Em Gestão de Folha de Pagamento, acreditamos que a combinação de um RH estratégico e nossa expertise formam uma dupla imbatível. Nós operamos em níveis altíssimos de qualidade e celeridade às exigências trabalhistas para que sua empresa tenha total compliance. A essência do nosso projeto é: gestão de folha, do ponto e de benefícios. A sua parte é nos manter informados de tudo, enquanto nós trabalhos o suficiente para que nada te escape. 100% de terceirização, 100% de dedicação e bons resultados.
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