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Como otimizar custos com integração de saúde e segurança dos colaboradores, sem perder na efetividade
O que é uma Integração?
O treinamento de Integração em Segurança de Trabalho, também conhecido como onboarding dos colaboradores, é o momento em que as empresas apresentam aos seus novos colaboradores os aspectos de saúde e segurança do trabalho da empresa.
Nestes momentos, geralmente são apresentados os riscos ocupacionais que existam ou possam existir no local de trabalho, bem como os meios de prevenir e mitigar tais riscos. Além disso, são apresentadas as medidas adotadas pela empresa e os procedimentos a serem seguidos em situações de emergência.
Na integração são repassados conhecimentos e habilidades necessárias para exercer determinadas funções, visando garantir a saúde e segurança do colaborador. Além disso, o objetivo da integração é reduzir o tempo de adaptação e treinamento, proporcionar maior segurança na execução das atividades, estabelecer uma relação de confiança e auxiliar no relacionamento com os demais funcionários.
De que forma as integrações devem ser realizadas?
As integrações podem ser realizadas de forma presencial e remota, contanto que tenham o mesmo objetivo. Porém, sabemos o quanto as mudanças sociais impactam na forma como realizamos determinadas atividades.
A pandemia da Covid-19 acelerou algumas transformações na nossa sociedade e muitas dessas mudanças aconteceram na área de educação, seja ela escolar ou empresarial. Com isso, algumas grandes empresas tiveram a necessidade de se adequarem a essa nova realidade, iniciando assim os processos de integrações de forma remota.
Embora para alguns segmentos empresariais, as integrações de forma presencial são imprescindíveis, considerando os grandes desafios na execução dos trabalhos realizado, não há dúvidas que o formato remoto veio para ficar.
Como realizar uma integração online?
Não há dúvidas que, muito embora o formato de educação online tenha bastante adesão e seja cada vez mais comum em nossa sociedade, são grandes os desafios para o processo de ensino aprendizagem neste formato.
Um dos maiores desafios desse novo formato de treinamentos é a participação dos interessados. Dessa forma, torna-se imprescindível que o material a ser abordado nos treinamentos, chamem atenção do colaborador e o instiguem a continuar participando das aulas como sujeito ativo.
Para isso, listamos abaixo 4 pontos importantes para realizar a integração online:
- Plataforma de fácil utilização e manuseio;
- Materiais bem elaborados em formado de apresentação;
- Vídeos explicativos sobre as temáticas a serem abordadas;
- Prova para verificarmos a assimilação dos conteúdos apresentados.
5 ganhos com a integração online
- Flexibilidade de horário: Os colaboradores poderão fazer os treinamentos a qualquer momento do dia e de qualquer lugar;
- Redução de custos com despesas de viagens (hospedagem e alimentação);
- Alcance maior de colaboradores: No formato online é possível termos vários colaboradores dentro de uma única turma;
- Ganho de tempo para o palestrante;
- Único conteúdo para todos os colaboradores.
Sobre a Bernhoeft
Sabendo da necessidade e do interesse das empresas em capacitar seus colaboradores forma remota, a Bernhoeft tem a plataforma digital UniGRT – Universidade da Gestão de Riscos da Bernhoeft. A UniGRT é um espaço de aprendizagem virtual, onde já abarcamos projetos de integrações online. Quer conhecer mais sobre os benefícios e como funciona a integração em formado remoto?
A Bernhoeft pode te ajudar nisto!
Autor: Beatriz Matos