BPO

Case de sucesso: parceria Bernhoeft + Stocko

Publicado em:

Quando dizemos que o BPO está em nosso DNA, é porque desde a fundação, há 27 anos, trabalhamos dia após dia para crescer à medida que o mercado evolui. Nossos produtos contemplam as áreas contábil, tributária, folha de pagamento e financeiro. São rotinas obrigatórias para qualquer empresa, nacional ou estrangeira, que exige cuidados e demanda conhecimento. 

Para que chegássemos até aqui, muita história aconteceu, muitos clientes chegaram, poucos saíram e a cada nova história íamos entendendo o melhor caminho a seguir. Aprendemos a trabalhar com diversos setores, adquirimos experiência que nos elevou ao patamar das maiores empresas de contabilidade do Brasil e, ao longo desse tempo, uma coisa aprendemos: 

Existem parcerias que são como um presente, a Stocko é uma delas. 

arte azul com detalhes em amarelo e a frase em branco: bernhoeft + stocko: case de sucesso em BPO

O texto a seguir contará um pouco dessa união, destacando os serviços que são prestados, os benefícios vistos pela ótica da equipe interna, quais as dificuldades eram enfrentadas pela empresa antes da nossa chegada e outras informações que podem servir de parâmetro para você entender como nosso trabalho é feito.  

Como porta-voz da Stocko, Ricardo Gama explicou que com o BPO Contábil, a empresa tem um maior controle dos custos em todas as aplicações, tanto na saída quanto na entrada. Que com o BPO Tributário a colaboração tem sido bem proveitosa e outras informações que você confere no vídeo a seguir ou no texto abaixo dele. 

 

Quem é a Stocko?   

A Stocko é uma empresa alemã que atua no ambiente elétrico, produzindo máquinas, aparelhos e materiais — é uma fabricante líder de componentes eletromecânicos. Seu catálogo é bem amplo contendo itens como contatos de crimpagem para receptáculos e lâminas planas, sistemas conectores IDC projetados com especificações padrão para eletrodomésticos.   

Ela opera em um setor altamente exigente que cobra por recursos de qualidade cada vez melhores e uma forte pressão para inovar sempre mais. Os desafios são constantes, em todas as áreas de desenvolvimento, seja produção, distribuição e atendimento ao cliente.   

Para suprir essas necessidades, conta com treinamento de funcionários, processos de produção de última geração, logística otimizada e uma abordagem de investimento de longo prazo que os ajudam a garantir uma crescente participação no mercado.  

A Stocko não tem tempo a perder com burocracias. 

 

Parceria Bernhoeft + Stocko  

💬 Quais as soluções da Bernhoeft a Stocko utiliza hoje em dia?  

Ricardo: A Bernhoeft está conosco em 4 produtos: BPO Contábil, BPO de Folha de Pagamento, BPO Financeiro e BPO Tributário.  

  

💬 Como o trabalho de BPO Contábil foi essencial para o dia a dia da Stocko?  

Ricardo: O BPO Contábil é essencial para o controle de custos em todas as aplicações da empresa: seja no compras, na entrada, como nas vendas, na saída. Esses são os principais pontos onde a Bernhoeft agrega pra gente no controle dos custos.
  

💬 Na prática, o que o BPO Tributário mudou na Stocko?  

Ricardo: foi de onde a gente começou a relação das duas empresas. Tínhamos um sério problema tributário do BPO anterior e a Bernhoeft tem ajudado a gente a resolver esse problema.   

Existiu conforme as vendas foram acontecendo aqui, por exemplo, localmente a gente desenvolveu vendas e a Bernhoeft acompanha os nossos impostos. Isso colabora pra gente não ter tanto custo ou despender de gastar com imposto onde não tem necessidade.  

Por exemplo, recentemente a gente fez um estudo de abrir mais uma filial por questão de onde a mercadoria entra, que estado a mercadoria entra/sai e decidimos, por enquanto, manter a unidade que a gente tem.  

