BPO

Laudo de Avaliação para Incorporação, Fusão ou Cisão de empresas

Publicado em:
Está no seu planejamento empresarial  incorporar uma sociedade, fazer uma fusão de negócios ou mesmo uma cisão da empresa? Antes de tomar qualquer decisão, leia esse artigo e saiba o que é o Laudo de Avaliação Patrimonial.

As reestruturações societárias são uma realidade e cada vez mais comum nas empresas brasileiras, principalmente, por conta de aportes de investimentos, seja de empresas que tem muitos anos de atividade ou startups promissoras ou já consolidadas.

Quando a finalidade da reestruturação empresarial envolve motivadores como incorporação, cisão, fusão de empresas, retirada ou ingresso de sócios ou até mesmo outras operações específicas, é muito provável que seja necessário obter previamente o Laudo de Avaliação Contábil, emitido por empresa especializada devidamente registrada no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). No documento, busca-se definir o montante atribuível, segundo critérios contábeis ou a valor de mercado, a um determinado patrimônio.

Como muitas empresas ainda desconhecem tanto o que é esse documento, quanto a necessidade da emissão do Laudo de Avaliação do Patrimônio Líquido, acabam descobrindo a exigência da emissão através do advogado que geralmente é a pessoa que está à frente das questões jurídicas do processo. Essa falta de conhecimento ocorre sobretudo, porque esse processo não faz parte do dia a dia dos negócios.

No Laudo de Avaliação, o contador responsável pela análise das demonstrações financeiras e emissão do documento define, o montante atribuível considerando o valor contábil ou ajustado a preços de mercado de um determinado patrimônio que, neste caso, é composto por um conjunto de bens, direitos e obrigações.

A empresa de contabilidade contratada, para cada tipo de situação, deve emitir um determinado tipo de laudo e o profissional responsável deve registrar no Laudo os estudos, pesquisas, aplicações ou as buscas de elementos de provas necessários para a conclusão dos documentos.

Veja abaixo alguns tipos de Laudos:

Laudo de Incorporação

É um laudo contábil no qual uma sociedade tem toda a sua operação adquirida por outra, e isso inclui os bens, ativos, tecnologias, profissionais e obrigações, fazendo com que a empresa incorporada deixe de existir.

No laudo para fins de incorporação, avaliamos o patrimônio líquido contábil (ou ajustado a preço de mercado) da sociedade incorporada.

Laudo de Fusão

É um laudo contábil no qual duas ou mais sociedades se unem para formar uma nova empresa.

A fusão determina, portanto, a extinção das sociedades que se uniram, para formar sociedade nova, que a elas sucederá nos direitos e obrigações.

No laudo para fins de fusão, é avaliado o patrimônio líquido contábil (ou ajustado a preço de mercado) das sociedades que se uniram para formar uma nova sociedade.

Laudo de Cisão

É um laudo contábil no qual uma sociedade transfere uma parte ou a totalidade patrimonial da empresa para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes. A companhia cindida pode ser extinta, no caso de haver versão de todo a seu patrimônio ou ter seu capital dividido, se a versão for parcial.

No laudo para fins de cisão, é feita a avaliação do acervo líquido cindido contábil (ou ajustado a preço de mercado).

Um trabalho de Laudo Contábil de Avaliação Patrimonial deve tomar como base as determinações das normas contábeis internacionais, que estão sendo adotadas no Brasil, fazendo os devidos ajustes e, a partir de parâmetros técnicos, determinar o valor da empresa.

Ao buscar uma empresa que elabore o Laudo de Avaliação da sua empresa, é importante que pesquise, entenda a experiência no assunto e escolha quem melhor pode fazer essa avaliação, pois problemas no processo podem gerar, além de números equivocados, retrabalho e demora no processo.

Os serviços de contabilidade da Bernhoeft atendem empresas que precisam de avaliação patrimonial e emissão de Laudos contábeis. Confira mais detalhes sobre nossos serviços em:

http://www.bernhoeft.com.br/outsourcing-contabil/

 

 

Autor: Igor Ferreira Meireles