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Como fazer um checklist de validação para gestão de fornecedores
Sobre gestão de fornecedores
O processo de gestão de fornecedores requisita que as atividades que compõem esse procedimento sejam executadas de forma organizada, ágil e bem-sucedida, visando principalmente ganhos para a organização e suas demandas e vantagens competitivas de mercado.
Porque fazer um checklist de validação para gestão de fornecedores?
Considerada uma das ferramentas clássicas do controle e gestão da qualidade, o checklist é amplamente utilizado em diversas organizações e seus processos e pode ser entendido como um documento elaborado para o acompanhamento de atividades estratégicas, com o objetivo de verificar uma lista de requisitos pré-estabelecidos e/ou coletar dados importantes de forma ordenada e sistemática.
Validar se os riscos foram gerenciados e mitigados de forma assertiva é um dos principais objetivos da gestão dos riscos envolvidos na contratação de fornecedores e fazer uso de ferramentas da qualidade como o checklist da maior segurança, diligência e celeridade na condução dos trabalhos.
Passo a passo para montar o seu checklist de validação para gestão de fornecedores:
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Defina os riscos que serão gerenciados.
Estabelecido o contexto da gestão de fornecedores da sua organização, elenque quais serão os critérios ou temas que abordam os riscos envolvidos e que devem ser geridos. Alguns exemplos são: financeiro, trabalhista, fiscal, reputacional, ambiental e outros.
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Elabora o documento com todas as partes envolvidas (stakeholders).
Um documento pensado e elaborado por todos os envolvidos demostra a importância e os benefícios que o uso da ferramenta pode trazer para um bom desenvolvimento do processo.
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Determine a frequência e as etapas que será aplicado.
É importante definir em que momento seu checklist será utilizado, ele pode ser aplicado em um único momento como em vários a depender do contexto e das atividades para a gestão de fornecedores. Um exemplo seria a conferência dos requisitos financeiros para aprovação de um contrato de prestação de serviços e posterior conferência dos requisitos de competência técnica para execução.
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Defina o responsável pela documentação e preenchimento;
Designe quem será o responsável pela execução da atividade, o principal objetivo é assegurar se a lista foi preenchida corretamente com todas as informações necessárias e legitimar toda a evidência documental pertencente ao processo.
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Faça treinamento e teste sua lista de verificação;
O treinamento tem como objetivo preparar os responsáveis para executar a atividade da melhor maneira possível de acordo com as realidades e os objetivos do processo, aliado a esse fator busque comunicar e engajar todas as partes envolvidas fazendo testes de como deve ser preenchido corretamente seu checklist, com isso seu projeto terá êxito.
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Faça revisões periódicas
Revise seu documento sempre que for necessário, o processo de gestão de terceiro é dinâmico e muda com certa frequência devido as atualizações na legislação de acordo com cada setor como também de medidas de gestão e de boas práticas para o negócio.
Sobre a Bernhoeft:
Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.
Se entender que precisa de apoio nesse sentido, entre em contato conosco.
Autor: Rodrigo Kleber Oliveira do Nascimento | Analista de Qualidade e Gestão de Riscos