Gestão de Terceiros

A História da Gestão de Terceiros Bernhoeft

Publicado em:

Como a Gestão de Terceiros Bernhoeft começou?

A história da Gestão de Terceiros Bernhoeft começa em Abril de 2003, mas antes disso nós precisaremos voltar em 2002 quando a Petrobras havia sido autuada em um valor enorme pela previdência social por não recolhimento de INSS de terceiros. Então, as áreas de engenharia da Petrobras ficaram responsáveis por buscar empresas no mercado que ajudassem a regularizar a situação e auxiliasse no controle sobre as terceirizações da empresa visando não sofrer mais autuações.

Com isso, a Petrobras abre a licitação para empresas de contabilidade, e um cliente nosso que também prestava serviço para a Petrobras, nos indicou para participar da licitação e nós fomos a escolhida para prestação do serviço.

A partir de então, a Bernhoeft começou a expandir seus serviços e se tornou pioneira na Gestão de Terceiros.
Luciano Bezerra assumiu o projeto e se tornou o primeiro sócio da área em 2003.

 

Como era feita a Gestão de Terceiros no início?

No início o foco era na área previdenciária para não haver riscos de não recolhimento de INSS e FGTS, e o projeto ampliou-se buscando avaliar também os cumprimentos de obrigações trabalhistas por parte dos terceiros.

Toda documentação dos terceiros era recebida em papel na Petrobras, tínhamos uma equipe que zipava esses documentos e enviava para Recife, então era feita a análise e registrado tudo em Excel para envio dos relatórios. Era um trabalho bem manual, mas que já traziam bons resultados, e isso chamou atenção da unidade da Petrobras do Rio de Janeiro que viu o bom trabalho que vinha sendo feito nas unidades de Recife e Bahia e nos contratou prestar esse serviço. Foi a primeira vez que a Bernhoeft expandiu sua operação para a região sudeste do país.

 

Desenvolvimento do primeiro sistema e primeira consultoria

Em 2004 com a crescente demanda e visando um trabalho ainda mais eficiente, desenvolvemos o nosso primeiro sistema chamado SISAC (Sistema de Auditoria de Contratos) e com isso garantimos um aumento no volume de contratos analisados diariamente.

Com o ótimo resultado das unidades que a Bernhoeft prestava serviço, a matriz da Petrobras solicitou o apoio de dois consultores da Bernhoeft para prestar serviço de consultoria sobre Gestão de Terceiros.

Em 2006/2007, foi aberta uma licitação para prestação de Gestão de Terceiros para Petrobras a nível nacional, e a Bernhoeft participou concorrendo com ao lado de grandes empresas de contabilidade: EY, Accenture, FGV, Price, entre outras. A Bernhoeft foi a escolhida para assumir os maiores blocos da empresa que era o bloco de Macaé juntamente com toda a região Norte/Nordeste do país.

Nesse tempo, a Bernheoft sentiu a necessidade de desenvolver um novo sistema com melhorias chegando no primeiro sistema web de Gestão de Terceiros que se chamava Contract V1.

Pouco tempo depois, visando ganhar mais eficiência no processo, desenvolvemos uma nova versão do sistema chamado de Contract V2 que era ligada a um banco de documentos, em que os fornecedores poderiam anexar a documentação diretamente no sistema, isso economizou dias na entrega da análise pois eliminou grande parte desse processo de envio e recebimento de documentação física além da melhoria na organização dessa documentação online. Foi um grande avanço para Bernhoeft, seus clientes e os fornecedores.

Nosso oferta de serviços foi aumentando e as necessidades por novas funcionalidades também, para oferecer o nosso serviço de mobilização de terceiros nós desenvolvemos o NewContract, que nos permitia também entregar análises mais detalhadas dos trabalhadores e relatórios mais desenvolvidos.

 

Nossa missão de desenvolver a Gestão de Terceiros no Brasil

Nós queríamos expandir os nossos horizontes e conquistar novos clientes, mas encontrávamos uma grande dificuldade pois as empresas ainda não conheciam a Gestão de Terceiros e as dores da terceirização, diferente da Petrobras lá em 2002 e já viu a necessidade e importância de realizar esse controle.

Ainda sim, após inúmeras viagens para realizar reuniões presenciais e alguns anos de negociação, fechamos contrato e passamos a realizar a Gestão de Terceiros da Embratel.

Em 2013 Bruno Santos que entrou na Bernhoeft como estagiário, recebe o convite para se tornar sócio da área de Gestão de Terceiros e se muda de Recife para São Paulo, com a missão de desenvolver a consciência nas empresas de que a Gestão de Terceiros é importante.

