BLOG
Medida Provisória acaba com RTT e Governo adota novo sistema
Medida Provisória acaba com RTT (Regime Tributário de Transição) e Governo adota novo sistema de tributação sobre lucro.
Com a conversão da Medida Provisória n° 627 na Lei n° 12.973 de 2014, acaba com RTT, criado pelo Governo Federal para garantir a neutralidade tributária durante o período de adaptação das empresas brasileiras ao padrão contábil internacional (IFRS), iniciado em 2008.
Apesar da aplicação da lei ser obrigatória somente a partir de 1º de janeiro de 2015, as empresas já podem optar pela antecipação dos efeitos desde janeiro deste ano. “Mas, a viabilidade da adoção dessa medida para o ano corrente, depende de uma avaliação específica para cada empresa”, explica o consultor tributário, Almir Borges.
O RTT sai de cena e entra em vigor uma série de novidades fiscais que as companhias locais vão ter que analisar para calcular a base de cálculo do Imposto de Renda, Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), PIS e COFINS. Tudo isso tendo como ponto de partida o lucro societário apurado conforme o IFRS.
Dentre as novidades tributárias, destacamos as seguintes:
- Alteração da base de cálculo dos juros sobre capital próprio (TJLP), dedutíveis do IRPJ e CSLL;
- Receita Bruta – Conceito para apuração do Lucro Real, Lucro Presumido, PIS e Cofins;
- Novas normas sobre a tributação da pessoa jurídica domiciliada no Brasil, com relação ao acréscimo patrimonial decorrente de participação em lucros adquiridos no exterior por controladas e coligadas e de lucros obtidos por pessoa física residente no Brasil por intermédio de pessoa jurídica controlada no exterior;
- Estipulação de novas penalidades pela falta de apresentação do e-LALUR;
- Alteração da forma de compensação de prejuízos não operacionais.
Cada item acima, nas próximas publicações, será explicado de forma separada para melhor entendimento.