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Levantamento do Passivo: 5 indicadores para auxiliar a sua empresa na tomada de decisão

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Atualmente, os gestores de departamentos jurídicos têm como principal preocupação a gestão de seu contencioso. Entender a realidade dessa demanda é fundamental tanto para o êxito nas ações, como também para melhorar o gerenciamento de custos e de medidas que possam impactar o fluxo de caixa. Portanto, neste texto, falaremos sobre o levantamento do passivo e alguns indicadores chave que com certeza te auxiliarão nesse processo!

 

Detalhamento sobre levantamento de passivo

O levantamento de um passivo é ideal para empresas que estejam com as informações desatualizadas ou fora do padrão atual.

O primeiro passo é definir os parâmetros para o levantamento, ou seja, se pretende que os cálculos sejam feitos sem documentos e sem dedução de valores pagos em holerites o resultado será um passivo superavaliado. Se preferir a utilização de redutores sem monitoramento constante e reavaliações nos percentuais, pode gerar um passivo subavaliado.

E por último chegamos no cenário ideal: elaboração dos cálculos com os documentos juntados ao processo e utilização de parâmetros adequados com a realidade da empresa, para assim termos um passivo com valores assertivos.

A partir da definição dos parâmetros, o trabalho de levantamento de passivo pode ser iniciado.

Nos projetos de levantamentos de passivo, o ideal é que sejam feitos os cálculos da inicial e da última decisão para que as dicas a seguir sejam apuradas da forma correta e com mais detalhes. Cabe acrescentar que hoje, apenas os cálculos não são suficientes para ter a visão gerencial do passivo. Abaixo listamos 5 indicadores para auxiliar a sua empresa na melhor tomada de decisão:

Comparativo de verbas pedidas versus as condenadas

Nesse indicador é possível realizar uma análise mais detalhada do passivo e identificar aonde o jurídico deve focar seus esforços para solução dos problemas.

TOP 10 verbas

Com esse indicador é possível avaliar qual o TOP 10 de verbas pedidas realmente se efetiva nas condenações Algumas vezes a verba mais pedida, não é a verba mais condenada.

Colaboradores próprios e terceirizados:

Outro indicador é separar os processos entre funcionários próprios e terceirizados. Em alguns casos podemos notar que para os funcionários próprios as verbas com maiores impactos continuam sendo as horas extras e periculosidade, porém, quando trocamos para terceirizados as verbas rescisórias começam a chamar atenção e isso demandaria uma nova ação interna para acompanhamento mais próximo das empresas terceirizadas. Inclusive, aqui seria possível incluir um novo filtro, sendo possível verificar o relatório completo por empresa terceirizada.

Região (estado, cidade ou unidade)

nesse indicador separamos os processos por estados ou unidades, dessa forma é possível ir mais a fundo nas condenações de cada unidade.

Centro de custos:

nesse indicador temos a possibilidade de ir no detalhe, uma vez que dentro de um estado, cidade ou unidade a empresa tem vários centros de custos. Nesse indicador é possível identificar onde está o problema de cada gestão e assim tomar as ações necessárias.

 

Levantamento do passivo e outros indicadores

Concluímos que ao levantar um passivo, além da padronização, agilidade e assertividade, é necessário analisar o resultado final, ou seja, você pode contratar alguém para fazer os cálculos, mas é necessário trazer a visão gerencial da sua base.

Com indicadores como: Pedidos x Condenadas ao detalhe, TOP 10 pedidas e condenadas, Colaborador próprio x terceirizado, Localidade, Centro de custos, a empresa conseguirá identificar o problema raiz e tratar internamente para reduzir o passivo e melhorar a atuação nos processos.

Existem vários outros tipos de indicadores que podem trazer ao detalhe a base de processos (comarca, vara, juiz, advogado de reclamante, escritório terceiro, entre outros) quanto mais ao detalhe a empresa conseguir extrair as informações, melhor será a atuação final.

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