O BPO tributário acompanha a gente para as vendas locais, pra emissão de nota fiscal, de entrada e de saídas. O custo é muito interessante em relação a ter um funcionário dedicado só pra fazer essas atividades. Nossa estrutura não é tão grande a ponto de ter um colaborar específico pra mão na massa, no dia a dia, como também no trabalho mais gerencial dos resultados do fechamento de mês, de ano, que se deve entregar pro fisco. 

fundo azul com a frase em branco: O custo é muito interessante em relação a ter um funcionário dedicado só pra fazer essas atividades primeira arte para o blog: Parceria Bernhoeft + Stocko

 

💬 Quais ganhos o BPO de Folha trouxe para Stocko, que não possui um time de RH no Brasil?  

Ricardo: os ganhos são similares a todos os outros serviços que vocês prestam. O RH é um departamento relativamente caro pra poucos funcionário que temos aqui. Então a Bernhoeft agrega valor pra Stocko com um valor mais interessante do que ter um funcionário dedicado pra essa atividade de RH. 

 

💬 Quais os benefícios que a Stocko teve com a contratação do BPO Financeiro? E como ele conseguiu ajudar nas decisões estratégicas da empresa?   

Ricardo: quando a Bernhoeft começou, a gente tinha duas atividades aqui na América do Sul: representar a matriz da Europa aqui e, a partir de agosto de 2020, começamos a fazer venda local. Elas foram evoluindo mensalmente, a gente tem muitas notas fiscais de saída e notas fiscais de entrada, ou seja, toda a operação de representação e todos os pagamentos que já existiam, cresceram.   

Todos esses controles cresceram e a Bernhoeft foi se adequando, se adaptando a atender a gente nesse crescimento nos últimos anos. O BPO financeiro ajudou a Stocko.
 

💬 Relatórios e variação cambial  

Ricardo: todo o fechamento de mês é enviado pra matriz um relatório em inglês pra poder acompanhar os resultados que ocorreu no mês anterior. todo comecinho de mês tem combinado entre a matriz e a Bernhoeft enviar as informações do que aconteceu. Então nesse fechamento uma única pessoa da Bernhoeft entra em contato e envia os relatórios pra matriz avaliar.   

A parte cambial, todo controle das nossas contas do banco, do BPO financeiro, é feito pela Bernhoeft. Todos os pagamentos, todos os recebimentos, não importa se é pra pagar a matriz ou receber do cliente, a Bernhoeft quem faz. Inclusive a gestão do melhor custo de taxa cambial, a Bernhoeft colabora com a Stocko também nesse quesito.  

Nos últimos anos tem duas ou três contas diferentes, em bancos diferentes, a Bernhoeft verifica o que é melhor para maximizar a Stocko do Brasil. 

 

💬 Você indica as soluções da Bernhoeft?   

Ricardo: nós indicamos a Bernhoeft! Toda vez que a gente tem oportunidade ou a gente é questionado, a gente sugere para parceiros, concorrentes, todo o mercado aqui quando é perguntado. Indicamos sim o trabalho de vocês. Um bom valor agregado e um bom serviço prestado. Principalmente no financeiro e no tributário, não importa o dia não importa o horário, se precisar 8h/9h horas da noite a gente tem contato, tem a resposta, tem o suporte da Bernhoeft. Só tenho a agradecer aí a colaboração de vocês.  

arte azul com detalhes em amarelo e frase em branco: Um bom valor agregado e um bom serviço prestado

  

💬 Qual o principal resultado que a Bernhoeft Trouxe para a Stocko?  

Ricardo: a confiabilidade. A nossa matriz na Europa confia muito no trabalho feito aqui, isso agrega bastante valor ao nosso resultado, a nossa prosperidade aqui. Esse é o principal, a confiabilidade, nos números, nas apresentações, nas informações. Todos, não só a gente aqui, como a matriz, fica respaldado e seguro do que está sendo apresentado.   

arte azul com detalhes em amarelo e a frase na cor branca: A nossa matriz na Europa confia muito no trabalho feito aqui, isso agrega bastante valor ao nosso resultado

 

A Stocko contrata o nosso FULL BPO!  

— Engloba todos os produtos do BPO: BPO Contábil, BPO Tributário, BPO de Folha de Pagamento e BPO Financeiro. É a terceirização de todos esses departamentos centralizado em uma só parceiro. Conheça agora o que cada produto faz pela sua empresa.
 