Em 2014 as pessoas começaram a se interessar pelo tema Gestão de Terceiros mas ainda não conheciam nada e não tinham onde buscar pois conteúdos sobre o tema era escasso. Uma mudança que o governo realizaria e afetaria diretamente empresas contratantes nos levou a realizar a primeira mesa redonda esclarecendo os pontos sobre essa mudança, e foi um sucesso! E ainda em 2014 fechamos mais uma grande parceria com a Claro.

A partir de 2015 as mesas redondas se tornaram uma prática recorrente, sempre em São Paulo. Até que em 2016 começamos a realizar em outros estados do Brasil!

Em 2020 já tínhamos um planejamento das mesas redondas pelo Brasil que não vieram a acontecer por conta da pandemia, Assim nós vimos a necessidade de mudar totalmente o modelo e começamos a realizar Webinars online sendo um grande desafio pois as mesas redondas era 1 tema abordado por ano em cada estado, já os webinars precisavam de um tema novo a cada 15 dias!

Criamos a UniGRT (Universidade de Gestão de Riscos com Terceiros) onde temos como objetivo: Fortalecer o conhecimento sobre Gestão de Terceiros para contratantes e fornecedores.

 

Nossos eventos e conteúdos:

Profissionais de várias empresas reunidos e sorrindo após participarem de uma mesa redonda da gestão de terceiros bernhoeftWebinars mensais trazendo um novo tema todo mês, e você pode participar gratuitamente, é só conferir o nosso linkedin e ver qual o próximo tema;

Lançamos o primeiro curso 100% focado em Gestão de Riscos com Terceiros do Brasil, você pode saber mais clicando aqui;

Nossas mesas redondas continuam acontecendo em alguns estados do Brasil e são gratuitas, quer participar? entra em contato com a gente clicando aqui;

Happy Hour de Gestão de Terceiros é o evento que substitui a mesa redonda em São Paulo e acontece na Bernhoeft;

Em 2023 estaremos realizando o 1º Congresso de Gestão de terceiros do Brasil, que contará com a participação de vários profissionais de grandes empresas trazendo os seus cases e o que vem dando certo nos seus projetos de GRT, além de contar com uma palestrante internacional, Linda Tuck Chapman é CEO do Third Party Risk Institute e referência em Gestão de Riscos com Terceiros nos EUA e Canadá, saiba mais;

Também tem os nossos ebooks, podcasts, vídeos no Youtube e blogs que escrevemos mensalmente.

 

Nosso foco é no cliente

Em 2020, Almir Rocha se junta aos sócios da Área de Gestão de Terceiros responsável por cuidar da nossa operação e implementar uma cultura de sucesso do cliente. E com isso nós tivemos inúmeros ganhos com novas iniciativas como a criação da área de implementação de clientes, que fica responsável por cuidar dos alinhamentos iniciais, expectativas e necessidades do novo cliente.

Foi implementada também uma cultura forte de CSM que fica responsável exclusivamente por acompanhar o cliente de perto, identificando o que é importante para ele, trazendo métricas dos clientes que possibilita o nosso time enxergar pontos do processo que não estão indo bem antes mesmo do cliente identificar, e sendo o advogado do cliente dentro da Bernhoeft trazendo dificuldades e feedbacks diretos.

 

Maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil

Bernhoeft é eleita a melhor empresa de Gestão de Terceiros no prêmio inbrasc da live universityTodos os nossos esforços ao longo dos anos, nos trouxeram grandes resultados. Hoje podemos falar que somos referência em Gestão de Terceiros no Brasil, possuindo mais de 150 clientes ativos apenas no serviço de Gestão de Terceiros. Totalizando mensalmente +480 mil trabalhadores controlados, +18 mil empresas monitoradas e +7 milhões de documentos recebidos.

 

Melhor empresa de Gestão de Terceiros do Brasil

Nos anos de 2020, 2021 e 2022, nós fomos eleito o melhor fornecedor de Gestão de Terceiros e Fornecedores pelo Prêmio Inbrasc – Live University, prêmio que reconhece empresas e pessoas que estão revolucionando as áreas de compras e supply chain.

 

Nossa visão de futuro

Estamos começando a visar o mercado internacional, queremos crescer cada vez mais e impactar o maior número de pessoas possíveis, trazendo mais segurança para nossos clientes e outras empresas, além de apoiar cada vez mais os fornecedores para que tenham boas experiências e percebam os ganhos que eles têm com um projeto de Gestão de Terceiros.

Também estamos investindo muito na experiência do cliente, tecnologias e automações para trazer mais agilidade e segurança no processo. Por isso nasceu a nossa Startup: BexUp, uma nova plataforma para facilitar a Gestão de Terceiros. que vem sendo desenvolvida com o objetivo de automatizar análises e proporcionar uma experiência do usuário satisfatória, seja para contratante ou fornecedor.

 

Autor: Victor Samuel