BLOG
Como sua empresa provisiona os pedidos de pensão ou os deferimentos em fase de execução?
A pensão é uma verba de valor muito expressivo nos passivos trabalhistas das empresas, e por essa razão é necessário ter atenção em sua apuração nos cálculos judiciais. Assim, a Bernhoeft sempre alinha antecipadamente os critérios para apuração em provisão e execução, sendo elas:
- Mês a mês (pior cenário);
- Deságio (cenário bem aceito na justiça do trabalho);
- Reserva Matemática – Valor presente (aceito na justiça do trabalho, mas normalmente o juiz opta pela aplicação do deságio).
Para melhor demonstrar as diferenças dessas apurações, será demonstrado um exemplo que é realizado nos cálculos trabalhistas com a seguinte situação: Uma pensão no valor mensal de R$ 1.500,00 com condenação de pagamento durante 30 anos.
No critério menos vantajoso para as empresas e normalmente aplicado pelos autores, os valores apurados são superiores a 500 mil:
Já no critério bem aceito nos tribunais temos um valor mais vantajoso para empresa, uma vez que temos a redução por deságio que pode variar de tribunal para tribunal, mas no exemplo foi aplicado a redução de 30%. Esse é um critério que pode ser considerado para provisionamento:
No terceiro exemplo temos os valores menores, que são aplicados nos cálculos trabalhistas em fase de execução, para reduzir os valores a serem pagos pela empresa. Esse cálculo precisa ser acompanhado de um parecer de impugnação com demonstrações matemáticas e jurisprudências:
As diferenças entre os critérios são significativos e devem ser aplicados na provisão e na execução:
OBS: Diferenças em comparação com os valores mês a mês.
Em caso de não reconhecimento da reserva matemática, a empresa que optar pelo, ou se houver o deferimento de pagamento em parcela única, deve solicitar ao menos a aplicação de um deságio para quitação do valor, uma vez que está antecipando o pagamento das parcelas.
Assim, a recomendação que fica é: a empresa prefere ou foi deferido o pagamento em parcela única? Peça a aplicação da reserva matemática ou o deságio para que a empresa tenha uma economia maior. Lembrando que os critérios demonstrados não se aplicam em casos que a empresa opte por incluir o pagamento em folha.
Se você precisa de um parceiro para te ajudar com a realização de cálculos judiciais, conte com a gente. Clique aqui e veja como podemos te ajudar, não deixe de acompanhar o nosso blog, pois costumamos postar dicas interessantes para o seu negócio.