Bern Cidadã e a CCB Social
Somos nós cuidando dos nossos. Esse foi o lema que despertou em um grupo de amigos a vontade de fazer diferente em sua comunidade.
Assim surgia a CCB Social.
Tudo começou com um bloco de carnaval chamado Os Descarados, formado por um grupo de amigos apaixonados pela folia e pela vida comunitária. Durante o ano, o grupo se reunia para organizar rifas e bazares, arrecadando recursos que garantiriam a festa no carnaval. Só que, ao longo desse processo, perceberam que a comunidade precisava de atenção não apenas em fevereiro, mas o ano inteiro.
Foi dessa vontade de ampliar o impacto que surgiu a Casa da Comunidade do Berardo, um espaço criado para cuidar das pessoas de forma contínua. O bloco acabou, mas o projeto continuou e cresceu muito. As primeiras ações foram simples, como celebrações do Dia das Crianças e atividades pontuais, mas logo ganharam corpo. Com o apoio da prefeitura, de empresas e de outras organizações sociais, hoje, a CCB Social é instrumento que transforma as vidas de crianças, jovens e adultos da comunidade.
Uma rede de cuidado que acompanha todas as gerações
A CCB Social tem uma atuação expressiva para a Berardo. Ela se organiza em projetos que formam uma trilha de desenvolvimento humano, acompanhando a comunidade desde a primeira infância até a terceira idade.
Coração da Infância (1 a 5 anos)
São duas creches que acolhem cerca de 250 crianças, garantindo cuidado, alimentação e educação de qualidade nos primeiros anos de vida.
Amara (6 a 11 anos)
Em contraturno escolar, o projeto Amara abraça 120 crianças que participam de atividades três vezes por semana, incluindo arte, dança popular, informática e práticas esportivas. Atualmente o projeto tem fila de espera.
Projeto Cognitivo (12 a 16 anos)
Voltado para adolescentes, foca na construção de currículo, desenvolvimento socioemocional e preparação para os desafios da vida adulta.
Construindo Meus Corres (a partir de 17 anos)
Jovens e adultos recebem qualificação profissional e apoio para ingressar no mercado de trabalho, em parceria com programas como Jovem Aprendiz, estágios e CLT.
Vivendo a Boa Idade (idosos)
Mais de 65 idosos participam de atividades que fortalecem a convivência social e promovem qualidade de vida.
Além dos projetos, cuidado com a comunidade
O impacto da CCB vai além dos projetos estruturados. A instituição também atua como ponto de acolhimento da comunidade, oferecendo apoio em situações de insegurança alimentar e orientações de cidadania — seja para encaminhamentos de aposentadoria, acesso ao CRAS ou dúvidas do dia a dia.
No total, a CCB Social atende mais de 500 pessoas todos os meses e conta com uma equipe de mais de 70 profissionais comprometidos em gerar impacto social e econômico, promovendo prosperidade dentro e fora da comunidade.
Bern Cidadã potencializando o impacto na sociedade
A história da CCB Social é marcada pela dedicação de sua liderança. Para Ângelo Felipe, CEO da instituição, o processo de aprimoramento que acontece nos projetos sociais através da Bern Cidadã, também mudou a forma de gerir e organizar sua vida pessoal.
Ele conta que, ao longo da jornada, desenvolveu novos hábitos pessoais e profissionais, aprendendo a equilibrar melhor o tempo entre família e responsabilidades no projeto. Essa mudança foi sentida diretamente na rotina da CCB, com a implementação de melhorias no controle contábil, na otimização e manutenção dos cinco prédios que compõem o projeto e até na comunicação com a comunidade.
As mentorias também trouxeram resultados práticos. No módulo de marketing, por exemplo, as orientações já geraram avanços visíveis nas redes sociais e ele sente a equipe mais engajada e com objetivos traçados. Outro passo importante foi a adoção de reuniões semanais às segundas-feiras, que ajudaram a alinhar a comunicação da equipe e fortalecer o engajamento coletivo.
Com esses aprendizados, Ângelo conseguiu delegar melhor, acompanhar o desenvolvimento do projeto de perto e focar em pontos mais estratégicos para garantir o crescimento realmente sustentável da CCB Social. No último pitch realizado em nossa sede, Ângelo chegou atrasado e comentou que aquele atraso tinha uma ótima explicação e que se não fosse as mentorias da Bernhoeft, provavelmente ele estaria ali no horário, mas perdendo algo muito precioso para sua família, o Dia dos Pais.
Se você ficou curioso com o fato e a história da CCB Social, assista ao vídeo que produzimos contando mais detalhes desse projeto que tanto nos orgulha fazer parte da sua história.