BLOG
Principais dúvidas sobre a legalização de empresas
Fazer a legalização de uma empresa é regularizar a situação de um negócio.
Uma das maiores dificuldades dos empresários é como passar corretamente por todo o processo de abertura de empresas. Por ter várias etapas e com particularidades que devem ser atendidas com acertos, é natural que esse processo acabe gerando algumas dúvidas que refletem no resultado futuro da empresa.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo com as dúvidas mais frequentes relacionadas à abertura de empresas e suas respostas.
Qual deve ser o primeiro passo para a abrir um negócio?
Antes de dar início ao trâmite legal de abertura de empresa, é preciso ter um planejamento sólido. Significa que deverá ser realizado uma análise no mercado e concorrência para identificar as oportunidades de negócio. Esse é um dos pontos principais antes de partir para o passo a passo legal.
Quais etapas são necessárias?
Outra dúvida bastante recorrente é em relação as etapas necessárias para abertura da empresa. São várias etapas, as primeiras são as escolhas do endereço, razão social, atividades que serão exercidas, capital social e a distribuição entre os sócios, em caso de possuir mais de um sócio.
Depois que essas etapas iniciais estiverem validadas, com o auxílio de um especialista é preciso gerar os requerimentos necessários na Junta Comercial e seguir com o registro do contrato social.
Os próximos passos são os registros na Secretaria da Fazenda Municipal e Estadual, emissão da inscrição do FGTS e as devidas licenças obrigatórias, de acordo com a atividade da empresa.
O regime de tributação é importante?
Sim, também é preciso definir com assertividade o regime de tributação e por isso é fundamental que você entenda esse ponto, que é extremamente relevante. Normalmente novas empresas escolhem entre o Simples Nacional, que reúne o pagamento de 8 impostos em uma guia, ou de lucro presumido.
Essa escolha antes da abertura é muito importante, primeiramente para garantir a legalização quanto às obrigações tributárias, e também para garantir o menor pagamento possível de impostos, já que nem sempre o Simples Nacional é a melhor opção para a futura instituição.
É necessário contratar um profissional de contabilidade?
Com exceção de abertura de MEI, um contador é imprescindível nesse processo. Contar com um profissional especializado facilita desde as etapas do planejamento até a conclusão da abertura. O contador ajudará a contabilizar gastos que muitas vezes são esquecidos, além de te cumprir com as legislações fiscal, contábil e trabalhista, oferecendo toda assessoria e orientações necessárias para a abertura de sua empresa.
Por que é necessário Legalizar uma Empresa?
Um dos principais motivos pelo qual é interessante legalizar a empresa, é a Proteção de Patrimônio Pessoal de empresários e sócios, com o intuito de evitar problemas que possam trazer risco não só para a empresa, como também para o patrimônio pessoal, como por exemplo dívidas, indenizações, entre outros.
Com a organização em dias com os trâmites legais, o empreendedor ganha mais segurança, evitando assim a fiscalização e notificação dos órgãos cometentes. A fiscalização de empresas tem como objetivo garantir que documentações, registros e obrigações com o fisco estão efetivamente em dia.
Outro benefício da legalização é a emissão de notas fiscais, permitindo assim, o registro fiscal da venda ou da prestação de serviços. Além de que, as notas fiscais são um bom exemplo para o mercado de que sua empresa se preocupa com a gestão financeira, o que gera uma boa reputação perante os concorrentes.
Todos os motivos para legalizar uma empresa vão de encontro com uma boa gestão de contabilidade, com profissionais que sejam capazes de se antecipar diante dos possíveis problemas e que sejam ágeis e estratégicos, pois em um mundo dinâmico e digital, é necessário sempre buscar a diferença no mercado.
Conheça também quais os maiores desafios em operacionalizar uma empresa estrangeira em território brasileiro: https://www.youtube.com/watch?v=tDbXY4SVT-M