Gestão de Terceiros

Gestão estratégica de terceiros: colha resultados

Publicado em:

Quais os ganhos práticos que a gestão de terceiros tem gerado para sua organização? Essa pergunta aparenta ser simples, porém é algo que mesmo sendo perguntado a clientes e parceiros, as vezes pode encontrar respostas genéricas e evasivas.  Muitos não sabem explicar como realmente chegar a uma gestão estratégica de terceiros.

Após mais de uma década acompanhando a implantação e desenvolvimento de programas de gestão dos fornecedores e trabalhadores terceirizados, percebo que ainda existe um importante tema para ser difundido entre os especialistas de gestão de terceiros e o mercado em geral: a medição estratégica dos resultados do programa nas companhias.

Nesse artigo iremos elaborar sobre a importância de mapear seus resultados para alcançar uma gestão de terceiros verdadeiramente efetiva. Continue lendo!

Gestão estratégica de terceiros: a importância dos dados

Toda organização que implementa um sistema de acompanhamento e controle dos seus prestadores de serviços aderiu a essa sistemática motivada por uma “dor”, ou seja, um problema que precisava ser resolvido: perdas financeiras, reputacionais, operacionais, comerciais, etc.

Assim, é razoável imaginar que todas as iniciativas derivadas dessa adesão sejam direcionadas a sanar essas dores, e como consequência exista uma avaliação periódica dos resultados alcançados e sua conformidade com os resultados que são esperados.

Por mais incoerente que pareça, o que percebemos na prática é um desconhecimento pelas pessoas que trabalham na operação da gestão de terceiros dos resultados práticos que o programa tem trazido para a empresa e, por vezes, até mesmo há o desconhecimento das dores que motivaram a iniciativa na corporação.

Nesses casos, o que mais chama a atenção é o fato de que mesmo não entendam claramente a dor e os resultados alcançados pela gestão de terceiros, essas empresas investem valiosos recursos com gente, processos, controles, ferramentas, campanhas e etc., sem saber qual tem sido o retorno e se estão na direção correta.

Diante dessa realidade, entendemos a importância de alertar e reiterar sempre que possível esse alerta sobre a necessidade dos profissionais em geral que sustentam o programa de monitoramento e controle dos fornecedores e terceiros buscarem conectar os seus esforços às dores organizacionais e coletarem dados que mensurem o impacto dessas ações na organização.

Entendemos que a forma de fazer gestão de terceiros nunca será a mesma para todas as empresas, mas algo que todas deveriam buscar é torna-la estratégica. É importante mantê-la direcionada para ser efetiva e gerar valor, pois é dessa maneira que os melhores resultados serão extraídos.

Se preocupar apenas em medir se os fornecedores estão entregando as documentações e tratando as não conformidades identificadas não é suficiente para justificar o investimento em gestão de terceiros, tão pouco medir o sucesso desse programa.

 

Resultados de uma gestão estratégica de terceiros

Após essa reflexão necessária, reunimos uma lista de ganhos que é possível alcançar se a sua organização possui uma gestão de terceiros estratégicas:

  1. Redução de desembolso com reclamações trabalhistas;
  2. Diminuição de ocorrências de doenças do trabalho;
  3. Diminuição de ocorrências de acidentes (incluindo óbitos);
  4. Redução de desembolso para quitação trabalhista por conta de falência de fornecedores;
  5. Minimização de autuações em fiscalizações do MTE e MPT;
  6. Redução de desembolso com multas decorrentes de fiscalizações;
  7. Diminuição de interrupções operacionais por falta de certificações/licenças/autorizações para o fornecedor atuar;
  8. Minimização das ocorrências de horas de inatividade/atrasos por falta de terceiros homologados;
  9. Menos exposição negativa da marca em notícias.

Você também consegue entender alguns indicadores de resultado na sua Gestão de Terceiros por aqui.

Então, quais desses ganhos você e sua organização medem? Quais vocês já têm alcançado? Fique à vontade para compartilhar conosco seu case e, principalmente, seus desafios. Teremos o maior prazer em te apoiar a desenvolver uma gestão estratégica de terceiros. Vamos fazer acontecer!

GRT Influence

Se você possui um case de gestão de terceiros ou acredita ser um profissional que agrega valor para a comunidade de especialistas no tema, chegou a hora de se destacar e apresentar suas conquistas ao mercado. A 1ª edição do Prêmio GRT Influence será uma importante vitrine para empresas e profissionais que desenvolvem um trabalho de referência!

Serão duas categorias:

  • Profissional Influence: categoria destinada aos profissionais que são influentes no tema Gestão de Terceiros.
  • Melhor case: categoria criada para as empresas que possuem as melhores práticas com a gestão de fornecedores e alcançam resultados efetivos.

E para simbolizar essa conquista, o vencedor de cada categoria ganhará:

  • Certificado eletrônico
  • Troféu de reconhecimento

Se inscreva agora! Mas vem logo que as inscrições acabam em 31/07/2023.

Como a Bernhoeft pode ajudar?

Pioneiros na gestão de terceiros, desde de 2003 ajudamos os nossos clientes a realizarem uma gestão estratégica de terceiros através da nossa consultoria, fornecendo relatórios de conformidade fruto de uma análise minuciosa nos documentos trabalhistas, previdenciários e de saúde e segurança do trabalho. O nosso time de especialistas está pronto para te ajudar a alavancar os seus resultados. Conte com a gente, estamos ansiosos para te ajudar!

Autor: Almir Rocha | Sócio da Bernhoeft Gestão de Terceiros