BPO Contábil

O BPO Contábil é uma modalidade de terceirização que executa os processos contábeis da empresa, cujas informações podem ou não ser importadas dos sistemas fiscais e financeiro do cliente.    

Por aqui, acreditamos que uma contabilidade bem executada é essencial para o sucesso de qualquer organização pois ela se concentra não apenas nas obrigações já conhecidas, mas se comporta também como uma vantagem competitiva.   

Para isso acontecer nós apoiamos a sua empresa com relatórios mensais que englobam todas os produtos, de forma resumida e focada em pontos estratégicos, de alerta, de melhoria, de redução de custos, além das informações essenciais do que aconteceu durante o mês e o que mais for necessário. 

BPO Tributário 

O BPO Tributário é uma forma de terceirização que realiza as rotinas tributárias nas esferas municipais, estaduais e federal. Nós cuidamos de todo o processo, desde a apuração e escrituração, até a entrega das obrigações acessórias, sempre dentro do prazo determinado. 

Sabemos como as obrigações tributárias podem ser um desafio, por isso nosso foco é garantir que a sua empresa pague o mínimo possível, mantendo-se sempre em conformidade com a legislação. Enquanto isso, você foca no core business! 

BPO de Folha de Pagamento 

O BPO de Folha de Pagamento é a terceirização que visa a execução dos processos de administração de pessoal, inclusos admissões, férias, rescisões, PLR/PPR, afastamentos, folha de pagamento, acompanhamentos de atualizações sindicais e tudo que engloba o setor de RH.   

Nós entendemos que, em alguns casos, manter um departamento pessoal pode ser custoso e pouco eficiente, seja por dificuldade na atualização da legislação, seja porque um profissional especialista é caro, seja porque alguns processos manuais são demorados e propensos a erros.   

Se a sua empresa já tem um RH interno, mas entende que ele precisa focar os esforços nas pessoas, em ações estratégicas e no bem-estar operacional, o nosso BPO é também um superparceiro. Nós cuidamos da parte burocrática da gestão de pessoas, enquanto fornecemos insights que podem ajudar no lado estratégico. 

BPO Financeiro  

Por último e tão importante quanto: O BPO Financeiro. É a nossa modalidade de terceirização das rotinas operacionais da gestão financeira, como emissão de relatórios de fluxo de caixa, aging list de contas a pagar e a receber, gestão do capital de giro e tantas outras atividades que mantém em dia a saúde financeiro do negócio.   

Sabemos que manter um departamento financeiro interno costuma ser bem caro e demanda um esforço que pode ser poupado. A legislação se renova constantemente e ter um profissional que esteja por dentro dela é bem difícil. Por isso, uma terceirização é o ideal. 

 

Por que contratar a Bernhoeft?  

Nosso propósito é entregar valor de maneira descomplicada e humanizada. Para isso acontecer, encaramos todos os problemas como oportunidades, e isso nos faz inovar um pouco cada dia.   

Nossa equipe é formada por especialistas em tributos diretos e indiretos, com conhecimento da norma contábil internacional (IFRS), além de profissionais bilíngues em todas as células e constantemente atualizados sobre temas abrangentes e específicos, como os sindicatos.   

Nossa experiência é um diferencial. Há 27 anos estamos adaptando processos para sempre entregar a melhor versão do serviço, dentro do prazo estabelecido. Para isso, trabalhamos com gestão por indicadores e controle de entregas.   

A tecnologia é fundamental. Automações e robôs internos proporcionam total agilidade nos processos mais burocráticos, além de rápida adaptação ao seu sistema/operação, tudo isso minimizando erros e evitando retrabalho. Já os sistemas em nuvem garantem total acesso por parte do cliente, enquanto reduzem os riscos de qualquer falha mecânica.   

Mas, apesar disso tudo, nosso maior ativo são as pessoas. Por isso investimos em sua saúde, crescimento e bem-estar para que consigam entregar o melhor trabalho possível. 

arte com fundo branco, detalhes em amarelo e a frase na cor azul: conte você também conosco!