Auditoria de Campo

Como fazer prevenção de riscos para evitar acidentes e óbitos na operação?

Publicado em:

A segurança do trabalho deve ser uma prioridade como forma de prevenção de riscos, independentemente do tamanho ou do tipo de negócio. No entanto, muitas empresas ainda não possuem um plano de segurança do trabalho e, consequentemente, não estão cientes dos riscos aos quais seus funcionários estão expostos.

De quem é a responsabilidade caso ocorra acidente ou óbito na operação?

A responsabilidade é da contratante, que assume a responsabilidade por todos os seus fornecedores. Por isso a importância de sempre verificar as condições dos equipamentos utilizados por seus fornecedores, além do controle de aptidão do funcionário terceiro para saber se o mesmo pode exercer o serviço específico.

 

Caso tenha um óbito na operação, o que vai impactar?

prevenção de riscosEssa é uma situação que tem bastante impacto negativo e de diversas formas. Além dos impactos para os parceiros de trabalho e família, existe o impacto de imagem negativa da empresa, impacto financeiro com desembolsos para amenizar a situação e processos. Não adianta querer voltar no passado e tentar reverter a situação, mas é possível olhar para frente e fazer o máximo para que isso não volte a acontecer de novo, melhorando o controle de riscos e fiscalizando mais os fornecedores.

A maneira mais eficiente para manter uma operação segura é trabalhando de forma preventiva, aproveite a situação para capacitar os fornecedores e trabalhadores terceiros.

 

5 dicas de prevenção de riscos para evitar óbitos na operação?

  • Identifique os riscos das atividades

    O primeiro passo para evitar o óbito de funcionários é identificar os riscos do trabalho. Isso pode ser feito através da realização de um estudo de riscos ou da análise de acidentes ocorridos no local de trabalho. Esses estudos permitirão que as empresas identifiquem as áreas de trabalho mais perigosas e tomem as medidas de segurança adequadas.

  • Implemente um programa de segurança do trabalho

    Uma vez que os riscos do trabalho forem identificados, as empresas devem implementar um programa de segurança do trabalho. Esse programa deve abranger todos os aspectos da segurança do trabalho, desde a formação dos funcionários até a verificação periódica dos equipamentos de trabalho. Tudo deve ser feito com o objetivo de minimizar o risco de acidentes e garantir a segurança dos funcionários.

  • Forneça equipamentos de proteção individual

    Outra medida importante para a prevenção de acidentes é o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários. Esses equipamentos devem ser usados em todas as áreas de trabalho perigosas e devem ser selecionados de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado. Além disso, os funcionários devem ser treinados para utilizar corretamente os EPIs.

  • Mantenha os equipamentos de trabalho em boas condições

    Outra forma de evitar o óbito de funcionários é mantendo os equipamentos de trabalho em boas condições. Isso significa que as máquinas devem ser sempre mantidas limpas e lubrificadas e os equipamentos elétricos devem estar sempre em boas condições. Além disso, todos os funcionários devem ter acesso ao manual de instruções das máquinas e dos equipamentos.

  • Treine os funcionários

    Por último, mas não menos importante, as empresas devem treinar seus funcionários para que eles saibam como agir em situações de emergência. Os funcionários devem ser treinados para desligar as máquinas e os equipamentos elétricos, para usar corretamente os EPIs e para acionar o socorro imediatamente em caso de acidente, entre muitas outras situações que podem ocorrer dentro da sua operação.

Veja também como elaborar um PGR eficaz em 4 passos simples

 

Sobre a Bernhoeft

A partir de uma estrita avaliação dos riscos entre as contratantes e as contratadas fazemos uma gestão no controle de riscos na área de saúde e segurança desses trabalhadores para que seja feita a verificação dos cumprimentos das obrigações legais. Garantindo assim. a segurança desses profissionais e uma maior garantia contra os encargos legais relacionados a passivos trabalhistas. Gestão de Terceiros precisa gerar resultados e nós sabemos como apoiar você.