Gestão de Terceiros

Como diminuir pendências na Gestão de Terceiros?

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Vamos aprender com um case real de Gestão de Terceiros

Usando como exemplo um cliente que iniciamos o projeto de Gestão de Terceiros em julho de 2015 com aproximadamente 100 fornecedores o volume de pendências vinha crescendo sempre a cada mês, chegamos a 97% de fornecedores com não conformidades e cada fornecedor a cada mês que foi analisado tinha em média 7 documentos pendentes.

Encontramos pendencias de todos os tipos: documentos não entregues, cartões de ponto britânicos com rasuras ou não assinados, divergência de valores pagos aos funcionários e registrado na folha de pagamento, diferença de horas extras pagas na folha de pagamento e vários outros tipos.

Como vocês podem observar nesse gráfico

gestão de terceirosEm julho de 2015 os fornecedores somavam menos de 500 pendências, porém o cenário só vinha piorando chegando a quase 3500 pendências em março de 2016

 

Por volta de janeiro a fevereiro de 2016 as ações começaram a ser tomadas e os resultados começaram a chegar. A cada mês as ações tomadas surtiram efeito e o risco do fornecedor veio sendo reduzido.

Em novembro de 2016 o cenário já era bem mais favorável para a contratante. Diante desse cenário começamos a alinhar e colocar algumas ações em prática, como por exemplo: envolvimento do gerente responsável pelo projeto para que ele pudesse pegar mais firme em alguns fornecedores e tomar decisões mais rápidas.

Outra ação foi o envio de notificações e consequente bloqueio de pagamento aos fornecedores. Realizamos também consultorias e reuniões com aqueles fornecedores mais críticos com o objetivo de orientá-los em como fazer para regularizar as pendências. Mudança dos gestores de RH que estavam à frente do controle de documentação de terceiros, então o fornecedor colocou pessoas mais capacitadas para executar aquelas ações.

Buscamos envolvimento do diretor de cada fornecedor que prestava serviço para que eles também pudessem ter ciência dos riscos da sua empresa.

E por fim a contratante permitiu que aqueles fornecedores com maior volume de funcionários pudessem instalar pontos eletrônicos nas dependências da contratante. Então aquele documento que era o cartão de ponto sendo o principal responsável pelo volume de pendências começou a ser tratado de maneira mais eletrônica.

Observação: nem todas essas ações foram de responsabilidade apenas da Bernhoeft mas a própria contratante que teve que tomar ações perante os fornecedores para a gente reverter essa situação.

 

Você também pode assistir a esse vídeo para aprender mais, clicando na imagem abaixo:

gestão de terceiros

Sobre a Bernhoeft:

Na Bernhoeft a sua segurança é o nosso core business. Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.

Se entender que precisa de apoio nesse sentido, entre em contato conosco.