Gestão de Terceiros

Gestão de Terceiros – Principais indicadores de resultado

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Os seus indicadores podem mudar ao longo da sua jornada de maturidade na Gestão de Terceiros. Isso mesmo! Se você já tem um projeto avançado, precisa exigir dos fornecedores indicadores melhores, mostrando que o teu nível de maturidade está mais ligado a um olhar estratégico. Mas caso você esteja em um estágio mais básico da Gestão de Terceiros, pode começar focando em indicadores tipo entrega de documentos, focando no básico dos fornecedores.

Não é fácil medir resultados e todo o trabalho de gestão de riscos é feito para se evitar, dentre outros problemas, os temidos processos trabalhistas e acidentes de trabalhos. Apesar de se ter muitas variáveis, vale a pena acompanhar os volumes de processos e valores desembolsados a cada seis meses, medindo se ambos estão diminuindo.

Medir o resultado da gestão de terceiros orienta a empresa em se prevenir contra prejuízos gerados por possíveis riscos trabalhistas no futuro.

Principais indicadores na Gestão de Terceiros

Existem alguns indicadores que podemos destacar para a sua equipe começar a prestar atenção:

  • Entrega: pode ser considerado o mais básico, porém, se o fornecedor não está nem entregando os documentos, pode ter algo de errado.
  • Conformidade do fornecedor: não basta apenas entregar os documentos, é preciso que os documentos estejam corretos de fato.

Em ambos os indicadores, entrega e conformidade, você pode iniciar com a régua baixa (50% de entrega e 50% de conformidade, por exemplo) e ir subindo a régua à medida que o seu projeto ganha maturidade, ou seja, não aceitar dos fornecedores conformidade abaixo de 90% é um bom caminho.

O esperado é que, com a comunicação e a prática de ações para impulsionar a aderência e conformidade dos fornecedores, o esperado é que a sua gestão de terceiros comece a ganhar mais maturidade. Com isso, os terceirizados também acompanham essa linha de ascensão.

Em um webinar com este mesmo tema, o sócio da área de Gestão de Terceiros, bruno Santos, conversou com Paulo Maciel, da Hypera Pharma, e Carlos Cardoso, da Wavin, para falar sobre ações que podem fortalecer o relacionamento com o fornecedor. Assista um trecho desta conversa abaixo:

Principais resultados medidos na gestão de terceiros

Na gestão de terceiros, há diversos resultados e métricas que podem ser monitorados para avaliar o desempenho e o impacto dessa área. Aqui estão alguns dos principais resultados que podem ser medidos na gestão de terceiros:

  1. Eficiência operacional:
    • Tempo de resposta e cumprimento de prazos como indicadores-chave para medir a eficiência na entrega de produtos ou serviços.
  2. Qualidade do serviço:
    • Índices de qualidade para avaliar a excelência dos  serviços fornecidos pelos terceiros.
  3. Conformidade regulatória:
    • Adesão a normas e regulamentos como um critério essencial para garantir que os terceiros estejam em conformidade legal com as diretrizes de SST.
  4. Redução de processos trabalhistas:
    • Monitoramento e redução do número de processos trabalhistas como um indicador-chave de sucesso na gestão de terceiros.
  5. Custos e eficiência financeira:
    • Eficiência de custos e análise de valor para avaliar se os terceiros estão fornecendo serviços de maneira eficiente e com bom custo-benefício.⠀

Falta de controle e documentação

Ainda no tópico de processos trabalhistas, quando as empresas não possuem o controle devido de documentações, os riscos de autuações aumentam.

Falta de documentação assinada, comprovantes de pagamentos, contratos de prestação de serviços, contrato de trabalho, registros de entrada e saída, recolhimento de impostos e das demais obrigações da empresa prejudicam a contratante na elaboração de sua defesa perante um juiz.

Um registro preciso e abrangente de documentos desempenha um papel crucial na gestão de terceiros, mitigando significativamente o risco de processos trabalhistas. Um registro robusto desses documentos não apenas cria uma base transparente para as expectativas mútuas, mas também serve como evidência documentada em caso de disputas legais. Neste cenário,  a gestão de riscos fornece insumos para medidas futuras.

Além disso, um sistema de registro bem mantido pode auxiliar na conformidade regulatória, assegurando que todas as práticas de gestão de terceiros estejam em linha com as leis trabalhistas e normas vigentes. A documentação adequada pode ser particularmente crucial ao lidar com aspectos sensíveis, como horas de trabalho, políticas de remuneração e condições contratuais. Ao adotar uma abordagem proativa na manutenção de registros, as organizações podem demonstrar conformidade e, ao mesmo tempo, fortalecer a defesa contra ações legais, reduzindo assim os riscos associados a processos trabalhistas.

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