BLOG
A contabilidade como mecanismo fundamental no planejamento empresarial.
Não dá pra planejar o amanhã sem olhar o ontem. À medida que nos aproximamos do ano de 2024, as organizações enfrentam um ambiente de negócios dinâmico e desafiador, marcado por mudanças contínuas nas condições econômicas, regulatórias e tecnológicas. Nesse cenário, o papel da contabilidade não se limita apenas à organização de números e relatórios financeiros, mas assume um papel estratégico fundamental no processo de planejamento corporativo.
Uma contabilidade eficaz não apenas registra o passado, como também lança luz sobre o futuro, fornecendo insights que são valiosos para a tomada de decisões. Nesse caminho de planejamento que começa nesse final de ano e pode se estender ao longo das primeiras semanas de 2024, queremos destacar o quanto sua empresa pode se valer dos registros contábeis para identificar oportunidades, compreender como a organização operou no último ano, obter um retrato de como ela está em um todo e, assim, mitigar riscos.
Organizamos um webinar riquíssimo em detalhes de como a contabilidade fornece bons insights para esse momento da organização, de que forma utilizá-los e quais as informações devem ser levadas em consideração para que o planejamento seja efetivo e possa gerar bons frutos no futuro.
O momento foi comandado por Laura Camarotti e Soyara Cristina, líderes do BPO Contábil e duas feras no assunto. Você consegue assistir na íntegra clicando no vídeo abaixo! Também deixaremos, logo em seguida, pontos importantes citados por elas ao longo da conversa.
Quem utiliza sabe que as demonstrações contábeis mudaram muito ao longo dos anos. Uma informação que antes era passada de uma maneira, hoje pode ser interpretada de uma forma completamente diferente. É importante ter a segurança de que o que você está lendo é o espelho da realidade.
Um exemplo bem prático: se a sua empresa tivesse um prédio alugado, esse era considerado uma despesa de aluguel. Hoje, mesmo que sua empresa não seja dona do imóvel, ele estará no ativo — no balanço patrimonial, ou seja, mudanças importantes!
Existem algumas demonstrações e relatórios que são muito usados nessa fase de planejamento:
Demonstração de resultados
Costumamos dizer que a DRE conta a história do que aconteceu na empresa ao longo do exercício. Seu foco principal é mostrar como está e como foi o desempenho da organização durante o ano (se for o caso), como foi a performance, como ela se comportou frente ao mercado. Deve conter informações de receitas, quanto foi vendido, qual foi o lucro e mais.
É possível identificar nessa DRE quais foram os períodos que a sua empresa teve a maior receita, o que está levando a determinados meses ter mais venda, em que período houve mais despesas e porque isso aconteceu. É importante analisar esses números para entender o próprio negócio, que fatores internos e externos estão ligados a esse aumento ou redução dentro da DRE.
Balanço patrimonial
O balanço vai contar a história desde que a empresa iniciou suas operações. É uma espécie de visão acumulada dos anos em que ela está no mercado. Seu propósito é trazer a posição financeira e patrimonial, valores a receber, quanto a pagar, volume de estoque, obrigações com terceiros, com os sócios da entidade, entre outras informações relevantes.
No final das contas, o balanço se propõe a trazer onde está a riqueza da empresa. Se na conta de clientes, se de fato existe um volume alto a receber, se esse recebimento está mais atrelado dentro de um ano ou no não circulante, se essa visibilidade do momento em que será recebida é importante para planejar o 2024 e tudo que pode munir a empresa de informações para uma programação baseada em dados.
Índices
São elementos importantíssimos tanto para o planejamento do ano que se inicia, quanto para a rotina contábil. Um exemplo bem prático desse ponto é: para angariar fundos aos agentes financeiros, é preciso ter os índices muito bem computados, mostrando, inclusive (e principalmente) como a empresa se mostra ao mercado. Esse ponto pode bloquear um financiamento/empréstimo.
Como melhorar a gestão e facilitar o seu dia a dia contando com um parceiro para fazer o seu BPO?
O mercado tem provado que uma parceria com o BPO traz diversos benefícios. Um deles, talvez um ponto básico, é o registro contábil livre de erros. Acredite, ainda vemos empresas reclamarem bastante da quantidade de equívocos em seus dados.
Esse registro adequado é o que vai trazer um balanço patrimonial/DRE que realmente converse com a realidade da sua empresa. Essa segurança em ter informações precisas é muita vantajosa para além de todas as obrigações legais, é importante para a continuidade dos negócios e na forma como sua empresa se comunica com o mercado.
Uma outra vantagem é ter um time de pessoas especialistas nas áreas que envolvem a elaboração do balanço e o cumprimento das obrigações fiscais. Muitas vezes ter uma equipe interna significa limitar as pessoas ao conhecimento daquela rotina. Quando você tem uma parceria com uma terceirizada que lida com as mais diversas áreas, o processo de atualização se torna natural naquele contexto. Portanto, mais um benefício.
Preocupação que escutamos dos gestores:
– Controle do imobilizado;
– Estoque;
– Conciliação dos saldos;
– Reconhecimento do POC (reconhecer a receita por percentual de evolução);
– Acompanhamento dos créditos fiscais, aproveitando a utilização de créditos tributários para reduzir a saída de caixa para pagamento dos tributos.
Você leu uma prévia do que foi discutido no webinar, são alguns pontos que merecem destaque. Mas, Laura e Soyara, abordaram e debateram a fundo diversos outros tópicos que valem a atenção de você gestor, dentre eles: recessões que um bom planejamento tributário pode dar luz ou assuntos técnicos/objetivos que podem ter entendimentos distintos no dia a dia como regime tributário e alíquotas.