BLOG
Como saber se está na hora de elevar sua Gestão de terceiros para outro nível?
Quando é o momento de evoluir ou implantar um projeto de Gestão de terceiros?
A crescente competitividade no mercado global tem forçado as empresas a buscarem soluções cada vez mais inovadoras para se manterem competitivas. Uma estratégia que vem ganhando espaço no mundo corporativo é a contratação de terceiros para a realização de atividades específicas, o que tem se tornado cada vez mais comum.
Com todos os benefícios e redução de custo que um terceiro pode trazer, devemos nos manter atentos para algumas situações que mostram que devemos melhorar ou iniciar um projeto para gerir esses fornecedores, algumas são: O fornecedor está falindo ou então vocês são pegos de surpresa por fornecedores com dificuldades financeiras, se tem falta de dados, não sabem quem são os terceiros ou quantos são, onde estão distribuídos, é comum as empresas não saberem nem quais são os fornecedores mais críticos que estão na sua base e o que acontece em muitos casos é ter o nome atrelado a mídias negativas por causa de fornecedores fora o alto desembolso em processos trabalhistas.
É necessário ter muito cuidado pois tem algo muito errado na GRT da sua empresa ou até mesmo em não fazer essa Gestão de Terceiros.
A contratação de terceiros para a realização de atividades específicas não é uma tarefa simples, pois exige planejamento e cuidados especiais para que seja feita de forma eficiente. Por isso, é importante que a empresa esteja ciente de todos os processos dentro da Gestão de Terceiros.
É preciso sempre estar atento, pois entender os seus riscos e verificar se você está atuando de maneira correta é fundamental. Cada empresa vai ter riscos diferentes e fornecedores diferentes, mas o mais importante é ter eles mapeados e verificar se as ações preventivas que estão sendo realizadas de fato estão sendo direcionadas para aquele problema em questão.
É muito importante sempre definir as metas, os responsáveis e também prazos, além de acompanhar aquelas ações se de fato estão sendo realizadas.
Como trabalhar com os dados das ações realizadas?
Uma vez que as ações foram realizadas, você precisa verificar os resultados. Agora você passa a ter dados, sabendo quem são seus terceiros, quais são os mais críticos e com isso deixa de ser pego de surpresa com fornecedores falindo, isso significa que você está no caminho certo.
É muito importante definir mecanismos de controle junto aos fornecedores para que vocês possam de fato focar naquilo que é problema, ou seja, é um risco real para sua operação e existem várias formas de fazer isso, podendo contratar uma plataforma, fazer esse controle internamente ou até contratar uma consultoria especializada como a Bernhoeft que é pioneira no serviço de Gestão de Terceiros no Brasil, trazendo anos de experiência pra te auxiliar no projeto de Gestão de Terceiros.
Independente do formato que você decida fazer a sua Gestão de Terceiros o mais importante a se fazer é controlar os riscos e não agir só quando o pior acontece.
Gostaria de consumir esse conteúdo também em vídeo? só clicar na imagem abaixo